Experiências memoriais na ficção de Erico Verissimo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202471 |
Resumo: | Esta tese examina o papel desempenhado pela memória na ficção do escritor brasileiro Erico Verissimo (1905-1975). Para tanto, selecionamos como textos literários de estudo quatro contos – “As mãos de meu filho” (1942), “Sonata” (1958), “Os devaneios do general” (1942) e “A ponte” (1958)”, uma novela – Noite (1954), e um romance – O prisioneiro (1967). Tomadas em conjunto, tais narrativas caracterizam-se como “ficções de memória” (NEUMANN, 2008), uma vez que possibilitam investigar a recordação de episódios pretéritos por meio da análise da forma como os protagonistas realizam a imersão em relação aos seus próprios passados, em seus diferentes contextos, por meio de experiências que transformaram suas vidas, tanto no plano pessoal quanto no coletivo, e como, no processo, (re)constroem suas identidades. O apoio teórico necessário para que possamos atingir tal objetivo procede de autores que examinam a questão da memória a partir de diferentes pontos de vista: Henri Bergson (1999, 2006), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1989, 1992), David Lowenthal (1998), Joël Candau (2013, 2014) e Paul Ricoeur (2007). Ao final, temos um considerável mosaico de experiências memoriais, as quais auxiliam em uma maior compreensão do fenômeno mnemônico tendo como alvo a ficção de Erico Verissimo. |
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Brizotto, BrunoBordini, Maria da Glória2019-12-11T03:58:49Z2019http://hdl.handle.net/10183/202471001107822Esta tese examina o papel desempenhado pela memória na ficção do escritor brasileiro Erico Verissimo (1905-1975). Para tanto, selecionamos como textos literários de estudo quatro contos – “As mãos de meu filho” (1942), “Sonata” (1958), “Os devaneios do general” (1942) e “A ponte” (1958)”, uma novela – Noite (1954), e um romance – O prisioneiro (1967). Tomadas em conjunto, tais narrativas caracterizam-se como “ficções de memória” (NEUMANN, 2008), uma vez que possibilitam investigar a recordação de episódios pretéritos por meio da análise da forma como os protagonistas realizam a imersão em relação aos seus próprios passados, em seus diferentes contextos, por meio de experiências que transformaram suas vidas, tanto no plano pessoal quanto no coletivo, e como, no processo, (re)constroem suas identidades. O apoio teórico necessário para que possamos atingir tal objetivo procede de autores que examinam a questão da memória a partir de diferentes pontos de vista: Henri Bergson (1999, 2006), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1989, 1992), David Lowenthal (1998), Joël Candau (2013, 2014) e Paul Ricoeur (2007). Ao final, temos um considerável mosaico de experiências memoriais, as quais auxiliam em uma maior compreensão do fenômeno mnemônico tendo como alvo a ficção de Erico Verissimo.This thesis examines the role played by memory in the fiction of Brazilian writer Erico Verissimo (1905-1975). In order to do so, we have selected four short stories – “The hands of my son” (1942), “Sonata” (1958), “The daydreams of the general” (1942) and “The bridge” (1958), a novella – Night (1954), and a novel – The prisoner (1967). Taken together, such narratives are characterized as “fictions of memory” (Neumann, 2008), since they make it possible to investigate the recollection of past episodes by analyzing how the protagonists perform the immersion in relation to their own past, in their different contexts, through experiences that have transformed their lives, both personally and collectively, and how, in the process, they (re)construct their identities. The theoretical support necessary to reach such objective comes from authors who examine the question of memory from different points of view: Henri Bergson (1999, 2006), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1989, 1992), David Lowenthal (1998), Joël Candau (2013, 2014) and Paul Ricoeur (2007). In the end, we have a considerable mosaic of memory experiences, which aid in a greater understanding of the mnemonic phenomenon, targeting the fiction of Erico Verissimo.application/pdfporVeríssimo, Érico, 1905-1975MemóriaIdentidadeEsquecimentoLiteraturaHistóriaMemoryIdentityForgettingHistoryLiteratureExperiências memoriais na ficção de Erico Verissimoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107822.pdf.txt001107822.pdf.txtExtracted Texttext/plain594923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202471/2/001107822.pdf.txtbaaee31d561908fec103161b591c70acMD52ORIGINAL001107822.pdfTexto completoapplication/pdf1526354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202471/1/001107822.pdf905da8292fa1875e494a9f7852806f82MD5110183/2024712019-12-12 04:59:47.260614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-12T06:59:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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