O estatuto do léxico segundo abordagem gerativa: aquisição de L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lancini, Simone
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Maria Alzira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5004
Resumo: RESUMO: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o estatuto do léxico segundo abordagem gerativa de Chomsky (1965). Seguindo uma perspectiva de aplicação do léxico nos estudos de aprendizagem da segunda língua (L2), o artigo procura exibir, de forma sintética, como a investigação centrada no léxico tem vindo a evoluir, e como cada uma das abordagens teóricas gerativas pode ser aplicada nos estudos de aquisição de L2. Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma discussão sobre o estatuto léxico, considerando a aquisição de L2. Parte-se da hipótese de que o léxico tem um papel relevante na construção da gramática interna dos falantes. Nesse cenário, procuramos responder como o léxico tem sido reconhecido na construção da gramática interna do falante de qualquer língua natural. Para isso, seguimos a abordagem teórica de Chomsky em (1965), que a partir dos anos oitenta, iniciou seus estudos do léxico, considerando-o como um componente cada vez mais abrangente de propriedades e funções da aquisição da L2, até a algum tempo atribuída em particular à sintaxe.  Palavras-chave: Léxico. Gerativa. Aprendizagem da Segunda Língua (L2).
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spelling O estatuto do léxico segundo abordagem gerativa: aquisição de L2Léxico. Gerativa. Aprendizagem da Segunda Língua (L2).RESUMO: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o estatuto do léxico segundo abordagem gerativa de Chomsky (1965). Seguindo uma perspectiva de aplicação do léxico nos estudos de aprendizagem da segunda língua (L2), o artigo procura exibir, de forma sintética, como a investigação centrada no léxico tem vindo a evoluir, e como cada uma das abordagens teóricas gerativas pode ser aplicada nos estudos de aquisição de L2. Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma discussão sobre o estatuto léxico, considerando a aquisição de L2. Parte-se da hipótese de que o léxico tem um papel relevante na construção da gramática interna dos falantes. Nesse cenário, procuramos responder como o léxico tem sido reconhecido na construção da gramática interna do falante de qualquer língua natural. Para isso, seguimos a abordagem teórica de Chomsky em (1965), que a partir dos anos oitenta, iniciou seus estudos do léxico, considerando-o como um componente cada vez mais abrangente de propriedades e funções da aquisição da L2, até a algum tempo atribuída em particular à sintaxe.  Palavras-chave: Léxico. Gerativa. Aprendizagem da Segunda Língua (L2).Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2018-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/500410.35499/tl.v12i1.5004Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 1 (2018); 253-2652176-578210.35499/tl.v12i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5004/3257Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLancini, SimoneLeite, Maria Alzira2021-05-06T21:56:03Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5004Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:56:03Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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