A interculturalidade nos livros didáticos de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Ernesto Silveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/156
Resumo: Segundo estudos recentes, as abordagens de ensino de língua inglesa têm se modificado bastante, devido à situação da língua na atualidade (língua global e world Englishes) e às notórias revoluções nos meios de comunicação e tecnologias que têm facilitado o contato entre pessoas de línguas e culturas diversas; nesse contexto o ensino e aprendizado do inglês devem levar em conta essas situações interculturais para que os traços socioculturais que caracterizam os falantes se tornem, na verdade, aspectos relevantes para a compreensão mútua e a autovalorização. Essa perspectiva intercultural é componente da competência comunicativa intercultural (CCI) a qual tem sido divulgada por vários estudiosos da contemporaneidade, sobretudo Byram (2002). Oliveira (2010) é uma das difusoras da CCI no Brasil e defende a promoção do ensino de inglês que envolva o desenvolvimento da CCI e o respeito às variedades de inglês faladas no mundo. Fundamentada, principalmente, nas propostas de Byram (CCI) e de Kachru (world Englishes), a autora desenvolveu um checklist para identificar pontos de convergência entre livros didáticos de inglês e as propostas de ensino e aprendizado da língua na atualidade. O presente artigo apresenta uma análise de duas coleções de livros didáticos de inglês do ensino médio: Upgrade da editora Richmond e Prime da editora MacMillan. As obras fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático 2011 que sugere os livros a serem utilizados pelo ensino médio no ano de 2012. A análise, baseada na proposta de Oliveira (2010), concluiu que ambas as coleções parecem estar assimilando a ideia da interculturalidade, contudo ainda precisam assumir (e mostrar) o fato de que a língua inglesa, hoje, compreende inúmeras variedades.
id UNEB-4_6453ac7d631cab6c50676144a7af070c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/156
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling A interculturalidade nos livros didáticos de inglêsLivro didáticoInterculturalidadeInglêsWorld Englishes Segundo estudos recentes, as abordagens de ensino de língua inglesa têm se modificado bastante, devido à situação da língua na atualidade (língua global e world Englishes) e às notórias revoluções nos meios de comunicação e tecnologias que têm facilitado o contato entre pessoas de línguas e culturas diversas; nesse contexto o ensino e aprendizado do inglês devem levar em conta essas situações interculturais para que os traços socioculturais que caracterizam os falantes se tornem, na verdade, aspectos relevantes para a compreensão mútua e a autovalorização. Essa perspectiva intercultural é componente da competência comunicativa intercultural (CCI) a qual tem sido divulgada por vários estudiosos da contemporaneidade, sobretudo Byram (2002). Oliveira (2010) é uma das difusoras da CCI no Brasil e defende a promoção do ensino de inglês que envolva o desenvolvimento da CCI e o respeito às variedades de inglês faladas no mundo. Fundamentada, principalmente, nas propostas de Byram (CCI) e de Kachru (world Englishes), a autora desenvolveu um checklist para identificar pontos de convergência entre livros didáticos de inglês e as propostas de ensino e aprendizado da língua na atualidade. O presente artigo apresenta uma análise de duas coleções de livros didáticos de inglês do ensino médio: Upgrade da editora Richmond e Prime da editora MacMillan. As obras fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático 2011 que sugere os livros a serem utilizados pelo ensino médio no ano de 2012. A análise, baseada na proposta de Oliveira (2010), concluiu que ambas as coleções parecem estar assimilando a ideia da interculturalidade, contudo ainda precisam assumir (e mostrar) o fato de que a língua inglesa, hoje, compreende inúmeras variedades.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15610.35499/tl.v0i3.156Tabuleiro de Letras; n. 3 (2011): LINGUAGENS: IDENTIDADE, DIVERSIDADE2176-578210.35499/tl.v0i3reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/156/107Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Victor Ernesto Silveira2019-06-02T02:55:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/156Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:39Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
title A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
spellingShingle A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
Silva, Victor Ernesto Silveira
Livro didático
Interculturalidade
Inglês
World Englishes
title_short A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
title_full A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
title_fullStr A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
title_full_unstemmed A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
title_sort A interculturalidade nos livros didáticos de inglês
author Silva, Victor Ernesto Silveira
author_facet Silva, Victor Ernesto Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victor Ernesto Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Interculturalidade
Inglês
World Englishes
topic Livro didático
Interculturalidade
Inglês
World Englishes
description Segundo estudos recentes, as abordagens de ensino de língua inglesa têm se modificado bastante, devido à situação da língua na atualidade (língua global e world Englishes) e às notórias revoluções nos meios de comunicação e tecnologias que têm facilitado o contato entre pessoas de línguas e culturas diversas; nesse contexto o ensino e aprendizado do inglês devem levar em conta essas situações interculturais para que os traços socioculturais que caracterizam os falantes se tornem, na verdade, aspectos relevantes para a compreensão mútua e a autovalorização. Essa perspectiva intercultural é componente da competência comunicativa intercultural (CCI) a qual tem sido divulgada por vários estudiosos da contemporaneidade, sobretudo Byram (2002). Oliveira (2010) é uma das difusoras da CCI no Brasil e defende a promoção do ensino de inglês que envolva o desenvolvimento da CCI e o respeito às variedades de inglês faladas no mundo. Fundamentada, principalmente, nas propostas de Byram (CCI) e de Kachru (world Englishes), a autora desenvolveu um checklist para identificar pontos de convergência entre livros didáticos de inglês e as propostas de ensino e aprendizado da língua na atualidade. O presente artigo apresenta uma análise de duas coleções de livros didáticos de inglês do ensino médio: Upgrade da editora Richmond e Prime da editora MacMillan. As obras fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático 2011 que sugere os livros a serem utilizados pelo ensino médio no ano de 2012. A análise, baseada na proposta de Oliveira (2010), concluiu que ambas as coleções parecem estar assimilando a ideia da interculturalidade, contudo ainda precisam assumir (e mostrar) o fato de que a língua inglesa, hoje, compreende inúmeras variedades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/156
10.35499/tl.v0i3.156
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/156
identifier_str_mv 10.35499/tl.v0i3.156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/156/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; n. 3 (2011): LINGUAGENS: IDENTIDADE, DIVERSIDADE
2176-5782
10.35499/tl.v0i3
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211678968676352