Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma síntese das motivações que levam os alunos ingressantes na FATEC do Tatuapé – Victor Civita a optarem pelo curso de Controle de Obras ou de Construção de Edifícios - sejam elas de caráter profissional, econômico ou sentimental. A pesquisa realizada tem por base os fundamentos teóricos de análise de conteúdo e tratamento do discurso coletivo de Bardin e Lefebvre. O discurso dos discentes mostra que o fato de já ter contato com a área, o sonho de fazer um curso superior e a identificação com os conteúdos são fatores que induzem à escolha do curso. Sobre o futuro, 95% dos alunos pretendem aprimorar seus conhecimentos, sendo que 37% pensam em cursar Engenharia e/ou Arquitetura. Evidencia-se também a permanência do aluno no sistema público. A faculdade tem o desafio de buscar a realização de seus desejos, trabalhar com esses alunos sua permanência na unidade escolhida e também apresentar os momentos a serem seguidos durante o percurso de estudo no que tange à formação em curso superior e às oportunidades de expandir o conhecimento além do curso escolhido. |
id |
UNEB-5_24d1738f45f447ca58d8bd227dd4e20e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/5307 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SPEnsino Superior TecnológicoPermanênciaSistema PúblicoEste artigo apresenta uma síntese das motivações que levam os alunos ingressantes na FATEC do Tatuapé – Victor Civita a optarem pelo curso de Controle de Obras ou de Construção de Edifícios - sejam elas de caráter profissional, econômico ou sentimental. A pesquisa realizada tem por base os fundamentos teóricos de análise de conteúdo e tratamento do discurso coletivo de Bardin e Lefebvre. O discurso dos discentes mostra que o fato de já ter contato com a área, o sonho de fazer um curso superior e a identificação com os conteúdos são fatores que induzem à escolha do curso. Sobre o futuro, 95% dos alunos pretendem aprimorar seus conhecimentos, sendo que 37% pensam em cursar Engenharia e/ou Arquitetura. Evidencia-se também a permanência do aluno no sistema público. A faculdade tem o desafio de buscar a realização de seus desejos, trabalhar com esses alunos sua permanência na unidade escolhida e também apresentar os momentos a serem seguidos durante o percurso de estudo no que tange à formação em curso superior e às oportunidades de expandir o conhecimento além do curso escolhido.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/530710.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.78-95Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 2 (2018): Avaliação Institucional; 78-952177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307/3377Copyright (c) 2018 Ivanete Bellucci Ameida Correiohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCorreio, Ivanete Bellucci Ameida2020-11-27T02:36:19Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5307Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T02:36:19Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP |
title |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP |
spellingShingle |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP Correio, Ivanete Bellucci Ameida Ensino Superior Tecnológico Permanência Sistema Público |
title_short |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP |
title_full |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP |
title_fullStr |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP |
title_full_unstemmed |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP |
title_sort |
Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP |
author |
Correio, Ivanete Bellucci Ameida |
author_facet |
Correio, Ivanete Bellucci Ameida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correio, Ivanete Bellucci Ameida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Tecnológico Permanência Sistema Público |
topic |
Ensino Superior Tecnológico Permanência Sistema Público |
description |
Este artigo apresenta uma síntese das motivações que levam os alunos ingressantes na FATEC do Tatuapé – Victor Civita a optarem pelo curso de Controle de Obras ou de Construção de Edifícios - sejam elas de caráter profissional, econômico ou sentimental. A pesquisa realizada tem por base os fundamentos teóricos de análise de conteúdo e tratamento do discurso coletivo de Bardin e Lefebvre. O discurso dos discentes mostra que o fato de já ter contato com a área, o sonho de fazer um curso superior e a identificação com os conteúdos são fatores que induzem à escolha do curso. Sobre o futuro, 95% dos alunos pretendem aprimorar seus conhecimentos, sendo que 37% pensam em cursar Engenharia e/ou Arquitetura. Evidencia-se também a permanência do aluno no sistema público. A faculdade tem o desafio de buscar a realização de seus desejos, trabalhar com esses alunos sua permanência na unidade escolhida e também apresentar os momentos a serem seguidos durante o percurso de estudo no que tange à formação em curso superior e às oportunidades de expandir o conhecimento além do curso escolhido. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.78-95 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.78-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307/3377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ivanete Bellucci Ameida Correio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ivanete Bellucci Ameida Correio https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 2 (2018): Avaliação Institucional; 78-95 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v3.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117817995264 |