TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
DOI: | 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139 |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033 |
Resumo: | Nos últimos anos, tem-se intensificado a implantação de cursos de graduação na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos. |
id |
UNEB-3_fdc2d6cc16a2e21da45d50154ed2040a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1033 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
spelling |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EADTecnologiaEducaçãoTempo pedagógicoNos últimos anos, tem-se intensificado a implantação de cursos de graduação na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/103310.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 131-1392358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033/713Copyright (c) 2022 Ormezinda Maria Ribeiro, Carmem Jená Machado Caetano (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ormezinda MariaCaetano, Carmem Jená Machado2022-02-11T17:51:55Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1033Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:51:55Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD |
title |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD |
spellingShingle |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD Ribeiro, Ormezinda Maria Tecnologia Educação Tempo pedagógico Ribeiro, Ormezinda Maria Tecnologia Educação Tempo pedagógico |
title_short |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD |
title_full |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD |
title_fullStr |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD |
title_full_unstemmed |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD |
title_sort |
TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD |
author |
Ribeiro, Ormezinda Maria |
author_facet |
Ribeiro, Ormezinda Maria Ribeiro, Ormezinda Maria Caetano, Carmem Jená Machado Caetano, Carmem Jená Machado |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Carmem Jená Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ormezinda Maria Caetano, Carmem Jená Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educação Tempo pedagógico |
topic |
Tecnologia Educação Tempo pedagógico |
description |
Nos últimos anos, tem-se intensificado a implantação de cursos de graduação na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033/713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ormezinda Maria Ribeiro, Carmem Jená Machado Caetano (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ormezinda Maria Ribeiro, Carmem Jená Machado Caetano (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 131-139 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1822181613332594688 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139 |