A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Andréa Barbosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Azevedo, Mário Luiz Neves de, Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951
Resumo: O artigo tem como objetivo mapear as iniciativas recentes da ANPED no debate sobre internacionalização na pesquisa e na pós-graduação em educação. Para isto apresenta o contexto de desafios referentes às condições de financiamento da política educacional brasileira, considerando o contexto do Novo Regime Fiscal definido pela EC 95/2016. Problematiza o sentido do conceito de internacionalização e os dilemas entre um processo horizontal e solidário e um processo competitivo. Este conjunto de questões contextuais permite situar a questão da internacionalização da pós-graduação em educação a partir de quatro âmbitos e problemas: o consumo da produção científica, o diálogo com a produção mundial, a divulgação da pesquisa e a produção cooperativa/solidária. As ações da ANPED no âmbito do diálogo com outras associações internacionais e os necessários diálogos internos ao contexto brasileiro são o ponto de chegada do artigo.
id UNEB-5_202ce149e4169a7534f81992fb3f51af
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3951
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEdInternacionalizaçãoPós-GraduaçãoAnped.O artigo tem como objetivo mapear as iniciativas recentes da ANPED no debate sobre internacionalização na pesquisa e na pós-graduação em educação. Para isto apresenta o contexto de desafios referentes às condições de financiamento da política educacional brasileira, considerando o contexto do Novo Regime Fiscal definido pela EC 95/2016. Problematiza o sentido do conceito de internacionalização e os dilemas entre um processo horizontal e solidário e um processo competitivo. Este conjunto de questões contextuais permite situar a questão da internacionalização da pós-graduação em educação a partir de quatro âmbitos e problemas: o consumo da produção científica, o diálogo com a produção mundial, a divulgação da pesquisa e a produção cooperativa/solidária. As ações da ANPED no âmbito do diálogo com outras associações internacionais e os necessários diálogos internos ao contexto brasileiro são o ponto de chegada do artigo.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/395110.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 2 (2017): Internacionalização da Educação Superior; 10-262177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v2.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951/2483Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessGouveia, Andréa BarbosaAzevedo, Mário Luiz Neves deMendes, Geovana Mendonça Lunardi2020-09-05T02:18:30Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3951Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:18:30Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
title A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
spellingShingle A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
Gouveia, Andréa Barbosa
Internacionalização
Pós-Graduação
Anped.
title_short A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
title_full A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
title_fullStr A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
title_full_unstemmed A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
title_sort A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
author Gouveia, Andréa Barbosa
author_facet Gouveia, Andréa Barbosa
Azevedo, Mário Luiz Neves de
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
author_role author
author2 Azevedo, Mário Luiz Neves de
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Andréa Barbosa
Azevedo, Mário Luiz Neves de
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Pós-Graduação
Anped.
topic Internacionalização
Pós-Graduação
Anped.
description O artigo tem como objetivo mapear as iniciativas recentes da ANPED no debate sobre internacionalização na pesquisa e na pós-graduação em educação. Para isto apresenta o contexto de desafios referentes às condições de financiamento da política educacional brasileira, considerando o contexto do Novo Regime Fiscal definido pela EC 95/2016. Problematiza o sentido do conceito de internacionalização e os dilemas entre um processo horizontal e solidário e um processo competitivo. Este conjunto de questões contextuais permite situar a questão da internacionalização da pós-graduação em educação a partir de quatro âmbitos e problemas: o consumo da produção científica, o diálogo com a produção mundial, a divulgação da pesquisa e a produção cooperativa/solidária. As ações da ANPED no âmbito do diálogo com outras associações internacionais e os necessários diálogos internos ao contexto brasileiro são o ponto de chegada do artigo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951
10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3951/2483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 2 (2017): Internacionalização da Educação Superior; 10-26
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v2.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117740400640