MEMÓRIAS DIGITAIS: histórias escolares revisitadas nas redes sociais virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Robson Fonseca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3061
Resumo: Enveredar pelas comunidades escolares virtuais, numa possível reaproximação da minha tese de doutoramento, é a vocação deste artigo. De que maneira as memórias dos ex-alunos se inscrevem nas redes sociais da web? Os scraps produzem um imaginário e exprimem relações com os sujeitos ou grupos do tempo escolar, trilhando pelos caminhos das memórias das vidas dos usuários; será que podemos considerá-lo um texto autobiográfico? O mundo das novas tecnologias otimizou novos espaços de sociabilidade, de informação; as memórias nas comunidades escolares do Orkut, mais especificamente, do Colégio Militar do Rio de Janeiro, assim como do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro mantêm um espírito romântico aceso, mesmo no imperativo das conexões virtuais. Nos diários on-line, os sujeitos também escrevem as suas experiências escolares. Por que os usuários escrevem as suas histórias nessas redes virtuais? É possível pensar que, em frente à tela do computador, os usuários encurtam distâncias de um tempo escolar; diminuindo as saudades, as lembranças escolares se multiplicam, anunciando uma nova prática de escrita, insinuando-se por novos “refúgios do eu”. A performance discursiva dos posts constrói as memórias dos sujeitos nessa rede social virtual. Valho-me dos estudiosos Alberca (2000), Bakhtin (1999), Chartier (2002), Sibilia (2008) para me ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos diversos suportes das escritas pessoais.
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