“Te manque”! Transcriação da identidade e subversão em Paris in Burning
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6036 |
Resumo: | Resumo: Este ensaio propõe uma discussão em torno dos conceitos de “identidade”, “diferença” e “subversão no filme-documentário Paris in Burning. “Paris in Burning” ou Paris em Chamas tem uma duração de 78 minutos e trata-se de uma crônica sobre a “ball culture”, de New York e as minorias culturais que participavam e organizavam este evento. Ali se misturava desfile de moda com habilidades de dança, movimentos hieróglifos do Antigo Egito e ginástica olímpica. A enigmática cantora-performer Grace Jones utilizou desta cena para compor seu estilo. A comunidade afro americana gay surge trazendo uma série de questões de natureza étnico-raciais, política e de gênero no bojo da arte das múltiplas performances, tendo como fio condutor a arte e a liberdade de “ser o que se quiser”. Paris is Burning trata-se de identidade, diferença, liberdade, arte e transgressão. É um filme que vem abalando as certezas da heteronormatividade compulsória, colocando em xeque o “sexo rei”, o sujeito centrado e trazendo à luz o excêntrico e, junto com ele, a arte da diferença envolvendo, acima de tudo, as relações homoafetivas negras com seus dramas, temores e tremores. Desse modo, as múltiplas identidades são construídas e fabricadas nas relações de poder e ligadas a fortes sistemas de representação. |
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“Te manque”! Transcriação da identidade e subversão em Paris in BurningParis in burningIdentidadeDiferençaPerformanceSubversão.Resumo: Este ensaio propõe uma discussão em torno dos conceitos de “identidade”, “diferença” e “subversão no filme-documentário Paris in Burning. “Paris in Burning” ou Paris em Chamas tem uma duração de 78 minutos e trata-se de uma crônica sobre a “ball culture”, de New York e as minorias culturais que participavam e organizavam este evento. Ali se misturava desfile de moda com habilidades de dança, movimentos hieróglifos do Antigo Egito e ginástica olímpica. A enigmática cantora-performer Grace Jones utilizou desta cena para compor seu estilo. A comunidade afro americana gay surge trazendo uma série de questões de natureza étnico-raciais, política e de gênero no bojo da arte das múltiplas performances, tendo como fio condutor a arte e a liberdade de “ser o que se quiser”. Paris is Burning trata-se de identidade, diferença, liberdade, arte e transgressão. É um filme que vem abalando as certezas da heteronormatividade compulsória, colocando em xeque o “sexo rei”, o sujeito centrado e trazendo à luz o excêntrico e, junto com ele, a arte da diferença envolvendo, acima de tudo, as relações homoafetivas negras com seus dramas, temores e tremores. Desse modo, as múltiplas identidades são construídas e fabricadas nas relações de poder e ligadas a fortes sistemas de representação.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/603610.35499/tl.v13i1.6036Tabuleiro de Letras; v. 13 n. 1 (2019); 41-622176-578210.35499/tl.v13i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/6036/3971Copyright (c) 2019 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Paulo PetronilioPinto, Divino José2021-05-06T21:33:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6036Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:33:52Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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