GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Isabel Maria Sabino de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ricardo Rodrigues da, Silva, Silvina Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7109
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as principais características e funcionalidades do programa gerenciador de referências bibliográficas Mendeley, e apresentar um relato sobre uma ação formativa relacionada a esse software, realizada no contexto de um grupo de estudos de um Programa de Pós-graduação em Educação. Devido ao grande repertório de informações a que os pesquisadores educacionais têm acesso atualmente, pode ser benéfica a associação de dispositivos e recursos tecnológicos a ações investigativas. Nesse contexto, insere-se o Mendeley, que é um gerenciador de referências que combina uma versão disponível para computadores, um aplicativo para dispositivos móveis e uma rede social on-line, apresentando diversas opções de leitura e organização de arquivos em PDF, além de anotações e destaques variados nos documentos e da busca de palavras e termos em todo o acervo de arquivos. A utilização do Mendeley demanda uma aprendizagem básica das suas principais funcionalidades. Nesse sentido, promoveu-se uma oficina sobre esse gerenciador de referências com integrantes de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação. O primeiro momento da oficina consistiu em uma exploração teórica da temática; o segundo correspondeu à atividade prática em que os participantes fizeram uso do gerenciador Mendeley. Os participantes da oficina indicaram que o Mendeley lhes teria sido sugerido por colegas de grupo de estudos ou de pesquisas. Foram sinalizadas pelos participantes da oficina como características do Mendeley mais importantes: gratuidade, integração com programa editor de textos, armazenamento na nuvem e sincronização de dados de arquivos, integração com o sistema operacional do computador, criação de pastas para organização de referências e adição de citações diretamente nos textos. Quanto à organização/utilização de arquivos PDF, os principais aspectos do Mendeley assinalados pelos participantes foram: importação de documentos do computador e opções variadas para anotações, destaques e busca de PDFs no acervo. Verificamos que o Mendeley pode corresponder a um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento de atividades acadêmicas de pós-graduandos. Comprovamos que os pós-graduandos devem ser encorajados a usar softwares como o Mendeley enquanto escrevem seus trabalhos acadêmicos e artigos científicos, pois o hábito de uso desses programas não apenas tornará a vida dos pesquisadores mais fácil, mas também auxiliará a superar tensões que se apresentam quando se faz necessário revisar e editar os textos produzidos.
id UNEB-5_0c5a173f97e5ee7113c9bfd3e13d189c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/7109
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em EducaçãoFerramenta digitalGerenciamento de referênciasMendeleyPós-graduandosEste trabalho tem como objetivo discutir as principais características e funcionalidades do programa gerenciador de referências bibliográficas Mendeley, e apresentar um relato sobre uma ação formativa relacionada a esse software, realizada no contexto de um grupo de estudos de um Programa de Pós-graduação em Educação. Devido ao grande repertório de informações a que os pesquisadores educacionais têm acesso atualmente, pode ser benéfica a associação de dispositivos e recursos tecnológicos a ações investigativas. Nesse contexto, insere-se o Mendeley, que é um gerenciador de referências que combina uma versão disponível para computadores, um aplicativo para dispositivos móveis e uma rede social on-line, apresentando diversas opções de leitura e organização de arquivos em PDF, além de anotações e destaques variados nos documentos e da busca de palavras e termos em todo o acervo de arquivos. A utilização do Mendeley demanda uma aprendizagem básica das suas principais funcionalidades. Nesse sentido, promoveu-se uma oficina sobre esse gerenciador de referências com integrantes de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação. O primeiro momento da oficina consistiu em uma exploração teórica da temática; o segundo correspondeu à atividade prática em que os participantes fizeram uso do gerenciador Mendeley. Os participantes da oficina indicaram que o Mendeley lhes teria sido sugerido por colegas de grupo de estudos ou de pesquisas. Foram sinalizadas pelos participantes da oficina como características do Mendeley mais importantes: gratuidade, integração com programa editor de textos, armazenamento na nuvem e sincronização de dados de arquivos, integração com o sistema operacional do computador, criação de pastas para organização de referências e adição de citações diretamente nos textos. Quanto à organização/utilização de arquivos PDF, os principais aspectos do Mendeley assinalados pelos participantes foram: importação de documentos do computador e opções variadas para anotações, destaques e busca de PDFs no acervo. Verificamos que o Mendeley pode corresponder a um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento de atividades acadêmicas de pós-graduandos. Comprovamos que os pós-graduandos devem ser encorajados a usar softwares como o Mendeley enquanto escrevem seus trabalhos acadêmicos e artigos científicos, pois o hábito de uso desses programas não apenas tornará a vida dos pesquisadores mais fácil, mas também auxiliará a superar tensões que se apresentam quando se faz necessário revisar e editar os textos produzidos.