A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Maria Bethânia Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paim, Marcela Moura Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5573
Resumo: Este artigo insere-se na perspectiva de investigação lexical e propõe o levantamento das denominações para vestuário íntimo usadas por falantes de cinco pontos distribuídos entre os Estados de Alagoas e Sergipe.Realizou-se análise da variação semântico-lexical constantes no corpusdo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) nos referidos pontos do Nordeste do Brasil. A metodologia consistiu na leitura de textos teóricos referentes ao tema; seleção do corpus, constituído de inquéritos de pontos situados no interior dos referidos estados, do banco de dados do Projeto ALiB; análise dos dados, verificando-se relações entre o uso das variantes lexicais e fatores sociais. Foram considerados inquéritos de informantes dos grupos etários I (18-30 anos) e II (50-65 anos) do Questionário Semântico Lexical do ALiB, campo semântico vestuário e acessórios (itens calcinhae cueca) para a análise da seleção lexical realizada por falantes de cidades do Nordeste brasileiro. Pretende-se, portanto: (i) registrar as denominações para calcinhae cuecanos pontos supracitados; (ii) analisar as lexias e suas relações com fatores sociais relacionados aos informantes; (iii) confeccionar cartas linguísticas que retratem diatopicamente as variantes lexicais no Brasil. A análise do corpuspossibilitou o registro da diversidade lexical do português falado no Brasil, considerando-se princípios da Dialetologia Pluridimensional.
id UNEB-4_e4b66502ec18744314dbe68ccd4b11fc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5573
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiBEste artigo insere-se na perspectiva de investigação lexical e propõe o levantamento das denominações para vestuário íntimo usadas por falantes de cinco pontos distribuídos entre os Estados de Alagoas e Sergipe.Realizou-se análise da variação semântico-lexical constantes no corpusdo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) nos referidos pontos do Nordeste do Brasil. A metodologia consistiu na leitura de textos teóricos referentes ao tema; seleção do corpus, constituído de inquéritos de pontos situados no interior dos referidos estados, do banco de dados do Projeto ALiB; análise dos dados, verificando-se relações entre o uso das variantes lexicais e fatores sociais. Foram considerados inquéritos de informantes dos grupos etários I (18-30 anos) e II (50-65 anos) do Questionário Semântico Lexical do ALiB, campo semântico vestuário e acessórios (itens calcinhae cueca) para a análise da seleção lexical realizada por falantes de cidades do Nordeste brasileiro. Pretende-se, portanto: (i) registrar as denominações para calcinhae cuecanos pontos supracitados; (ii) analisar as lexias e suas relações com fatores sociais relacionados aos informantes; (iii) confeccionar cartas linguísticas que retratem diatopicamente as variantes lexicais no Brasil. A análise do corpuspossibilitou o registro da diversidade lexical do português falado no Brasil, considerando-se princípios da Dialetologia Pluridimensional.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/557310.35499/tl.v12i0.5573Tabuleiro de Letras; v. 12 (2018): Especial; 170-1842176-578210.35499/tl.v12i0reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5573/3509Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaes, Maria Bethânia GomesPaim, Marcela Moura Torres2021-05-06T21:41:31Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5573Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:41:31Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB
title A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB
spellingShingle A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB
Paes, Maria Bethânia Gomes
title_short A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB
title_full A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB
title_fullStr A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB
title_full_unstemmed A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB
title_sort A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB
author Paes, Maria Bethânia Gomes
author_facet Paes, Maria Bethânia Gomes
Paim, Marcela Moura Torres
author_role author
author2 Paim, Marcela Moura Torres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Maria Bethânia Gomes
Paim, Marcela Moura Torres
description Este artigo insere-se na perspectiva de investigação lexical e propõe o levantamento das denominações para vestuário íntimo usadas por falantes de cinco pontos distribuídos entre os Estados de Alagoas e Sergipe.Realizou-se análise da variação semântico-lexical constantes no corpusdo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) nos referidos pontos do Nordeste do Brasil. A metodologia consistiu na leitura de textos teóricos referentes ao tema; seleção do corpus, constituído de inquéritos de pontos situados no interior dos referidos estados, do banco de dados do Projeto ALiB; análise dos dados, verificando-se relações entre o uso das variantes lexicais e fatores sociais. Foram considerados inquéritos de informantes dos grupos etários I (18-30 anos) e II (50-65 anos) do Questionário Semântico Lexical do ALiB, campo semântico vestuário e acessórios (itens calcinhae cueca) para a análise da seleção lexical realizada por falantes de cidades do Nordeste brasileiro. Pretende-se, portanto: (i) registrar as denominações para calcinhae cuecanos pontos supracitados; (ii) analisar as lexias e suas relações com fatores sociais relacionados aos informantes; (iii) confeccionar cartas linguísticas que retratem diatopicamente as variantes lexicais no Brasil. A análise do corpuspossibilitou o registro da diversidade lexical do português falado no Brasil, considerando-se princípios da Dialetologia Pluridimensional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5573
10.35499/tl.v12i0.5573
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5573
identifier_str_mv 10.35499/tl.v12i0.5573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5573/3509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 12 (2018): Especial; 170-184
2176-5782
10.35499/tl.v12i0
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211679718408192