Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Pedro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15869
Resumo: Partindo da premissa que sugere que um professor é também um investigador, este artigo pretende explorar essa ‘faceta profissional’, mas a partir da experiência de alguns estudantes aquando da frequência de um mestrado profissionalizante para a docência. Para tal, e recorrendo ao programa informático MAXQDA 2018, analisamos o conteúdo de 25 relatórios de estágios de alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico selecionados aleatoriamente, tendo atentado em elementos vários, como as temáticas educativas investigadas, as motivações subjacentes às pesquisas ou a concertação entre os pressupostos metodológicos assumidos e os objetivos de investigação definidos.No final, duas ou três considerações ganharam destaque: aqueles futuros docentes, para além de vivenciarem um momento elementar para o desenvolvimento da sua literacia investigativa, reconhecendo as várias dimensões inerentes ao processo, nem sempre são capazes de discernir a prática investigativa da prática pedagógica ou, ainda, distintos métodos de investigação.
id RCAP_063fe97fa7652b432fed56758e07c658
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentesliteracia investigativaformação inicial de professoresprática pedagógicaPartindo da premissa que sugere que um professor é também um investigador, este artigo pretende explorar essa ‘faceta profissional’, mas a partir da experiência de alguns estudantes aquando da frequência de um mestrado profissionalizante para a docência. Para tal, e recorrendo ao programa informático MAXQDA 2018, analisamos o conteúdo de 25 relatórios de estágios de alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico selecionados aleatoriamente, tendo atentado em elementos vários, como as temáticas educativas investigadas, as motivações subjacentes às pesquisas ou a concertação entre os pressupostos metodológicos assumidos e os objetivos de investigação definidos.No final, duas ou três considerações ganharam destaque: aqueles futuros docentes, para além de vivenciarem um momento elementar para o desenvolvimento da sua literacia investigativa, reconhecendo as várias dimensões inerentes ao processo, nem sempre são capazes de discernir a prática investigativa da prática pedagógica ou, ainda, distintos métodos de investigação.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, PedroMoreira, Ana Isabel2020-04-27T15:22:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15869porDuarte, P., Moreira, A., (2020) Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes, Da Investigação às Práticas, 10(1), 78 - 98.10.25757/invep.v10i1.204info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:00:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:34.241992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes
title Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes
spellingShingle Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes
Duarte, Pedro
literacia investigativa
formação inicial de professores
prática pedagógica
title_short Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes
title_full Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes
title_fullStr Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes
title_full_unstemmed Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes
title_sort Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes
author Duarte, Pedro
author_facet Duarte, Pedro
Moreira, Ana Isabel
author_role author
author2 Moreira, Ana Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Pedro
Moreira, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv literacia investigativa
formação inicial de professores
prática pedagógica
topic literacia investigativa
formação inicial de professores
prática pedagógica
description Partindo da premissa que sugere que um professor é também um investigador, este artigo pretende explorar essa ‘faceta profissional’, mas a partir da experiência de alguns estudantes aquando da frequência de um mestrado profissionalizante para a docência. Para tal, e recorrendo ao programa informático MAXQDA 2018, analisamos o conteúdo de 25 relatórios de estágios de alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico selecionados aleatoriamente, tendo atentado em elementos vários, como as temáticas educativas investigadas, as motivações subjacentes às pesquisas ou a concertação entre os pressupostos metodológicos assumidos e os objetivos de investigação definidos.No final, duas ou três considerações ganharam destaque: aqueles futuros docentes, para além de vivenciarem um momento elementar para o desenvolvimento da sua literacia investigativa, reconhecendo as várias dimensões inerentes ao processo, nem sempre são capazes de discernir a prática investigativa da prática pedagógica ou, ainda, distintos métodos de investigação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27T15:22:46Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15869
url http://hdl.handle.net/10400.22/15869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Duarte, P., Moreira, A., (2020) Que professor investigador? para uma (possível) resposta, análise de relatórios de estágio de futuros docentes, Da Investigação às Práticas, 10(1), 78 - 98.
10.25757/invep.v10i1.204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131447311728640