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/710910.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.65-79Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 65-792177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7109/4715Copyright (c) 2019 Isabel Maria Sabino de Farias, Ricardo Rodrigues da Silva, Silvina Pimentel Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Isabel Maria Sabino deSilva, Ricardo Rodrigues daSilva, Silvina Pimentel2020-11-27T00:17:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7109Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T00:17:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação
title GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação
spellingShingle GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação
Farias, Isabel Maria Sabino de
Ferramenta digital
Gerenciamento de referências
Mendeley
Pós-graduandos
title_short GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação
title_full GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação
title_fullStr GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação
title_full_unstemmed GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação
title_sort GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação
author Farias, Isabel Maria Sabino de
author_facet Farias, Isabel Maria Sabino de
Silva, Ricardo Rodrigues da
Silva, Silvina Pimentel
author_role author
author2 Silva, Ricardo Rodrigues da
Silva, Silvina Pimentel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Isabel Maria Sabino de
Silva, Ricardo Rodrigues da
Silva, Silvina Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta digital
Gerenciamento de referências
Mendeley
Pós-graduandos
topic Ferramenta digital
Gerenciamento de referências
Mendeley
Pós-graduandos
description Este trabalho tem como objetivo discutir as principais características e funcionalidades do programa gerenciador de referências bibliográficas Mendeley, e apresentar um relato sobre uma ação formativa relacionada a esse software, realizada no contexto de um grupo de estudos de um Programa de Pós-graduação em Educação. Devido ao grande repertório de informações a que os pesquisadores educacionais têm acesso atualmente, pode ser benéfica a associação de dispositivos e recursos tecnológicos a ações investigativas. Nesse contexto, insere-se o Mendeley, que é um gerenciador de referências que combina uma versão disponível para computadores, um aplicativo para dispositivos móveis e uma rede social on-line, apresentando diversas opções de leitura e organização de arquivos em PDF, além de anotações e destaques variados nos documentos e da busca de palavras e termos em todo o acervo de arquivos. A utilização do Mendeley demanda uma aprendizagem básica das suas principais funcionalidades. Nesse sentido, promoveu-se uma oficina sobre esse gerenciador de referências com integrantes de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação. O primeiro momento da oficina consistiu em uma exploração teórica da temática; o segundo correspondeu à atividade prática em que os participantes fizeram uso do gerenciador Mendeley. Os participantes da oficina indicaram que o Mendeley lhes teria sido sugerido por colegas de grupo de estudos ou de pesquisas. Foram sinalizadas pelos participantes da oficina como características do Mendeley mais importantes: gratuidade, integração com programa editor de textos, armazenamento na nuvem e sincronização de dados de arquivos, integração com o sistema operacional do computador, criação de pastas para organização de referências e adição de citações diretamente nos textos. Quanto à organização/utilização de arquivos PDF, os principais aspectos do Mendeley assinalados pelos participantes foram: importação de documentos do computador e opções variadas para anotações, destaques e busca de PDFs no acervo. Verificamos que o Mendeley pode corresponder a um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento de atividades acadêmicas de pós-graduandos. Comprovamos que os pós-graduandos devem ser encorajados a usar softwares como o Mendeley enquanto escrevem seus trabalhos acadêmicos e artigos científicos, pois o hábito de uso desses programas não apenas tornará a vida dos pesquisadores mais fácil, mas também auxiliará a superar tensões que se apresentam quando se faz necessário revisar e editar os textos produzidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7109
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.65-79
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7109
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.65-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7109/4715
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 65-79
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v4.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117859938304