Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Tania Regina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fornari, Liege sitja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/319
Resumo: Pensar a Educação no plano filosófico e a Filosofia no plano educacional é um desafioa ser enfrentado nos tempos atuais marcados pela fragmentação e pelo pragmatismoutilitarista. A Filosofia, se considerada como um pensar radical sobre o ser da Educação,instiga a indagação sobre a natureza do ato educativo, as possibilidades da educação comoprojeto de hominização, e as condições históricas do educar nas diversas temporalidades.A Educação, compreendida em perspectiva mais alargada do que a educação formal einstitucionalizada, trata de processos de construção de subjetividades comprometidascom determinados projetos de mundo. O nascimento biológico por si não é suficientepara inserir o sujeito no mundo da cultura, no qual a educação tem função instituidora.A natureza das problematizações sobre Educação enquanto formação humana remeteao pensamento de Martin Heidegger, quando ele evidencia a ocorrência de uma mutilaçãodo pensamento na modernidade por conta do gigantismo utilitarista e pragmático doconhecimento moderno. A razão instrumental funcionou como uma barreira de contençãopara o pensamento autêntico. Esta posição encontra-se também amplamente defendidapor Boaventura Santos, que qualifica o conhecimento gerado pela razão instrumental coma designação impactante de “conhecimento-lixo”. O conhecimento-lixo é aquele incessantementeproduzido, movido por uma lógica do fluxo rápido e utilitarista da produçãocapitalista. Tal lixo cognitivo descarta as questões fundamentais da experiência humanaao tempo em que se autorreproduz, produzindo uma epistemologia da superficialidade,ou, dito de outro modo, uma epistemologia negativa. Daí a pertinência da Filosofia nocombate a essa epistemologia da superficialidade.Em contraponto, o filósofo Edgar Morin traz uma grande contribuição para as ciênciassociais, particularmente para a educação, ao se opor ao paradigma clássico dasimplificação. Apresenta a epistemologia da complexidade como um grande desafio aoconhecimento reducionista, propõe uma reforma do sistema de pensamento, a transformaçãodo conhecimento da complexidade em pensamento da complexidade, questionandoas grandes narrativas e as certezas consideradas absolutas e imutáveis, descortinando aaventura do conhecimento e da construção de novo paradigma científico que incorporea probabilidade, o acaso, a ordem, a desordem, as incertezas.
id UNEB-3_f08384bec2238a9678262d01ba89fa6b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/319
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling EditorialPensar a Educação no plano filosófico e a Filosofia no plano educacional é um desafioa ser enfrentado nos tempos atuais marcados pela fragmentação e pelo pragmatismoutilitarista. A Filosofia, se considerada como um pensar radical sobre o ser da Educação,instiga a indagação sobre a natureza do ato educativo, as possibilidades da educação comoprojeto de hominização, e as condições históricas do educar nas diversas temporalidades.A Educação, compreendida em perspectiva mais alargada do que a educação formal einstitucionalizada, trata de processos de construção de subjetividades comprometidascom determinados projetos de mundo. O nascimento biológico por si não é suficientepara inserir o sujeito no mundo da cultura, no qual a educação tem função instituidora.A natureza das problematizações sobre Educação enquanto formação humana remeteao pensamento de Martin Heidegger, quando ele evidencia a ocorrência de uma mutilaçãodo pensamento na modernidade por conta do gigantismo utilitarista e pragmático doconhecimento moderno. A razão instrumental funcionou como uma barreira de contençãopara o pensamento autêntico. Esta posição encontra-se também amplamente defendidapor Boaventura Santos, que qualifica o conhecimento gerado pela razão instrumental coma designação impactante de “conhecimento-lixo”. O conhecimento-lixo é aquele incessantementeproduzido, movido por uma lógica do fluxo rápido e utilitarista da produçãocapitalista. Tal lixo cognitivo descarta as questões fundamentais da experiência humanaao tempo em que se autorreproduz, produzindo uma epistemologia da superficialidade,ou, dito de outro modo, uma epistemologia negativa. Daí a pertinência da Filosofia nocombate a essa epistemologia da superficialidade.Em contraponto, o filósofo Edgar Morin traz uma grande contribuição para as ciênciassociais, particularmente para a educação, ao se opor ao paradigma clássico dasimplificação. Apresenta a epistemologia da complexidade como um grande desafio aoconhecimento reducionista, propõe uma reforma do sistema de pensamento, a transformaçãodo conhecimento da complexidade em pensamento da complexidade, questionandoas grandes narrativas e as certezas consideradas absolutas e imutáveis, descortinando aaventura do conhecimento e da construção de novo paradigma científico que incorporea probabilidade, o acaso, a ordem, a desordem, as incertezas.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/31910.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n39reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/319/269Dantas, Tania ReginaFornari, Liege sitjainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:19:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/319Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:19:44Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Dantas, Tania Regina
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Dantas, Tania Regina
author_facet Dantas, Tania Regina
Fornari, Liege sitja
author_role author
author2 Fornari, Liege sitja
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Tania Regina
Fornari, Liege sitja
description Pensar a Educação no plano filosófico e a Filosofia no plano educacional é um desafioa ser enfrentado nos tempos atuais marcados pela fragmentação e pelo pragmatismoutilitarista. A Filosofia, se considerada como um pensar radical sobre o ser da Educação,instiga a indagação sobre a natureza do ato educativo, as possibilidades da educação comoprojeto de hominização, e as condições históricas do educar nas diversas temporalidades.A Educação, compreendida em perspectiva mais alargada do que a educação formal einstitucionalizada, trata de processos de construção de subjetividades comprometidascom determinados projetos de mundo. O nascimento biológico por si não é suficientepara inserir o sujeito no mundo da cultura, no qual a educação tem função instituidora.A natureza das problematizações sobre Educação enquanto formação humana remeteao pensamento de Martin Heidegger, quando ele evidencia a ocorrência de uma mutilaçãodo pensamento na modernidade por conta do gigantismo utilitarista e pragmático doconhecimento moderno. A razão instrumental funcionou como uma barreira de contençãopara o pensamento autêntico. Esta posição encontra-se também amplamente defendidapor Boaventura Santos, que qualifica o conhecimento gerado pela razão instrumental coma designação impactante de “conhecimento-lixo”. O conhecimento-lixo é aquele incessantementeproduzido, movido por uma lógica do fluxo rápido e utilitarista da produçãocapitalista. Tal lixo cognitivo descarta as questões fundamentais da experiência humanaao tempo em que se autorreproduz, produzindo uma epistemologia da superficialidade,ou, dito de outro modo, uma epistemologia negativa. Daí a pertinência da Filosofia nocombate a essa epistemologia da superficialidade.Em contraponto, o filósofo Edgar Morin traz uma grande contribuição para as ciênciassociais, particularmente para a educação, ao se opor ao paradigma clássico dasimplificação. Apresenta a epistemologia da complexidade como um grande desafio aoconhecimento reducionista, propõe uma reforma do sistema de pensamento, a transformaçãodo conhecimento da complexidade em pensamento da complexidade, questionandoas grandes narrativas e as certezas consideradas absolutas e imutáveis, descortinando aaventura do conhecimento e da construção de novo paradigma científico que incorporea probabilidade, o acaso, a ordem, a desordem, as incertezas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/319
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/319
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/319/269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955552948224