Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correio, Ivanete Bellucci Ameida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307
Resumo: Este artigo apresenta uma síntese das motivações que levam os alunos ingressantes na FATEC do Tatuapé – Victor Civita a optarem pelo curso de Controle de Obras ou de Construção de Edifícios - sejam elas de caráter profissional, econômico ou sentimental. A pesquisa realizada tem por base os fundamentos teóricos de análise de conteúdo e tratamento do discurso coletivo de Bardin e Lefebvre. O discurso dos discentes mostra que o fato de já ter contato com a área, o sonho de fazer um curso superior e a identificação com os conteúdos são fatores que induzem à escolha do curso.  Sobre o futuro, 95% dos alunos pretendem aprimorar seus conhecimentos, sendo que 37% pensam em cursar Engenharia e/ou Arquitetura. Evidencia-se também a permanência do aluno no sistema público. A faculdade tem o desafio de buscar a realização de seus desejos, trabalhar com esses alunos sua permanência na unidade escolhida e também apresentar os momentos a serem seguidos durante o percurso de estudo no que tange à formação em curso superior e às oportunidades de expandir o conhecimento além do curso escolhido.
id UNEB-5_24d1738f45f447ca58d8bd227dd4e20e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/5307
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SPEnsino Superior TecnológicoPermanênciaSistema PúblicoEste artigo apresenta uma síntese das motivações que levam os alunos ingressantes na FATEC do Tatuapé – Victor Civita a optarem pelo curso de Controle de Obras ou de Construção de Edifícios - sejam elas de caráter profissional, econômico ou sentimental. A pesquisa realizada tem por base os fundamentos teóricos de análise de conteúdo e tratamento do discurso coletivo de Bardin e Lefebvre. O discurso dos discentes mostra que o fato de já ter contato com a área, o sonho de fazer um curso superior e a identificação com os conteúdos são fatores que induzem à escolha do curso.  Sobre o futuro, 95% dos alunos pretendem aprimorar seus conhecimentos, sendo que 37% pensam em cursar Engenharia e/ou Arquitetura. Evidencia-se também a permanência do aluno no sistema público. A faculdade tem o desafio de buscar a realização de seus desejos, trabalhar com esses alunos sua permanência na unidade escolhida e também apresentar os momentos a serem seguidos durante o percurso de estudo no que tange à formação em curso superior e às oportunidades de expandir o conhecimento além do curso escolhido.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/530710.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.78-95Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 2 (2018): Avaliação Institucional; 78-952177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307/3377Copyright (c) 2018 Ivanete Bellucci Ameida Correiohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCorreio, Ivanete Bellucci Ameida2020-11-27T02:36:19Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5307Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T02:36:19Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
title Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
spellingShingle Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
Correio, Ivanete Bellucci Ameida
Ensino Superior Tecnológico
Permanência
Sistema Público
title_short Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
title_full Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
title_fullStr Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
title_full_unstemmed Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
title_sort Perspectivas dos alunos que acessam o Ensino Superior Tecnológico Público e sua permanência na unidade FATEC Tatuapé - SP
author Correio, Ivanete Bellucci Ameida
author_facet Correio, Ivanete Bellucci Ameida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correio, Ivanete Bellucci Ameida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior Tecnológico
Permanência
Sistema Público
topic Ensino Superior Tecnológico
Permanência
Sistema Público
description Este artigo apresenta uma síntese das motivações que levam os alunos ingressantes na FATEC do Tatuapé – Victor Civita a optarem pelo curso de Controle de Obras ou de Construção de Edifícios - sejam elas de caráter profissional, econômico ou sentimental. A pesquisa realizada tem por base os fundamentos teóricos de análise de conteúdo e tratamento do discurso coletivo de Bardin e Lefebvre. O discurso dos discentes mostra que o fato de já ter contato com a área, o sonho de fazer um curso superior e a identificação com os conteúdos são fatores que induzem à escolha do curso.  Sobre o futuro, 95% dos alunos pretendem aprimorar seus conhecimentos, sendo que 37% pensam em cursar Engenharia e/ou Arquitetura. Evidencia-se também a permanência do aluno no sistema público. A faculdade tem o desafio de buscar a realização de seus desejos, trabalhar com esses alunos sua permanência na unidade escolhida e também apresentar os momentos a serem seguidos durante o percurso de estudo no que tange à formação em curso superior e às oportunidades de expandir o conhecimento além do curso escolhido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.78-95
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.78-95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5307/3377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ivanete Bellucci Ameida Correio
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ivanete Bellucci Ameida Correio
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 2 (2018): Avaliação Institucional; 78-95
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v3.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117817995264