Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Luciana Amorim de, Santos, Maiane Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202
Resumo: O artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de Geografia perpassando pela formação até as práticas docentes. As reflexões consideram a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de acompanhar seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas pedagógicas e os efeitos na aprendizagem dos alunos. A profissão docente é carregada de desafios que exige uma constante busca por conhecimentos adquiridos, sejam em ambientes formais ou no cotidiano. O professor, nesse contexto, se constrói e reconstrói entre teoria e prática, ensinar e aprender. Os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e a busca de novas alternativas para velhos problemas.
id UNEB-3_e3db59355e7ae493f29741f8a550ea58
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6202
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentesGeography teachingTeacher trainingTeaching practicesTheory and practiceEnsino de GeografiaFormação docentePráticas docentesTeoria e práticaO artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de Geografia perpassando pela formação até as práticas docentes. As reflexões consideram a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de acompanhar seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas pedagógicas e os efeitos na aprendizagem dos alunos. A profissão docente é carregada de desafios que exige uma constante busca por conhecimentos adquiridos, sejam em ambientes formais ou no cotidiano. O professor, nesse contexto, se constrói e reconstrói entre teoria e prática, ensinar e aprender. Os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e a busca de novas alternativas para velhos problemas.UNEB2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/620210.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p360-376Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 360-3762358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n59reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202/6972Copyright (c) 2020 Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Luciana Amorim de Oliveira, Maiane Fonseca Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Andrecksa Viana OliveiraOliveira, Luciana Amorim deSantos, Maiane Fonseca2023-04-18T00:28:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6202Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:28:44Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
title Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
spellingShingle Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Geography teaching
Teacher training
Teaching practices
Theory and practice
Ensino de Geografia
Formação docente
Práticas docentes
Teoria e prática
title_short Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
title_full Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
title_fullStr Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
title_sort Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
author Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
author_facet Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Oliveira, Luciana Amorim de
Santos, Maiane Fonseca
author_role author
author2 Oliveira, Luciana Amorim de
Santos, Maiane Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira
Oliveira, Luciana Amorim de
Santos, Maiane Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Geography teaching
Teacher training
Teaching practices
Theory and practice
Ensino de Geografia
Formação docente
Práticas docentes
Teoria e prática
topic Geography teaching
Teacher training
Teaching practices
Theory and practice
Ensino de Geografia
Formação docente
Práticas docentes
Teoria e prática
description O artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de Geografia perpassando pela formação até as práticas docentes. As reflexões consideram a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de acompanhar seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas pedagógicas e os efeitos na aprendizagem dos alunos. A profissão docente é carregada de desafios que exige uma constante busca por conhecimentos adquiridos, sejam em ambientes formais ou no cotidiano. O professor, nesse contexto, se constrói e reconstrói entre teoria e prática, ensinar e aprender. Os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e a busca de novas alternativas para velhos problemas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p360-376
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p360-376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202/6972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 360-376
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n59
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956786073600