“O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Deise Juliana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramos, Mylena Carla Almeida Tenório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5615
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada na rede municipal de ensino de Garanhuns/Pe. Tal pesquisa foi realizada para conclusão do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Este trabalho objetivou compreender a saúde mental do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivos específicos mapear a rede municipal de ensino de Garanhuns com relação à quantidade de alunos com deficiência incluídos, bem como o perfil de um grupo de professores da rede. Para tanto, partimos do trinômio saúde-trabalho-educação, através do crescente aumento de estudos relacionados a essa temática, seguindo também o pressuposto de Clot (2010), no qual a clínica da atividade passa a ser utilizada em uma busca pela análise do trabalho e seu desenvolvimento, a fim de reacender o poder de agir dos trabalhadores, seja individual ou coletivamente. A pesquisa foi mista, com abordagem quali-quanti, sendo a produção de dados realizada através de questionários com questões quantitativas e qualitativas para mapeamento de aspectos relacionados à saúde dos participantes, realizada em três escolas da rede municipal que contam com o maior número de alunos incluídos, tendo como participantes 21 professores. A partir da análise pela estatística descritiva e partindo das categorias criadas, verificamos que os agravantes da saúde desses professores é algo presente, independente do processo de inclusão, sendo que o próprio ambiente causa angústia e sofrimento. Os resultados apontaram para uma insatisfação dos professores, tendo em vista a falta de formação, de estrutura física e suporte dos órgãos competentes, além da má remuneração e condições de trabalho.
id UNEB-5_1277263bc1e8d7159524ec989507dbbd
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/5615
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PESaúde MentalAtividade DocenteInclusão EscolarO presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada na rede municipal de ensino de Garanhuns/Pe. Tal pesquisa foi realizada para conclusão do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Este trabalho objetivou compreender a saúde mental do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivos específicos mapear a rede municipal de ensino de Garanhuns com relação à quantidade de alunos com deficiência incluídos, bem como o perfil de um grupo de professores da rede. Para tanto, partimos do trinômio saúde-trabalho-educação, através do crescente aumento de estudos relacionados a essa temática, seguindo também o pressuposto de Clot (2010), no qual a clínica da atividade passa a ser utilizada em uma busca pela análise do trabalho e seu desenvolvimento, a fim de reacender o poder de agir dos trabalhadores, seja individual ou coletivamente. A pesquisa foi mista, com abordagem quali-quanti, sendo a produção de dados realizada através de questionários com questões quantitativas e qualitativas para mapeamento de aspectos relacionados à saúde dos participantes, realizada em três escolas da rede municipal que contam com o maior número de alunos incluídos, tendo como participantes 21 professores. A partir da análise pela estatística descritiva e partindo das categorias criadas, verificamos que os agravantes da saúde desses professores é algo presente, independente do processo de inclusão, sendo que o próprio ambiente causa angústia e sofrimento. Os resultados apontaram para uma insatisfação dos professores, tendo em vista a falta de formação, de estrutura física e suporte dos órgãos competentes, além da má remuneração e condições de trabalho.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/561510.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.58-78Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 3 (2018): Educação Especial; 58-782177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5615/3691Copyright (c) 2018 Deise Juliana Francisco, Mylena Carla Almeida Tenório Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Deise JulianaRamos, Mylena Carla Almeida Tenório2020-09-05T02:14:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5615Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:14:29Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
title “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
spellingShingle “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
Francisco, Deise Juliana
Saúde Mental
Atividade Docente
Inclusão Escolar
title_short “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
title_full “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
title_fullStr “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
title_full_unstemmed “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
title_sort “O QUE TENHO A COMEMORAR?”: a saúde mental de professores da Educação Básica de Garanhuns/PE
author Francisco, Deise Juliana
author_facet Francisco, Deise Juliana
Ramos, Mylena Carla Almeida Tenório
author_role author
author2 Ramos, Mylena Carla Almeida Tenório
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Deise Juliana
Ramos, Mylena Carla Almeida Tenório
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Mental
Atividade Docente
Inclusão Escolar
topic Saúde Mental
Atividade Docente
Inclusão Escolar
description O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada na rede municipal de ensino de Garanhuns/Pe. Tal pesquisa foi realizada para conclusão do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Este trabalho objetivou compreender a saúde mental do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivos específicos mapear a rede municipal de ensino de Garanhuns com relação à quantidade de alunos com deficiência incluídos, bem como o perfil de um grupo de professores da rede. Para tanto, partimos do trinômio saúde-trabalho-educação, através do crescente aumento de estudos relacionados a essa temática, seguindo também o pressuposto de Clot (2010), no qual a clínica da atividade passa a ser utilizada em uma busca pela análise do trabalho e seu desenvolvimento, a fim de reacender o poder de agir dos trabalhadores, seja individual ou coletivamente. A pesquisa foi mista, com abordagem quali-quanti, sendo a produção de dados realizada através de questionários com questões quantitativas e qualitativas para mapeamento de aspectos relacionados à saúde dos participantes, realizada em três escolas da rede municipal que contam com o maior número de alunos incluídos, tendo como participantes 21 professores. A partir da análise pela estatística descritiva e partindo das categorias criadas, verificamos que os agravantes da saúde desses professores é algo presente, independente do processo de inclusão, sendo que o próprio ambiente causa angústia e sofrimento. Os resultados apontaram para uma insatisfação dos professores, tendo em vista a falta de formação, de estrutura física e suporte dos órgãos competentes, além da má remuneração e condições de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5615
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.58-78
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5615
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.58-78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5615/3691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Deise Juliana Francisco, Mylena Carla Almeida Tenório Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Deise Juliana Francisco, Mylena Carla Almeida Tenório Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 3 (2018): Educação Especial; 58-78
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v3.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117823238144