Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Silva, Alba Valéria Tinoco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/790
Resumo: Este trabalho resulta do projeto de pesquisa “Leitura de traços de humor”, desenvolvido desde 2010, no Instituto de Letras da UFBa, e baseia-se nos trabalhos de Barbosa (2009), Koestler (1982), Eisner (1989), Joly (1996), McCloud (1994), Ramos (2009, 2011). O objeto da pesquisa são charges, cartuns e tiras cômicas, usados em livros didáticos; seu objetivo é a ampliação de competências de leitura de alunos universitários, por meio da construção de material didático voltada para a leitura de tais gêneros. O projeto nasceu da percepção da dificuldade apresentada por alunos de graduação na compreensão de tais gêneros. Sua justificativa é a crença de que a capacitação heurística do aluno na leitura de cartuns, charges e tiras cômicas possa tornar-se um instrumental útil no desenvolvimento das habilidades de leitura em si. Isso porque a leitura de quadrinhos carreia para si questões problemáticas da leitura verbal, tais como a intertextualidade, o duplo sentido etc. Uma de suas hipóteses é que o desempenho sofrível de universitários na compreensão de tais gêneros decorre do fato de que, apesar de sua presença nos livros didáticos desde os anos 1990, os quadrinhos estão sendo usados para ensinar gramática e não leitura. 
id UNEB-4_2809e1c5458eeae1990174038fdb480b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/790
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?QuadrinhosCartumTiraChargeEnsinoEste trabalho resulta do projeto de pesquisa “Leitura de traços de humor”, desenvolvido desde 2010, no Instituto de Letras da UFBa, e baseia-se nos trabalhos de Barbosa (2009), Koestler (1982), Eisner (1989), Joly (1996), McCloud (1994), Ramos (2009, 2011). O objeto da pesquisa são charges, cartuns e tiras cômicas, usados em livros didáticos; seu objetivo é a ampliação de competências de leitura de alunos universitários, por meio da construção de material didático voltada para a leitura de tais gêneros. O projeto nasceu da percepção da dificuldade apresentada por alunos de graduação na compreensão de tais gêneros. Sua justificativa é a crença de que a capacitação heurística do aluno na leitura de cartuns, charges e tiras cômicas possa tornar-se um instrumental útil no desenvolvimento das habilidades de leitura em si. Isso porque a leitura de quadrinhos carreia para si questões problemáticas da leitura verbal, tais como a intertextualidade, o duplo sentido etc. Uma de suas hipóteses é que o desempenho sofrível de universitários na compreensão de tais gêneros decorre do fato de que, apesar de sua presença nos livros didáticos desde os anos 1990, os quadrinhos estão sendo usados para ensinar gramática e não leitura. Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/79010.35499/tl.v8i01.790Tabuleiro de Letras; v. 8 n. 1 (2014); 7-232176-578210.35499/tl.v8i01reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/790/547Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves Silva, Alba Valéria Tinoco2020-10-03T18:15:12Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/790Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2020-10-03T18:15:12Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?
title Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?
spellingShingle Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?
Alves Silva, Alba Valéria Tinoco
Quadrinhos
Cartum
Tira
Charge
Ensino
title_short Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?
title_full Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?
title_fullStr Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?
title_full_unstemmed Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?
title_sort Será que ensinar gramática com quadrinhos é uma boa ideia?
author Alves Silva, Alba Valéria Tinoco
author_facet Alves Silva, Alba Valéria Tinoco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Silva, Alba Valéria Tinoco
dc.subject.por.fl_str_mv Quadrinhos
Cartum
Tira
Charge
Ensino
topic Quadrinhos
Cartum
Tira
Charge
Ensino
description Este trabalho resulta do projeto de pesquisa “Leitura de traços de humor”, desenvolvido desde 2010, no Instituto de Letras da UFBa, e baseia-se nos trabalhos de Barbosa (2009), Koestler (1982), Eisner (1989), Joly (1996), McCloud (1994), Ramos (2009, 2011). O objeto da pesquisa são charges, cartuns e tiras cômicas, usados em livros didáticos; seu objetivo é a ampliação de competências de leitura de alunos universitários, por meio da construção de material didático voltada para a leitura de tais gêneros. O projeto nasceu da percepção da dificuldade apresentada por alunos de graduação na compreensão de tais gêneros. Sua justificativa é a crença de que a capacitação heurística do aluno na leitura de cartuns, charges e tiras cômicas possa tornar-se um instrumental útil no desenvolvimento das habilidades de leitura em si. Isso porque a leitura de quadrinhos carreia para si questões problemáticas da leitura verbal, tais como a intertextualidade, o duplo sentido etc. Uma de suas hipóteses é que o desempenho sofrível de universitários na compreensão de tais gêneros decorre do fato de que, apesar de sua presença nos livros didáticos desde os anos 1990, os quadrinhos estão sendo usados para ensinar gramática e não leitura. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/790
10.35499/tl.v8i01.790
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/790
identifier_str_mv 10.35499/tl.v8i01.790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/790/547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 8 n. 1 (2014); 7-23
2176-5782
10.35499/tl.v8i01
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211679302123520