APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanowski, Joana Paulin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Prates, Soraia Carise, Martins, Pura Lucia Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8269
Resumo: O artigo aborda a formação de professores para a educação básica em comunidades de prática, com o objetivo de examinar as contribuições dessas comunidades realizadas em estágio não obrigatório para o aprendizado da docência. Os aportes metodológicos propostos na Teoria Social da Aprendizagem de Wenger (1998) orientam o estudo. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, considera estudo realizado com estudantes de cursos de licenciaturas em uma escola de educação básica. Os dados foram obtidos por meio de registro das reuniões e por relatos dos participantes. Os resultados indicam que a comunidade de prática favorece o aprendizado da docência quanto à organização do ensino e da aprendizagem, identificação de dificuldades de aprendizagem,investigação de procedimentos de atuação no processo de ensino e contribui na constituição da identidade docente.
id UNEB-3_fc37876e0c59061672d85fc5fc446c6c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8269
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICACommunities of practicePre-serviceTeachers educationComunidades de práticaEstágio não obrigatórioFormação de professores da educação básicaO artigo aborda a formação de professores para a educação básica em comunidades de prática, com o objetivo de examinar as contribuições dessas comunidades realizadas em estágio não obrigatório para o aprendizado da docência. Os aportes metodológicos propostos na Teoria Social da Aprendizagem de Wenger (1998) orientam o estudo. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, considera estudo realizado com estudantes de cursos de licenciaturas em uma escola de educação básica. Os dados foram obtidos por meio de registro das reuniões e por relatos dos participantes. Os resultados indicam que a comunidade de prática favorece o aprendizado da docência quanto à organização do ensino e da aprendizagem, identificação de dificuldades de aprendizagem,investigação de procedimentos de atuação no processo de ensino e contribui na constituição da identidade docente.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/826910.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p61-77Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 61-772358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8269/5330Copyright (c) 2020 Joana Paulin Romanowski, Soraia Carise Prates, Pura Lucia Oliver Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomanowski, Joana PaulinPrates, Soraia CariseMartins, Pura Lucia Oliver2021-06-05T16:48:24Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8269Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:24Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
title APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
spellingShingle APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
Romanowski, Joana Paulin
Communities of practice
Pre-service
Teachers education
Comunidades de prática
Estágio não obrigatório
Formação de professores da educação básica
title_short APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
title_full APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
title_fullStr APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
title_sort APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
author Romanowski, Joana Paulin
author_facet Romanowski, Joana Paulin
Prates, Soraia Carise
Martins, Pura Lucia Oliver
author_role author
author2 Prates, Soraia Carise
Martins, Pura Lucia Oliver
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanowski, Joana Paulin
Prates, Soraia Carise
Martins, Pura Lucia Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv Communities of practice
Pre-service
Teachers education
Comunidades de prática
Estágio não obrigatório
Formação de professores da educação básica
topic Communities of practice
Pre-service
Teachers education
Comunidades de prática
Estágio não obrigatório
Formação de professores da educação básica
description O artigo aborda a formação de professores para a educação básica em comunidades de prática, com o objetivo de examinar as contribuições dessas comunidades realizadas em estágio não obrigatório para o aprendizado da docência. Os aportes metodológicos propostos na Teoria Social da Aprendizagem de Wenger (1998) orientam o estudo. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, considera estudo realizado com estudantes de cursos de licenciaturas em uma escola de educação básica. Os dados foram obtidos por meio de registro das reuniões e por relatos dos participantes. Os resultados indicam que a comunidade de prática favorece o aprendizado da docência quanto à organização do ensino e da aprendizagem, identificação de dificuldades de aprendizagem,investigação de procedimentos de atuação no processo de ensino e contribui na constituição da identidade docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8269
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p61-77
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8269
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p61-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8269/5330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Joana Paulin Romanowski, Soraia Carise Prates, Pura Lucia Oliver Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Joana Paulin Romanowski, Soraia Carise Prates, Pura Lucia Oliver Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 61-77
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n57
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957225426944