COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luciana Pacheco
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Jesus, Alan Willian de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362
Resumo: Com base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão.
id UNEB-3_d939745797df7b78de305ec43e0bb106
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12362
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECECOMPOSICIONES COMPLEJAS DE UNA FORMACIÓN: ENTRE LA MATERIA PRIMA Y LA OBRA MAESTRA DEL MAESTROComposições complexas de uma formação: entre a matéria-prima e a obra-prima do professorAttentionComplexityCoherencePerceptionTeacherAtenciónComplejidadCoherenciaPercepciónMaestroAtençãoComplexidadeCoerênciaProfessorCom base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão.UNEB2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1236210.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 220-2332358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n66reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362/9840Copyright (c) 2022 Luciana Pacheco Marques, Alan Willian de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Luciana Pacheco Jesus, Alan Willian de2022-06-02T14:12:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12362Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-06-02T14:12:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
COMPOSICIONES COMPLEJAS DE UNA FORMACIÓN: ENTRE LA MATERIA PRIMA Y LA OBRA MAESTRA DEL MAESTRO
Composições complexas de uma formação: entre a matéria-prima e a obra-prima do professor
title COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
spellingShingle COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
Marques, Luciana Pacheco
Attention
Complexity
Coherence
Perception
Teacher
Atención
Complejidad
Coherencia
Percepción
Maestro
Atenção
Complexidade
Coerência
Professor
title_short COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
title_full COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
title_fullStr COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
title_full_unstemmed COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
title_sort COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
author Marques, Luciana Pacheco
author_facet Marques, Luciana Pacheco
Jesus, Alan Willian de
author_role author
author2 Jesus, Alan Willian de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luciana Pacheco
Jesus, Alan Willian de
dc.subject.por.fl_str_mv Attention
Complexity
Coherence
Perception
Teacher
Atención
Complejidad
Coherencia
Percepción
Maestro
Atenção
Complexidade
Coerência
Professor
topic Attention
Complexity
Coherence
Perception
Teacher
Atención
Complejidad
Coherencia
Percepción
Maestro
Atenção
Complexidade
Coerência
Professor
description Com base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362/9840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Luciana Pacheco Marques, Alan Willian de Jesus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Luciana Pacheco Marques, Alan Willian de Jesus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 220-233
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n66
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958298120192