ASSISTÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2303 |
Resumo: | Esse texto decorre de uma pesquisa de Mestrado Profissional que aconteceu na Clínica-Escola de Fonoaudiologia Jurandy Gomes do Aragão - Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS I - Salvador/BA, vinculada ao curso de Fonoaudiologia do Departamento de Ciências da Vida. Aqui, discutimos aspectos da formação do profissional de saúde, articulados sob os eixos da sustentabilidade e cidadania, entendendo que esses eixos são elementos fundantes para prática com visão crítica em relação ao mundo, ao país e suas contradições. A partir da perspectiva de sustentabilidade no contexto contemporâneo, defendemos a necessidade de assegurar o prosseguimento da reforma sanitária brasileira e promover a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS. Com tal intento, essa pesquisa investigou as práticas de assistências desenvolvidas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia Jurandy Gomes do Aragão da Universidade do Estado da Bahia, observando se essas práticas estão em consonância com o que preconizam as políticas públicas de saúde, ou não, e se respondem aos desafios impostos à Universidade pública. Com os resultados da pesquisa, intentamos desenvolver um planejamento de intervenção junto aos sujeitos da pesquisa para, a partir das contribuições deste estudo, fomentar discussão sobre o desenvolvimento de uma cultura que transcenda a fragmentação e a individualização do trabalho. Aqui, destacamos a importância de analisar a saúde como componente social necessário e determinante para o desenvolvimento sustentável, elaborando bases conceituais que permitam essa articulação nos Serviços de atendimento à Saúde nas Universidades. |
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ASSISTÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLASustentabilidade. Políticas Públicas em Saúde. Formação Profissional em Saúde.Esse texto decorre de uma pesquisa de Mestrado Profissional que aconteceu na Clínica-Escola de Fonoaudiologia Jurandy Gomes do Aragão - Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS I - Salvador/BA, vinculada ao curso de Fonoaudiologia do Departamento de Ciências da Vida. Aqui, discutimos aspectos da formação do profissional de saúde, articulados sob os eixos da sustentabilidade e cidadania, entendendo que esses eixos são elementos fundantes para prática com visão crítica em relação ao mundo, ao país e suas contradições. A partir da perspectiva de sustentabilidade no contexto contemporâneo, defendemos a necessidade de assegurar o prosseguimento da reforma sanitária brasileira e promover a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS. Com tal intento, essa pesquisa investigou as práticas de assistências desenvolvidas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia Jurandy Gomes do Aragão da Universidade do Estado da Bahia, observando se essas práticas estão em consonância com o que preconizam as políticas públicas de saúde, ou não, e se respondem aos desafios impostos à Universidade pública. Com os resultados da pesquisa, intentamos desenvolver um planejamento de intervenção junto aos sujeitos da pesquisa para, a partir das contribuições deste estudo, fomentar discussão sobre o desenvolvimento de uma cultura que transcenda a fragmentação e a individualização do trabalho. Aqui, destacamos a importância de analisar a saúde como componente social necessário e determinante para o desenvolvimento sustentável, elaborando bases conceituais que permitam essa articulação nos Serviços de atendimento à Saúde nas Universidades.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/230310.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 1 (2016): Mestrado Profissional em Educação2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2303/1607Baraúna, Maria TerezaSales, Márcea Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T02:23:44Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2303Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:23:44Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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