O discurso neoliberal no ideário educacional brasileiro: A (Des) velação na materialidade discursiva do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Denson André Pereira da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/362
Resumo: Este trabalho pretende, a partir do conceito de competência trazida para o ideário educacional brasileiro pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), explicitar os discursos que são convocados para (re) significar esse conceito e revelar algumas estratégias retóricas do discurso neoliberal camufladas na materialidade daquele exame. Para atingir tal objetivo, adotamos como referencial teórico para nosso estudo a Análise do Discurso de linha francesa (AD), por meio de categorias como formação social, formação discursiva (FD) e formação ideológica (FI), entre outras. Esse arcabouço teórico nos possibilitou desvelar o funcionamento discursivo do ENEM, demonstrando que esse discurso se filia à formação social neoliberal, representada pela formação ideológica do capitalismo, que dá sustentação ao dizer da formação discursiva do mercado, produzindo sentidos que, discursivamente, procuram camuflar os reais objetivos da “necessidade” de uma avaliação educacional baseada no ensino por competências.   Palavras – chave: ENEM; Discurso; Neoliberalismo.
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