O numeral como fator de persuasão no discurso da publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Esther Gomes de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento, Suzete Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/111
Resumo: Neste trabalho, buscamos disseminar o projeto de pesquisa intitulado “Aspectos Gramaticais na Argumentação Publicitária”, fundamentado nas linhas teóricas da Semântica Argumentativa e da Lingüística Textual, em andamento no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina. A publicidade é altamente argumentativa e utiliza as mais diversas técnicas para persuadir o interlocutor e garantir sua adesão ao jogo do discurso. Cada anunciante tenta ressaltar os aspectos positivos de seu produto, apelando para o uso de variados recursos lingüísticos e visuais.  Hoje em dia é impossível imaginarmos um mundo sem publicidade, ela nos rodeia e já faz parte da nossa vida, desempenhando, muitas vezes, um papel decisivo em nossas opções e decisões do cotidiano. Acreditamos que, se o leitor compreender os mecanismos que subjazem na mensagem do anúncio, terá mais elementos para fazer uma leitura crítica e se deixar persuadir ou não. Neste artigo, objetivamos mostrar como o numeral, de modo geral, aceito como um dado informativo, preciso e de credibilidade, na propaganda, figura não só como importantíssima voz de autoridade, como também demarca o lugar de quantidade. Assim, os numerais, aparentemente objetivos, criam, no contexto discursivo, determinados efeitos de sentido que, de forma implícita, demonstram uma poderosa força argumentativa.
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