COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362 |
Resumo: | Com base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão. |
id |
UNEB-3_d939745797df7b78de305ec43e0bb106 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12362 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECECOMPOSICIONES COMPLEJAS DE UNA FORMACIÓN: ENTRE LA MATERIA PRIMA Y LA OBRA MAESTRA DEL MAESTROComposições complexas de uma formação: entre a matéria-prima e a obra-prima do professorAttentionComplexityCoherencePerceptionTeacherAtenciónComplejidadCoherenciaPercepciónMaestroAtençãoComplexidadeCoerênciaProfessorCom base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão.UNEB2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1236210.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 220-2332358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n66reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362/9840Copyright (c) 2022 Luciana Pacheco Marques, Alan Willian de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Luciana Pacheco Jesus, Alan Willian de2022-06-02T14:12:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12362Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-06-02T14:12:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE COMPOSICIONES COMPLEJAS DE UNA FORMACIÓN: ENTRE LA MATERIA PRIMA Y LA OBRA MAESTRA DEL MAESTRO Composições complexas de uma formação: entre a matéria-prima e a obra-prima do professor |
title |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE |
spellingShingle |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE Marques, Luciana Pacheco Attention Complexity Coherence Perception Teacher Atención Complejidad Coherencia Percepción Maestro Atenção Complexidade Coerência Professor |
title_short |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE |
title_full |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE |
title_fullStr |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE |
title_full_unstemmed |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE |
title_sort |
COMPLEX COMPOSITIONS OF A FORMATION: BETWEEN THE RAW MATERIAL AND THE TEACHER'S MASTERPIECE |
author |
Marques, Luciana Pacheco |
author_facet |
Marques, Luciana Pacheco Jesus, Alan Willian de |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Alan Willian de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Luciana Pacheco Jesus, Alan Willian de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Attention Complexity Coherence Perception Teacher Atención Complejidad Coherencia Percepción Maestro Atenção Complexidade Coerência Professor |
topic |
Attention Complexity Coherence Perception Teacher Atención Complejidad Coherencia Percepción Maestro Atenção Complexidade Coerência Professor |
description |
Com base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12362/9840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciana Pacheco Marques, Alan Willian de Jesus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciana Pacheco Marques, Alan Willian de Jesus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 220-233 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v31.n66 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958298120192 |