Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas

Bibliographic Details
Main Author: Ribeiro, Kelli da Rosa
Publication Date: 2014
Format: Article
Language: por
Source: Tabuleiro de Letras
Download full: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/796
Summary: Este artigo analisa, sob uma abordagem dialógica da linguagem, cinco anúncios de classificados de serviços sexuais de diferentes jornais brasileiros. Levando em conta que as palavras mobilizadas nos discursos fazem reverberar relações de valoração social, verificaremos como as diversas vozes sociais se engendram nos anúncios e criam as imagens discursivas do locutor e do interlocutor. Mostraremos, por meio da análise dialógica da linguagem, como as relações sociais mercadológicas e publicitárias se instauram e criam sentidos nesses discursos que põem à venda o corpo e o prazer proporcionado por homens e mulheres. De um lado, este artigo tem suporte teórico, a partir das concepções de M. Bakhtin e seu Círculo a respeito da linguagem, envolvendo questões de gênero discursivo, enunciado e palavra; de outro lado, levantamos reflexões a respeito do anúncio publicitário e sua relação na sociedade pós-moderna, por meio das discussões de Dominique Maingueneau e Dany-Robert Dufour. Dessa forma, buscamos refletir como são refletidos e refratados efeitos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor nos anúncios. Entenderemos, a partir das análises, que as imagens discursivas do locutor e do interlocutor se relacionam dialogicamente com vozes sociais que propagam o consumo de bens materiais, serviços, valores e prazer.
id UNEB-4_af8046d244909d689c5e2797a57600cd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/796
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicasAnúncios de serviços sexuaisRelações dialógicasPublicidadeConsumoEste artigo analisa, sob uma abordagem dialógica da linguagem, cinco anúncios de classificados de serviços sexuais de diferentes jornais brasileiros. Levando em conta que as palavras mobilizadas nos discursos fazem reverberar relações de valoração social, verificaremos como as diversas vozes sociais se engendram nos anúncios e criam as imagens discursivas do locutor e do interlocutor. Mostraremos, por meio da análise dialógica da linguagem, como as relações sociais mercadológicas e publicitárias se instauram e criam sentidos nesses discursos que põem à venda o corpo e o prazer proporcionado por homens e mulheres. De um lado, este artigo tem suporte teórico, a partir das concepções de M. Bakhtin e seu Círculo a respeito da linguagem, envolvendo questões de gênero discursivo, enunciado e palavra; de outro lado, levantamos reflexões a respeito do anúncio publicitário e sua relação na sociedade pós-moderna, por meio das discussões de Dominique Maingueneau e Dany-Robert Dufour. Dessa forma, buscamos refletir como são refletidos e refratados efeitos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor nos anúncios. Entenderemos, a partir das análises, que as imagens discursivas do locutor e do interlocutor se relacionam dialogicamente com vozes sociais que propagam o consumo de bens materiais, serviços, valores e prazer.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/79610.35499/tl.v8i01.796Tabuleiro de Letras; v. 8 n. 1 (2014); 71-952176-578210.35499/tl.v8i01reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/796/552Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Kelli da Rosa2020-10-03T18:15:12Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/796Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2020-10-03T18:15:12Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas
title Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas
spellingShingle Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas
Ribeiro, Kelli da Rosa
Anúncios de serviços sexuais
Relações dialógicas
Publicidade
Consumo
title_short Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas
title_full Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas
title_fullStr Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas
title_full_unstemmed Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas
title_sort Anúncios de serviços sexuais: arena de relações dialógicas
author Ribeiro, Kelli da Rosa
author_facet Ribeiro, Kelli da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Kelli da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Anúncios de serviços sexuais
Relações dialógicas
Publicidade
Consumo
topic Anúncios de serviços sexuais
Relações dialógicas
Publicidade
Consumo
description Este artigo analisa, sob uma abordagem dialógica da linguagem, cinco anúncios de classificados de serviços sexuais de diferentes jornais brasileiros. Levando em conta que as palavras mobilizadas nos discursos fazem reverberar relações de valoração social, verificaremos como as diversas vozes sociais se engendram nos anúncios e criam as imagens discursivas do locutor e do interlocutor. Mostraremos, por meio da análise dialógica da linguagem, como as relações sociais mercadológicas e publicitárias se instauram e criam sentidos nesses discursos que põem à venda o corpo e o prazer proporcionado por homens e mulheres. De um lado, este artigo tem suporte teórico, a partir das concepções de M. Bakhtin e seu Círculo a respeito da linguagem, envolvendo questões de gênero discursivo, enunciado e palavra; de outro lado, levantamos reflexões a respeito do anúncio publicitário e sua relação na sociedade pós-moderna, por meio das discussões de Dominique Maingueneau e Dany-Robert Dufour. Dessa forma, buscamos refletir como são refletidos e refratados efeitos do consumo nas imagens discursivas do locutor e do interlocutor nos anúncios. Entenderemos, a partir das análises, que as imagens discursivas do locutor e do interlocutor se relacionam dialogicamente com vozes sociais que propagam o consumo de bens materiais, serviços, valores e prazer.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/796
10.35499/tl.v8i01.796
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/796
identifier_str_mv 10.35499/tl.v8i01.796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/796/552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 8 n. 1 (2014); 71-95
2176-5782
10.35499/tl.v8i01
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211679305269248