Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/126 |
Resumo: | Este artigo evidencia o erotismo no campo de violação do corpo feminino na literatura contemporânea de Dalton Trevisan. Aqui representada pelo conto Dinorá, moça do prazer (1997). A partir da exploração da subjetividade e a procura da identidade mais profunda dos personagens da narrativa, Trevisan faz de Dinorá a metonímia da sociedade brasileira atual e por meio de uma intertextualidade com Jonh Cleveland, ele nos aproxima de Fanny ao mostrar sua incursão primaria às tentações dos ambientes luxuoso dos bordéis brasileiros do século XX. Na medida de seus atrativos, uma mulher está exposta ao desejo do homem. Com efeito, tem-se nessa narrativa uma presença significativa do silêncio que, faz parte da estética da ficção pós-moderna. Verifica-se isso no tom dramático que Dinorá usa para descrever os acontecimentos e o ambiente que a iniciaram no mundo do luxo e do prazer, deixando assim, vir à tona o seu espanto diante do glamour do salão, no qual viria acontecer à orgia de iniciação. |
id |
UNEB-4_5cac133d98e0760e49359bc2c288fad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/126 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédiaSilêncioPrazerProstituiçãoEstéticaFicção contemporânea Este artigo evidencia o erotismo no campo de violação do corpo feminino na literatura contemporânea de Dalton Trevisan. Aqui representada pelo conto Dinorá, moça do prazer (1997). A partir da exploração da subjetividade e a procura da identidade mais profunda dos personagens da narrativa, Trevisan faz de Dinorá a metonímia da sociedade brasileira atual e por meio de uma intertextualidade com Jonh Cleveland, ele nos aproxima de Fanny ao mostrar sua incursão primaria às tentações dos ambientes luxuoso dos bordéis brasileiros do século XX. Na medida de seus atrativos, uma mulher está exposta ao desejo do homem. Com efeito, tem-se nessa narrativa uma presença significativa do silêncio que, faz parte da estética da ficção pós-moderna. Verifica-se isso no tom dramático que Dinorá usa para descrever os acontecimentos e o ambiente que a iniciaram no mundo do luxo e do prazer, deixando assim, vir à tona o seu espanto diante do glamour do salão, no qual viria acontecer à orgia de iniciação.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/12610.35499/tl.v2i1.126Tabuleiro de Letras; v. 2 n. 1 (2009): LINGUAGENS: LETRA, IMAGEM E SOM2176-578210.35499/tl.v2i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/126/78Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Robério Pereira2019-06-02T02:55:37Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/126Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:37Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia |
title |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia |
spellingShingle |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia Barreto, Robério Pereira Silêncio Prazer Prostituição Estética Ficção contemporânea |
title_short |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia |
title_full |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia |
title_fullStr |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia |
title_full_unstemmed |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia |
title_sort |
Dinorá: a inocência despedaçada no silêncio da tragédia |
author |
Barreto, Robério Pereira |
author_facet |
Barreto, Robério Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Robério Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Silêncio Prazer Prostituição Estética Ficção contemporânea |
topic |
Silêncio Prazer Prostituição Estética Ficção contemporânea |
description |
Este artigo evidencia o erotismo no campo de violação do corpo feminino na literatura contemporânea de Dalton Trevisan. Aqui representada pelo conto Dinorá, moça do prazer (1997). A partir da exploração da subjetividade e a procura da identidade mais profunda dos personagens da narrativa, Trevisan faz de Dinorá a metonímia da sociedade brasileira atual e por meio de uma intertextualidade com Jonh Cleveland, ele nos aproxima de Fanny ao mostrar sua incursão primaria às tentações dos ambientes luxuoso dos bordéis brasileiros do século XX. Na medida de seus atrativos, uma mulher está exposta ao desejo do homem. Com efeito, tem-se nessa narrativa uma presença significativa do silêncio que, faz parte da estética da ficção pós-moderna. Verifica-se isso no tom dramático que Dinorá usa para descrever os acontecimentos e o ambiente que a iniciaram no mundo do luxo e do prazer, deixando assim, vir à tona o seu espanto diante do glamour do salão, no qual viria acontecer à orgia de iniciação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/126 10.35499/tl.v2i1.126 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/126 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v2i1.126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/126/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 2 n. 1 (2009): LINGUAGENS: LETRA, IMAGEM E SOM 2176-5782 10.35499/tl.v2i1 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211678930927616 |