Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrera,Sylvia Domingos
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Maluf,Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100005
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar a influência da variação lingüística sobre a aquisição da linguagem escrita. Participaram da pesquisa 65 alunos de três classes da primeira série de uma escola pública de ensino fundamental. O material utilizado para avaliar o nível de variação lingüística das crianças foi aplicado no início do ano escolar. As provas utilizadas para avaliar os níveis de leitura e escrita foram aplicadas no início e final do ano letivo. A análise estatística mostrou correlação negativa significativa entre os níveis iniciais de variação lingüística e o desempenho final das crianças em leitura, sugerindo que a utilização de linguagem não-padrão pelos alunos pode dificultar o processo de alfabetização, sobretudo quando não trabalhada adequadamente pelas professoras. Os resultados obtidos sugerem a importância de uma efetiva difusão dos conhecimentos lingüísticos e sociolingüísticos, através dos cursos de formação de professores alfabetizadores.
id ABRAPEE-1_74acf81042f88f4d2f1d3aca6a6c44cf
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572004000100005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamentalVariação lingüísticaNorma cultaLinguagem popularA pesquisa teve como objetivo investigar a influência da variação lingüística sobre a aquisição da linguagem escrita. Participaram da pesquisa 65 alunos de três classes da primeira série de uma escola pública de ensino fundamental. O material utilizado para avaliar o nível de variação lingüística das crianças foi aplicado no início do ano escolar. As provas utilizadas para avaliar os níveis de leitura e escrita foram aplicadas no início e final do ano letivo. A análise estatística mostrou correlação negativa significativa entre os níveis iniciais de variação lingüística e o desempenho final das crianças em leitura, sugerindo que a utilização de linguagem não-padrão pelos alunos pode dificultar o processo de alfabetização, sobretudo quando não trabalhada adequadamente pelas professoras. Os resultados obtidos sugerem a importância de uma efetiva difusão dos conhecimentos lingüísticos e sociolingüísticos, através dos cursos de formação de professores alfabetizadores.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100005Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.1 2004reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572004000100005info:eu-repo/semantics/openAccessBarrera,Sylvia DomingosMaluf,Maria Reginapor2010-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572004000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-12-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental
title Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental
spellingShingle Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental
Barrera,Sylvia Domingos
Variação lingüística
Norma culta
Linguagem popular
title_short Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental
title_full Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental
title_fullStr Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental
title_sort Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental
author Barrera,Sylvia Domingos
author_facet Barrera,Sylvia Domingos
Maluf,Maria Regina
author_role author
author2 Maluf,Maria Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrera,Sylvia Domingos
Maluf,Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Variação lingüística
Norma culta
Linguagem popular
topic Variação lingüística
Norma culta
Linguagem popular
description A pesquisa teve como objetivo investigar a influência da variação lingüística sobre a aquisição da linguagem escrita. Participaram da pesquisa 65 alunos de três classes da primeira série de uma escola pública de ensino fundamental. O material utilizado para avaliar o nível de variação lingüística das crianças foi aplicado no início do ano escolar. As provas utilizadas para avaliar os níveis de leitura e escrita foram aplicadas no início e final do ano letivo. A análise estatística mostrou correlação negativa significativa entre os níveis iniciais de variação lingüística e o desempenho final das crianças em leitura, sugerindo que a utilização de linguagem não-padrão pelos alunos pode dificultar o processo de alfabetização, sobretudo quando não trabalhada adequadamente pelas professoras. Os resultados obtidos sugerem a importância de uma efetiva difusão dos conhecimentos lingüísticos e sociolingüísticos, através dos cursos de formação de professores alfabetizadores.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572004000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.8 n.1 2004
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604522266624