A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Daisy Moreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alves, Wanderson Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1305
Resumo: O texto aborda algumas significativas formulações que, articulando trabalho e formação, se desenvolveram na Itália, na França e no Brasil em torno da temática da saúde do trabalhador. Assim, o artigo apresenta e discute algumas iniciativas que, em tempos e locais distintos, fortaleceram e fortalecem a noção de homem e mulher como sujeitos políticos, iniciativas que têm a particularidade – e que representa um fio condutor comum entre elas – de ter em primeiro plano o trabalhador, seu trabalho e seus saberes. Trata-se de um texto de natureza teórica e que articula as contribuições de diferentes áreas do conhecimento, como os estudos na área da saúde do trabalhador, da educação e da filosofia. O texto destaca que, se na educação popular parte-se da premissa que o trabalhador é, no sentido forte do termo, compreendido como sujeito dos processos no qual está inserido, o mesmo não ocorre quando se fala do trabalho no âmbito da relação salarial ou dos processos saúde e doença nos meios laborais. Todavia, há perspectivas que oferecem outra visada sobre a questão e possibilitam a construção de práticas contra-hegemônicas.
id UNEB-3_e902f1fd8ef213fb336431850d2d80b3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1305
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadorasTrabalho. Saúde. Formação humana. Educação popular.O texto aborda algumas significativas formulações que, articulando trabalho e formação, se desenvolveram na Itália, na França e no Brasil em torno da temática da saúde do trabalhador. Assim, o artigo apresenta e discute algumas iniciativas que, em tempos e locais distintos, fortaleceram e fortalecem a noção de homem e mulher como sujeitos políticos, iniciativas que têm a particularidade – e que representa um fio condutor comum entre elas – de ter em primeiro plano o trabalhador, seu trabalho e seus saberes. Trata-se de um texto de natureza teórica e que articula as contribuições de diferentes áreas do conhecimento, como os estudos na área da saúde do trabalhador, da educação e da filosofia. O texto destaca que, se na educação popular parte-se da premissa que o trabalhador é, no sentido forte do termo, compreendido como sujeito dos processos no qual está inserido, o mesmo não ocorre quando se fala do trabalho no âmbito da relação salarial ou dos processos saúde e doença nos meios laborais. Todavia, há perspectivas que oferecem outra visada sobre a questão e possibilitam a construção de práticas contra-hegemônicas.UNEB2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/130510.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p37-48Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 37-482358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n43reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1305/882Copyright (c) 2021 Daisy Moreira Cunha, Wanderson Ferreira Alves (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Daisy MoreiraAlves, Wanderson Ferreira2023-04-18T01:11:43Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1305Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:11:43Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras
title A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras
spellingShingle A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras
Cunha, Daisy Moreira
Trabalho. Saúde. Formação humana. Educação popular.
title_short A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras
title_full A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras
title_fullStr A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras
title_full_unstemmed A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras
title_sort A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida : educação, trabalho e saúde em algumas experiências fundadoras
author Cunha, Daisy Moreira
author_facet Cunha, Daisy Moreira
Alves, Wanderson Ferreira
author_role author
author2 Alves, Wanderson Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Daisy Moreira
Alves, Wanderson Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho. Saúde. Formação humana. Educação popular.
topic Trabalho. Saúde. Formação humana. Educação popular.
description O texto aborda algumas significativas formulações que, articulando trabalho e formação, se desenvolveram na Itália, na França e no Brasil em torno da temática da saúde do trabalhador. Assim, o artigo apresenta e discute algumas iniciativas que, em tempos e locais distintos, fortaleceram e fortalecem a noção de homem e mulher como sujeitos políticos, iniciativas que têm a particularidade – e que representa um fio condutor comum entre elas – de ter em primeiro plano o trabalhador, seu trabalho e seus saberes. Trata-se de um texto de natureza teórica e que articula as contribuições de diferentes áreas do conhecimento, como os estudos na área da saúde do trabalhador, da educação e da filosofia. O texto destaca que, se na educação popular parte-se da premissa que o trabalhador é, no sentido forte do termo, compreendido como sujeito dos processos no qual está inserido, o mesmo não ocorre quando se fala do trabalho no âmbito da relação salarial ou dos processos saúde e doença nos meios laborais. Todavia, há perspectivas que oferecem outra visada sobre a questão e possibilitam a construção de práticas contra-hegemônicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1305
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p37-48
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1305
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p37-48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1305/882
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Daisy Moreira Cunha, Wanderson Ferreira Alves (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Daisy Moreira Cunha, Wanderson Ferreira Alves (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 37-48
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v24.n43
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956246056960