Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mara Pereira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7580
Resumo: O ensino e aprendizagem em música de jovens indígenas no espaço escolar ainda é algo incipiente na área da Educação Musical. Neste artigo será apresentado um recorte de pesquisa concluída que teve como objetivo investigar os modos como jovens indígenas do Instituto Federal do Pará – Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) constituem suas experiências musicais. O referencial teórico o qual denomino conceitos operativos da pesquisa foi desenvolvido na área de Educação Escolar Indígena. A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica (DELORY-MOMBERGER, 2008, 2012). A técnica de pesquisa incidiu na entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; SCHÜTZE, 2011, 2013). Os resultados da pesquisa apontaram que seus colaboradores querem conhecer outras culturas, aprender outras músicas. E nesse jeito de aprender estão abertos tanto para aprendizagens de códigos musicais escritos, quanto à transmissão musical pela oralidade. Processos esses que nos ajudam a pensar em uma educação musical escolar indígena intercultural, cujos aspectos relacionados a como fazer, como ensinar e como aprender estão em constante diálogo e promovendo valores advindos de campos filosóficos, antropológicos e sociológicos.
id UNEB-3_e9f38b24cf79178ba492050849d7e783
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7580
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenasEducação musicalMídiasPesquisa autobiográficaO ensino e aprendizagem em música de jovens indígenas no espaço escolar ainda é algo incipiente na área da Educação Musical. Neste artigo será apresentado um recorte de pesquisa concluída que teve como objetivo investigar os modos como jovens indígenas do Instituto Federal do Pará – Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) constituem suas experiências musicais. O referencial teórico o qual denomino conceitos operativos da pesquisa foi desenvolvido na área de Educação Escolar Indígena. A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica (DELORY-MOMBERGER, 2008, 2012). A técnica de pesquisa incidiu na entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; SCHÜTZE, 2011, 2013). Os resultados da pesquisa apontaram que seus colaboradores querem conhecer outras culturas, aprender outras músicas. E nesse jeito de aprender estão abertos tanto para aprendizagens de códigos musicais escritos, quanto à transmissão musical pela oralidade. Processos esses que nos ajudam a pensar em uma educação musical escolar indígena intercultural, cujos aspectos relacionados a como fazer, como ensinar e como aprender estão em constante diálogo e promovendo valores advindos de campos filosóficos, antropológicos e sociológicos.UNEB2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/758010.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p139-150Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 139-1502358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n48reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7580/4918Copyright (c) 2019 Mara Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mara Pereira da2023-04-18T00:37:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7580Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:37:05Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas
title Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas
spellingShingle Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas
Silva, Mara Pereira da
Educação musical
Mídias
Pesquisa autobiográfica
title_short Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas
title_full Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas
title_fullStr Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas
title_full_unstemmed Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas
title_sort Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas
author Silva, Mara Pereira da
author_facet Silva, Mara Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mara Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Mídias
Pesquisa autobiográfica
topic Educação musical
Mídias
Pesquisa autobiográfica
description O ensino e aprendizagem em música de jovens indígenas no espaço escolar ainda é algo incipiente na área da Educação Musical. Neste artigo será apresentado um recorte de pesquisa concluída que teve como objetivo investigar os modos como jovens indígenas do Instituto Federal do Pará – Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) constituem suas experiências musicais. O referencial teórico o qual denomino conceitos operativos da pesquisa foi desenvolvido na área de Educação Escolar Indígena. A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica (DELORY-MOMBERGER, 2008, 2012). A técnica de pesquisa incidiu na entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; SCHÜTZE, 2011, 2013). Os resultados da pesquisa apontaram que seus colaboradores querem conhecer outras culturas, aprender outras músicas. E nesse jeito de aprender estão abertos tanto para aprendizagens de códigos musicais escritos, quanto à transmissão musical pela oralidade. Processos esses que nos ajudam a pensar em uma educação musical escolar indígena intercultural, cujos aspectos relacionados a como fazer, como ensinar e como aprender estão em constante diálogo e promovendo valores advindos de campos filosóficos, antropológicos e sociológicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7580
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p139-150
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7580
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p139-150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7580/4918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mara Pereira da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mara Pereira da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 139-150
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957156220928