A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Débora Tatiane Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Simioni, Taíse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
DOI: 10.35499/tl.v12i2.5402
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação baseada em uma proposta de intervenção que buscou a reflexão sobre a língua oral e escrita e a discussão sobre a variação linguística envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Fundamenta a proposta apresentada uma discussão sobre o letramento e a alfabetização (SOARES, 1998), sobre os multiletramentos (DIAS, 2012; ROJO, 2012; TEIXEIRA; LITRON, 2012), sobre a variação linguística e, mais especificamente, a monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Participaram da pesquisa-ação, além da professora-pesquisadora, 20 alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização do ensino fundamental de uma escola pública de Bagé-RS. A proposta de intervenção foi organizada em módulos ao longo dos quais foram realizadas variadas atividades envolvendo a reflexão sobre a variação linguística. A culminância da proposta de intervenção foi o lançamento de um documentário produzido pelos alunos. O resultado da proposta de alfabetização baseada na reflexão sobre a língua oral e escrita permitiu que as crianças construíssem seu processo de escrita e leitura de forma significativa e crítica.
id UNEB-4_51a1dfe2f54b8664c451c4cd9501ec10
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5402
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
spelling A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetizaçãoEste trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação baseada em uma proposta de intervenção que buscou a reflexão sobre a língua oral e escrita e a discussão sobre a variação linguística envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Fundamenta a proposta apresentada uma discussão sobre o letramento e a alfabetização (SOARES, 1998), sobre os multiletramentos (DIAS, 2012; ROJO, 2012; TEIXEIRA; LITRON, 2012), sobre a variação linguística e, mais especificamente, a monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Participaram da pesquisa-ação, além da professora-pesquisadora, 20 alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização do ensino fundamental de uma escola pública de Bagé-RS. A proposta de intervenção foi organizada em módulos ao longo dos quais foram realizadas variadas atividades envolvendo a reflexão sobre a variação linguística. A culminância da proposta de intervenção foi o lançamento de um documentário produzido pelos alunos. O resultado da proposta de alfabetização baseada na reflexão sobre a língua oral e escrita permitiu que as crianças construíssem seu processo de escrita e leitura de forma significativa e crítica.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/540210.35499/tl.v12i2.5402Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 2 (2018); 92-1022176-578210.35499/tl.v12i2reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402/3479Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Débora Tatiane CostaSimioni, Taíse2021-05-06T21:49:59Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5402Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:49:59Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
spellingShingle A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
Rosa, Débora Tatiane Costa
Rosa, Débora Tatiane Costa
title_short A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title_full A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title_fullStr A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
title_sort A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
author Rosa, Débora Tatiane Costa
author_facet Rosa, Débora Tatiane Costa
Rosa, Débora Tatiane Costa
Simioni, Taíse
Simioni, Taíse
author_role author
author2 Simioni, Taíse
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Débora Tatiane Costa
Simioni, Taíse
description Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação baseada em uma proposta de intervenção que buscou a reflexão sobre a língua oral e escrita e a discussão sobre a variação linguística envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Fundamenta a proposta apresentada uma discussão sobre o letramento e a alfabetização (SOARES, 1998), sobre os multiletramentos (DIAS, 2012; ROJO, 2012; TEIXEIRA; LITRON, 2012), sobre a variação linguística e, mais especificamente, a monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Participaram da pesquisa-ação, além da professora-pesquisadora, 20 alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização do ensino fundamental de uma escola pública de Bagé-RS. A proposta de intervenção foi organizada em módulos ao longo dos quais foram realizadas variadas atividades envolvendo a reflexão sobre a variação linguística. A culminância da proposta de intervenção foi o lançamento de um documentário produzido pelos alunos. O resultado da proposta de alfabetização baseada na reflexão sobre a língua oral e escrita permitiu que as crianças construíssem seu processo de escrita e leitura de forma significativa e crítica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402
10.35499/tl.v12i2.5402
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402
identifier_str_mv 10.35499/tl.v12i2.5402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402/3479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 2 (2018); 92-102
2176-5782
10.35499/tl.v12i2
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1822181635521511424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.35499/tl.v12i2.5402