Escritas à deriva: memórias escolares nas redes sociais virtuais
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1729 |
Resumo: | O tempo das tecnologias digitais revolucionou os olhares, as atenções e as emoções dos sujeitos na história da escrita/leitura, ressignificando, portanto, as funções e as relações do usuário junto à tela do computador. Quando se navega na internet, também é possível se deparar com narrativas saudosistas, nostálgicas; o ex-aluno se apropria da palavra, da cultura e dos meios para relatar a sua vida. Nesse território virtual, o usuário almeja colocar em cena as suas histórias escolares. Mas quem são estes sujeitos? Quais os significados e intenções que os usuários atribuem aos seus textos? Navegando nas Comunidades do Orkut do Colégio Militar do Rio de Janeiro e do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro foi possível refletir que o conjunto dessas escritas digitais permite ao pesquisador encontrar descrições variadas sobre a vida cotidiana escolar. Valho-me dos estudiosos Castillo Gòmes (2000), Vinhao (1997), Chartier (2002), Bauman (2011), e Lejeune (2009) para me ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos diversos suportes de escrita. |
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Escritas à deriva: memórias escolares nas redes sociais virtuaisMemórias Digitais. Redes Sociais do Orkut. História da Educação.EducaçãoO tempo das tecnologias digitais revolucionou os olhares, as atenções e as emoções dos sujeitos na história da escrita/leitura, ressignificando, portanto, as funções e as relações do usuário junto à tela do computador. Quando se navega na internet, também é possível se deparar com narrativas saudosistas, nostálgicas; o ex-aluno se apropria da palavra, da cultura e dos meios para relatar a sua vida. Nesse território virtual, o usuário almeja colocar em cena as suas histórias escolares. Mas quem são estes sujeitos? Quais os significados e intenções que os usuários atribuem aos seus textos? Navegando nas Comunidades do Orkut do Colégio Militar do Rio de Janeiro e do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro foi possível refletir que o conjunto dessas escritas digitais permite ao pesquisador encontrar descrições variadas sobre a vida cotidiana escolar. Valho-me dos estudiosos Castillo Gòmes (2000), Vinhao (1997), Chartier (2002), Bauman (2011), e Lejeune (2009) para me ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos diversos suportes de escrita. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/172910.26568/2359-2087.2016.1729EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 3 n. 5 (2016); 113-1282359-20872359-208710.26568/educa.v3i5reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1729/1580Simões, Robson FonsecaAndrade, Fábio Santos dePimenta, Jussara Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-30T16:50:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1729Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-10-30T16:50:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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