Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo , Maria Cristina Pansera de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585
Resumo: Esta narrativa, elaborada por duas professoras, que vivenciam processos interativos em diferentes grupos de redes formativas e aprendentes, é uma maneira de sistematizar e homenagear aqueles que constituíram e constituem esses espaços. Os múltiplos sujeitos participantes são representados por fios, que se articulam, tecem e são tecidos, numa cooperação coletiva, registrada na caminhada profissional e pessoal. Redes tecidas nos diálogos e interações formativas sobre ensinar e aprender, como prática de liberdade e emancipação social. As reflexões produzidas, a partir de ações, ao mesmo tempo são auto-reforçadas e espiraladas, produzindo transformações nas práticas educativas e concepções teóricas, que vêm sendo disseminadas como sementes pelos diversos recantos do Brasil, encontrando professores em formação inicial e continuada, que constituem novas percepções sobre a questão.
id UNEB-3_d504992036b5090a34bba43121c54de6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/13585
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escolaFormação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa.Esta narrativa, elaborada por duas professoras, que vivenciam processos interativos em diferentes grupos de redes formativas e aprendentes, é uma maneira de sistematizar e homenagear aqueles que constituíram e constituem esses espaços. Os múltiplos sujeitos participantes são representados por fios, que se articulam, tecem e são tecidos, numa cooperação coletiva, registrada na caminhada profissional e pessoal. Redes tecidas nos diálogos e interações formativas sobre ensinar e aprender, como prática de liberdade e emancipação social. As reflexões produzidas, a partir de ações, ao mesmo tempo são auto-reforçadas e espiraladas, produzindo transformações nas práticas educativas e concepções teóricas, que vêm sendo disseminadas como sementes pelos diversos recantos do Brasil, encontrando professores em formação inicial e continuada, que constituem novas percepções sobre a questão.UNEB2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1358510.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 74-872358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n66reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585/9831Copyright (c) 2022 Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Maria Cristina Pansera de Araújo info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo , Maria Cristina Pansera de Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana2022-06-02T14:12:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13585Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-06-02T14:12:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
title Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
spellingShingle Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
Araújo , Maria Cristina Pansera de
Formação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa.
title_short Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
title_full Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
title_fullStr Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
title_full_unstemmed Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
title_sort Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
author Araújo , Maria Cristina Pansera de
author_facet Araújo , Maria Cristina Pansera de
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
author_role author
author2 Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo , Maria Cristina Pansera de
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa.
topic Formação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa.
description Esta narrativa, elaborada por duas professoras, que vivenciam processos interativos em diferentes grupos de redes formativas e aprendentes, é uma maneira de sistematizar e homenagear aqueles que constituíram e constituem esses espaços. Os múltiplos sujeitos participantes são representados por fios, que se articulam, tecem e são tecidos, numa cooperação coletiva, registrada na caminhada profissional e pessoal. Redes tecidas nos diálogos e interações formativas sobre ensinar e aprender, como prática de liberdade e emancipação social. As reflexões produzidas, a partir de ações, ao mesmo tempo são auto-reforçadas e espiraladas, produzindo transformações nas práticas educativas e concepções teóricas, que vêm sendo disseminadas como sementes pelos diversos recantos do Brasil, encontrando professores em formação inicial e continuada, que constituem novas percepções sobre a questão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585/9831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Maria Cristina Pansera de Araújo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Maria Cristina Pansera de Araújo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 74-87
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n66
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958344257536