Erico Verissimo: história da literatura ou ficção?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/138 |
Resumo: | Neste artigo, defendemos que a Breve História da Literatura Brasileira, de Erico Verissimo, é antes uma ficção do que uma história da literatura e não pode, portanto, ser classificada como tal. Para sustentarmos nossa afirmação, analisamos a obra do escritor gaúcho a partir da teoria proposta por David Perkins em seu estudo História da Literatura e Narração em que indica os elementos essenciais da narrativa para se produzir uma boa história da literatura, quais sejam: citação de fontes, narração em 3ª pessoa, clareza de objetivos, eleição de um herói, enredo da história dentro de espaço e tempo arbitrários, e argumentos com os quais o historiador deve convencer, persuadir o leitor. Depois de examinarmos cada um deles destacando passagens do texto de Verissimo que são contrárias a alguns desses itens, constatamos, por exemplo, que a falta de comprovação de dados e as intromissões que faz no texto constantemente permitindo-se, inclusive, conversar com o público/leitor, fazer comentários e contar histórias pessoais de sua infância e adolescência, denunciam a sua falta de talento para historiador e mostram claramente que se comporta como um ficcionista em todos os capítulos. Mas isso o próprio escritor explica, pois segundo suas palavras, é apenas um contador de histórias confirmando, ele mesmo, a sua falta de jeito para o texto científico objetivo. |
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Erico Verissimo: história da literatura ou ficção? Neste artigo, defendemos que a Breve História da Literatura Brasileira, de Erico Verissimo, é antes uma ficção do que uma história da literatura e não pode, portanto, ser classificada como tal. Para sustentarmos nossa afirmação, analisamos a obra do escritor gaúcho a partir da teoria proposta por David Perkins em seu estudo História da Literatura e Narração em que indica os elementos essenciais da narrativa para se produzir uma boa história da literatura, quais sejam: citação de fontes, narração em 3ª pessoa, clareza de objetivos, eleição de um herói, enredo da história dentro de espaço e tempo arbitrários, e argumentos com os quais o historiador deve convencer, persuadir o leitor. Depois de examinarmos cada um deles destacando passagens do texto de Verissimo que são contrárias a alguns desses itens, constatamos, por exemplo, que a falta de comprovação de dados e as intromissões que faz no texto constantemente permitindo-se, inclusive, conversar com o público/leitor, fazer comentários e contar histórias pessoais de sua infância e adolescência, denunciam a sua falta de talento para historiador e mostram claramente que se comporta como um ficcionista em todos os capítulos. Mas isso o próprio escritor explica, pois segundo suas palavras, é apenas um contador de histórias confirmando, ele mesmo, a sua falta de jeito para o texto científico objetivo.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/13810.35499/tl.v3i1.138Tabuleiro de Letras; v. 3 n. 1 (2010): NÚMERO ESPECIAL PROGRAMA PROCAD: PUCRS/UNEB2176-578210.35499/tl.v3i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/138/89Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Silva, Ângela Maria Garcia dos2019-06-02T02:55:38Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/138Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:38Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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