Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585 |
Resumo: | Esta narrativa, elaborada por duas professoras, que vivenciam processos interativos em diferentes grupos de redes formativas e aprendentes, é uma maneira de sistematizar e homenagear aqueles que constituíram e constituem esses espaços. Os múltiplos sujeitos participantes são representados por fios, que se articulam, tecem e são tecidos, numa cooperação coletiva, registrada na caminhada profissional e pessoal. Redes tecidas nos diálogos e interações formativas sobre ensinar e aprender, como prática de liberdade e emancipação social. As reflexões produzidas, a partir de ações, ao mesmo tempo são auto-reforçadas e espiraladas, produzindo transformações nas práticas educativas e concepções teóricas, que vêm sendo disseminadas como sementes pelos diversos recantos do Brasil, encontrando professores em formação inicial e continuada, que constituem novas percepções sobre a questão. |
id |
UNEB-3_d504992036b5090a34bba43121c54de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/13585 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escolaFormação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa.Esta narrativa, elaborada por duas professoras, que vivenciam processos interativos em diferentes grupos de redes formativas e aprendentes, é uma maneira de sistematizar e homenagear aqueles que constituíram e constituem esses espaços. Os múltiplos sujeitos participantes são representados por fios, que se articulam, tecem e são tecidos, numa cooperação coletiva, registrada na caminhada profissional e pessoal. Redes tecidas nos diálogos e interações formativas sobre ensinar e aprender, como prática de liberdade e emancipação social. As reflexões produzidas, a partir de ações, ao mesmo tempo são auto-reforçadas e espiraladas, produzindo transformações nas práticas educativas e concepções teóricas, que vêm sendo disseminadas como sementes pelos diversos recantos do Brasil, encontrando professores em formação inicial e continuada, que constituem novas percepções sobre a questão.UNEB2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1358510.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 74-872358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n66reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585/9831Copyright (c) 2022 Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Maria Cristina Pansera de Araújo info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo , Maria Cristina Pansera de Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana2022-06-02T14:12:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13585Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-06-02T14:12:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola |
title |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola |
spellingShingle |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola Araújo , Maria Cristina Pansera de Formação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa. |
title_short |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola |
title_full |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola |
title_fullStr |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola |
title_full_unstemmed |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola |
title_sort |
Processo formativo coletivo em redes de docentes investigadores desde e na escola |
author |
Araújo , Maria Cristina Pansera de |
author_facet |
Araújo , Maria Cristina Pansera de Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana |
author_role |
author |
author2 |
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo , Maria Cristina Pansera de Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa. |
topic |
Formação de professores; Professor Colaborativo Investigativo; Narrativa. |
description |
Esta narrativa, elaborada por duas professoras, que vivenciam processos interativos em diferentes grupos de redes formativas e aprendentes, é uma maneira de sistematizar e homenagear aqueles que constituíram e constituem esses espaços. Os múltiplos sujeitos participantes são representados por fios, que se articulam, tecem e são tecidos, numa cooperação coletiva, registrada na caminhada profissional e pessoal. Redes tecidas nos diálogos e interações formativas sobre ensinar e aprender, como prática de liberdade e emancipação social. As reflexões produzidas, a partir de ações, ao mesmo tempo são auto-reforçadas e espiraladas, produzindo transformações nas práticas educativas e concepções teóricas, que vêm sendo disseminadas como sementes pelos diversos recantos do Brasil, encontrando professores em formação inicial e continuada, que constituem novas percepções sobre a questão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p74-87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13585/9831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Maria Cristina Pansera de Araújo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Maria Cristina Pansera de Araújo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 74-87 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v31.n66 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958344257536 |