A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7780
Resumo: O Governo Brasileiro tem dado atenção especial aos jovens, dedicando-lhes programas sociais diversos, dentre os quais se destacam o PROJOVEM, o PROEJA e o PRONATEC. A partir desta referência empírica, o artigo se ampara em análise de documentos para apontar a educação profissional integrada a estratégias de elevação de escolaridade como característica recorrente desses programas. Tal característica, entretanto, em vez de se identificar com a proposta de ensino integrado inspirada na concepção unitária de formação humana, como os documentos oficiais sugerem, na realidade, constitui-se em uma espécie de pedagogia política que se pauta nas ideias de empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade para garantir, em condições renovadas, a mediação do conflito de classes. É por meio dessa pedagogia política que se busca educar os jovens pobres para encarar com naturalidade o desemprego e a precariedade social em que vivem.
id UNEB-5_1de8152891ede885c55b1ce66c91963c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/7780
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa rendaJuventudeEducação ProfissionalPolíticas PúblicasO Governo Brasileiro tem dado atenção especial aos jovens, dedicando-lhes programas sociais diversos, dentre os quais se destacam o PROJOVEM, o PROEJA e o PRONATEC. A partir desta referência empírica, o artigo se ampara em análise de documentos para apontar a educação profissional integrada a estratégias de elevação de escolaridade como característica recorrente desses programas. Tal característica, entretanto, em vez de se identificar com a proposta de ensino integrado inspirada na concepção unitária de formação humana, como os documentos oficiais sugerem, na realidade, constitui-se em uma espécie de pedagogia política que se pauta nas ideias de empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade para garantir, em condições renovadas, a mediação do conflito de classes. É por meio dessa pedagogia política que se busca educar os jovens pobres para encarar com naturalidade o desemprego e a precariedade social em que vivem.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/778010.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.36-53Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 3 (2019): Educação e Trabalho; 36-532177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7780/5058Copyright (c) 2019 José dos Santos Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José dos Santos2020-11-26T23:54:23Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7780Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-26T23:54:23Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda
title A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda
spellingShingle A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda
Souza, José dos Santos
Juventude
Educação Profissional
Políticas Públicas
title_short A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda
title_full A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda
title_fullStr A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda
title_full_unstemmed A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda
title_sort A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda
author Souza, José dos Santos
author_facet Souza, José dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Educação Profissional
Políticas Públicas
topic Juventude
Educação Profissional
Políticas Públicas
description O Governo Brasileiro tem dado atenção especial aos jovens, dedicando-lhes programas sociais diversos, dentre os quais se destacam o PROJOVEM, o PROEJA e o PRONATEC. A partir desta referência empírica, o artigo se ampara em análise de documentos para apontar a educação profissional integrada a estratégias de elevação de escolaridade como característica recorrente desses programas. Tal característica, entretanto, em vez de se identificar com a proposta de ensino integrado inspirada na concepção unitária de formação humana, como os documentos oficiais sugerem, na realidade, constitui-se em uma espécie de pedagogia política que se pauta nas ideias de empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade para garantir, em condições renovadas, a mediação do conflito de classes. É por meio dessa pedagogia política que se busca educar os jovens pobres para encarar com naturalidade o desemprego e a precariedade social em que vivem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7780
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.36-53
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7780
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.36-53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7780/5058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 José dos Santos Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 José dos Santos Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 3 (2019): Educação e Trabalho; 36-53
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v4.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117879861248