Natureza da educação e filosofia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Maria Judith
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/323
Resumo: Este artigo focaliza o problema da natureza da educação e sua relação com a filosofiada educação. É apresentada uma discussão sobre a natureza da educação e enfatizada a necessidade de se entender o conceito de educação para se prosseguir através da filosofia da educação. O propósito deste artigo não é trazer uma filosofia da educação específica como modelo. O objetivo é discutir educação a partir da perspectiva da filosofia da educação. A filosofia da educação tem sido pensada para investigar anatureza e fins da educação de modo a oferecer elementos para a prática educativa.Questões sobre educação levam as pessoas a questionar sobre a natureza da educaçãoe por esse motivo é importante desenvolver o campo da filosofia da educação.Diferentes concepções de educação têm um aspecto comum concernente à necessidade de discussão mais profunda sobre fins e processos educativos. A investigação sobre educação é interminável e a tradição contemporânea e histórica da filosofia da educação nos convida a continuar a investigação sobre a natureza da educação na modernidade.Entender a natureza da educação é importante para todos os que estão interessados no desenvolvimento de pessoas para o desafio de um mundo novo.
id UNEB-3_ee8d7af1718805ccfffe0448bd1c19e1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/323
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Natureza da educação e filosofia da educaçãoEste artigo focaliza o problema da natureza da educação e sua relação com a filosofiada educação. É apresentada uma discussão sobre a natureza da educação e enfatizada a necessidade de se entender o conceito de educação para se prosseguir através da filosofia da educação. O propósito deste artigo não é trazer uma filosofia da educação específica como modelo. O objetivo é discutir educação a partir da perspectiva da filosofia da educação. A filosofia da educação tem sido pensada para investigar anatureza e fins da educação de modo a oferecer elementos para a prática educativa.Questões sobre educação levam as pessoas a questionar sobre a natureza da educaçãoe por esse motivo é importante desenvolver o campo da filosofia da educação.Diferentes concepções de educação têm um aspecto comum concernente à necessidade de discussão mais profunda sobre fins e processos educativos. A investigação sobre educação é interminável e a tradição contemporânea e histórica da filosofia da educação nos convida a continuar a investigação sobre a natureza da educação na modernidade.Entender a natureza da educação é importante para todos os que estão interessados no desenvolvimento de pessoas para o desafio de um mundo novo.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/32310.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n39reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/323/273Lins, Maria Judithinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:19:06Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/323Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:19:06Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza da educação e filosofia da educação
title Natureza da educação e filosofia da educação
spellingShingle Natureza da educação e filosofia da educação
Lins, Maria Judith
title_short Natureza da educação e filosofia da educação
title_full Natureza da educação e filosofia da educação
title_fullStr Natureza da educação e filosofia da educação
title_full_unstemmed Natureza da educação e filosofia da educação
title_sort Natureza da educação e filosofia da educação
author Lins, Maria Judith
author_facet Lins, Maria Judith
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Maria Judith
description Este artigo focaliza o problema da natureza da educação e sua relação com a filosofiada educação. É apresentada uma discussão sobre a natureza da educação e enfatizada a necessidade de se entender o conceito de educação para se prosseguir através da filosofia da educação. O propósito deste artigo não é trazer uma filosofia da educação específica como modelo. O objetivo é discutir educação a partir da perspectiva da filosofia da educação. A filosofia da educação tem sido pensada para investigar anatureza e fins da educação de modo a oferecer elementos para a prática educativa.Questões sobre educação levam as pessoas a questionar sobre a natureza da educaçãoe por esse motivo é importante desenvolver o campo da filosofia da educação.Diferentes concepções de educação têm um aspecto comum concernente à necessidade de discussão mais profunda sobre fins e processos educativos. A investigação sobre educação é interminável e a tradição contemporânea e histórica da filosofia da educação nos convida a continuar a investigação sobre a natureza da educação na modernidade.Entender a natureza da educação é importante para todos os que estão interessados no desenvolvimento de pessoas para o desafio de um mundo novo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/323
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/323
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/323/273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955816140800