TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ormezinda Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caetano, Carmem Jená Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033
Resumo: Nos  últimos  anos,  tem-se  intensificado  a  implantação  de  cursos  de  graduação  na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos.
id UNEB-3_fdc2d6cc16a2e21da45d50154ed2040a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1033
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EADTecnologiaEducaçãoTempo pedagógicoNos  últimos  anos,  tem-se  intensificado  a  implantação  de  cursos  de  graduação  na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/103310.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 131-1392358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033/713Copyright (c) 2022 Ormezinda Maria Ribeiro, Carmem Jená Machado Caetano (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ormezinda MariaCaetano, Carmem Jená Machado2022-02-11T17:51:55Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1033Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:51:55Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
title TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
spellingShingle TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
Ribeiro, Ormezinda Maria
Tecnologia
Educação
Tempo pedagógico
title_short TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
title_full TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
title_fullStr TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
title_full_unstemmed TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
title_sort TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
author Ribeiro, Ormezinda Maria
author_facet Ribeiro, Ormezinda Maria
Caetano, Carmem Jená Machado
author_role author
author2 Caetano, Carmem Jená Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ormezinda Maria
Caetano, Carmem Jená Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
Tempo pedagógico
topic Tecnologia
Educação
Tempo pedagógico
description Nos  últimos  anos,  tem-se  intensificado  a  implantação  de  cursos  de  graduação  na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI. Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1033/713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ormezinda Maria Ribeiro, Carmem Jená Machado Caetano (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ormezinda Maria Ribeiro, Carmem Jená Machado Caetano (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 131-139
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955948261376