A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
DOI: | 10.35499/tl.v12i2.5402 |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação baseada em uma proposta de intervenção que buscou a reflexão sobre a língua oral e escrita e a discussão sobre a variação linguística envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Fundamenta a proposta apresentada uma discussão sobre o letramento e a alfabetização (SOARES, 1998), sobre os multiletramentos (DIAS, 2012; ROJO, 2012; TEIXEIRA; LITRON, 2012), sobre a variação linguística e, mais especificamente, a monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Participaram da pesquisa-ação, além da professora-pesquisadora, 20 alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização do ensino fundamental de uma escola pública de Bagé-RS. A proposta de intervenção foi organizada em módulos ao longo dos quais foram realizadas variadas atividades envolvendo a reflexão sobre a variação linguística. A culminância da proposta de intervenção foi o lançamento de um documentário produzido pelos alunos. O resultado da proposta de alfabetização baseada na reflexão sobre a língua oral e escrita permitiu que as crianças construíssem seu processo de escrita e leitura de forma significativa e crítica. |
id |
UNEB-4_51a1dfe2f54b8664c451c4cd9501ec10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5402 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
spelling |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetizaçãoEste trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação baseada em uma proposta de intervenção que buscou a reflexão sobre a língua oral e escrita e a discussão sobre a variação linguística envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Fundamenta a proposta apresentada uma discussão sobre o letramento e a alfabetização (SOARES, 1998), sobre os multiletramentos (DIAS, 2012; ROJO, 2012; TEIXEIRA; LITRON, 2012), sobre a variação linguística e, mais especificamente, a monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Participaram da pesquisa-ação, além da professora-pesquisadora, 20 alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização do ensino fundamental de uma escola pública de Bagé-RS. A proposta de intervenção foi organizada em módulos ao longo dos quais foram realizadas variadas atividades envolvendo a reflexão sobre a variação linguística. A culminância da proposta de intervenção foi o lançamento de um documentário produzido pelos alunos. O resultado da proposta de alfabetização baseada na reflexão sobre a língua oral e escrita permitiu que as crianças construíssem seu processo de escrita e leitura de forma significativa e crítica.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/540210.35499/tl.v12i2.5402Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 2 (2018); 92-1022176-578210.35499/tl.v12i2reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402/3479Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Débora Tatiane CostaSimioni, Taíse2021-05-06T21:49:59Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5402Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:49:59Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização Rosa, Débora Tatiane Costa Rosa, Débora Tatiane Costa |
title_short |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title_full |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
title_sort |
A importância do trabalho com a variação linguística em um primeiro ano do ciclo de alfabetização |
author |
Rosa, Débora Tatiane Costa |
author_facet |
Rosa, Débora Tatiane Costa Rosa, Débora Tatiane Costa Simioni, Taíse Simioni, Taíse |
author_role |
author |
author2 |
Simioni, Taíse |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Débora Tatiane Costa Simioni, Taíse |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa-ação baseada em uma proposta de intervenção que buscou a reflexão sobre a língua oral e escrita e a discussão sobre a variação linguística envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Fundamenta a proposta apresentada uma discussão sobre o letramento e a alfabetização (SOARES, 1998), sobre os multiletramentos (DIAS, 2012; ROJO, 2012; TEIXEIRA; LITRON, 2012), sobre a variação linguística e, mais especificamente, a monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005). Participaram da pesquisa-ação, além da professora-pesquisadora, 20 alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização do ensino fundamental de uma escola pública de Bagé-RS. A proposta de intervenção foi organizada em módulos ao longo dos quais foram realizadas variadas atividades envolvendo a reflexão sobre a variação linguística. A culminância da proposta de intervenção foi o lançamento de um documentário produzido pelos alunos. O resultado da proposta de alfabetização baseada na reflexão sobre a língua oral e escrita permitiu que as crianças construíssem seu processo de escrita e leitura de forma significativa e crítica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402 10.35499/tl.v12i2.5402 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v12i2.5402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5402/3479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 2 (2018); 92-102 2176-5782 10.35499/tl.v12i2 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1822181635521511424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.35499/tl.v12i2.5402 |