Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202 |
Resumo: | O artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de Geografia perpassando pela formação até as práticas docentes. As reflexões consideram a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de acompanhar seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas pedagógicas e os efeitos na aprendizagem dos alunos. A profissão docente é carregada de desafios que exige uma constante busca por conhecimentos adquiridos, sejam em ambientes formais ou no cotidiano. O professor, nesse contexto, se constrói e reconstrói entre teoria e prática, ensinar e aprender. Os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e a busca de novas alternativas para velhos problemas. |
id |
UNEB-3_e3db59355e7ae493f29741f8a550ea58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6202 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentesGeography teachingTeacher trainingTeaching practicesTheory and practiceEnsino de GeografiaFormação docentePráticas docentesTeoria e práticaO artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de Geografia perpassando pela formação até as práticas docentes. As reflexões consideram a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de acompanhar seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas pedagógicas e os efeitos na aprendizagem dos alunos. A profissão docente é carregada de desafios que exige uma constante busca por conhecimentos adquiridos, sejam em ambientes formais ou no cotidiano. O professor, nesse contexto, se constrói e reconstrói entre teoria e prática, ensinar e aprender. Os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e a busca de novas alternativas para velhos problemas.UNEB2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/620210.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p360-376Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 360-3762358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n59reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202/6972Copyright (c) 2020 Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Luciana Amorim de Oliveira, Maiane Fonseca Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Andrecksa Viana OliveiraOliveira, Luciana Amorim deSantos, Maiane Fonseca2023-04-18T00:28:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6202Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:28:44Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes |
title |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira Geography teaching Teacher training Teaching practices Theory and practice Ensino de Geografia Formação docente Práticas docentes Teoria e prática |
title_short |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes |
title_full |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de Geografia: : formação e práticas docentes |
author |
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira |
author_facet |
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira Oliveira, Luciana Amorim de Santos, Maiane Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Luciana Amorim de Santos, Maiane Fonseca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Andrecksa Viana Oliveira Oliveira, Luciana Amorim de Santos, Maiane Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geography teaching Teacher training Teaching practices Theory and practice Ensino de Geografia Formação docente Práticas docentes Teoria e prática |
topic |
Geography teaching Teacher training Teaching practices Theory and practice Ensino de Geografia Formação docente Práticas docentes Teoria e prática |
description |
O artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de Geografia perpassando pela formação até as práticas docentes. As reflexões consideram a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de acompanhar seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas pedagógicas e os efeitos na aprendizagem dos alunos. A profissão docente é carregada de desafios que exige uma constante busca por conhecimentos adquiridos, sejam em ambientes formais ou no cotidiano. O professor, nesse contexto, se constrói e reconstrói entre teoria e prática, ensinar e aprender. Os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e a busca de novas alternativas para velhos problemas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p360-376 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p360-376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6202/6972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 360-376 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n59 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956786073600 |