Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681 |
Resumo: | Este estudo traz em seu contexto, considerações a respeito de como se apresenta a modalidade de ensino convocada ao cumprimento de desempenhos sociais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem se constituindo um ambiente de acolhimento à diversidade cultural brasileira, visto que agrega sujeitos representados por distintas idades, religiões, etnias, gêneros, orientações sexuais e ideias políticas englobando, ainda, a cultura digital ao alcance dos mesmos. Destacam, também, as questões sobre a gestão escolar, já que esta tem sua gênese a partir das políticas públicas. Sendo assim, faz-se necessário a compreensão sobre o ajustamento da gestão das políticas de educação brasileiras, mais precisamente as de educação de jovens e adultos, visto que a legislação e políticas públicas do nosso país que regem a EJA necessitam de um melhor planejamento para o cumprimento ético e responsável dos programas criados pelo governo e, assim, assegurar maior acesso e permanência dos alunos na escola. |
id |
UNEB-5_4f7ffe08132dd373a215c9417080e6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/2681 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da EjaEducação de Jovens e Adultos. Gestão escolar. Políticas públicas. Diversidade cultural.Este estudo traz em seu contexto, considerações a respeito de como se apresenta a modalidade de ensino convocada ao cumprimento de desempenhos sociais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem se constituindo um ambiente de acolhimento à diversidade cultural brasileira, visto que agrega sujeitos representados por distintas idades, religiões, etnias, gêneros, orientações sexuais e ideias políticas englobando, ainda, a cultura digital ao alcance dos mesmos. Destacam, também, as questões sobre a gestão escolar, já que esta tem sua gênese a partir das políticas públicas. Sendo assim, faz-se necessário a compreensão sobre o ajustamento da gestão das políticas de educação brasileiras, mais precisamente as de educação de jovens e adultos, visto que a legislação e políticas públicas do nosso país que regem a EJA necessitam de um melhor planejamento para o cumprimento ético e responsável dos programas criados pelo governo e, assim, assegurar maior acesso e permanência dos alunos na escola.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/268110.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681/1813Castro, Welton DiasAmorim, AntonioDantas, Tânia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T02:24:34Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2681Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:24:34Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja |
title |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja |
spellingShingle |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja Castro, Welton Dias Educação de Jovens e Adultos. Gestão escolar. Políticas públicas. Diversidade cultural. |
title_short |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja |
title_full |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja |
title_fullStr |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja |
title_full_unstemmed |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja |
title_sort |
Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja |
author |
Castro, Welton Dias |
author_facet |
Castro, Welton Dias Amorim, Antonio Dantas, Tânia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Antonio Dantas, Tânia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Welton Dias Amorim, Antonio Dantas, Tânia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Gestão escolar. Políticas públicas. Diversidade cultural. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Gestão escolar. Políticas públicas. Diversidade cultural. |
description |
Este estudo traz em seu contexto, considerações a respeito de como se apresenta a modalidade de ensino convocada ao cumprimento de desempenhos sociais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem se constituindo um ambiente de acolhimento à diversidade cultural brasileira, visto que agrega sujeitos representados por distintas idades, religiões, etnias, gêneros, orientações sexuais e ideias políticas englobando, ainda, a cultura digital ao alcance dos mesmos. Destacam, também, as questões sobre a gestão escolar, já que esta tem sua gênese a partir das políticas públicas. Sendo assim, faz-se necessário a compreensão sobre o ajustamento da gestão das políticas de educação brasileiras, mais precisamente as de educação de jovens e adultos, visto que a legislação e políticas públicas do nosso país que regem a EJA necessitam de um melhor planejamento para o cumprimento ético e responsável dos programas criados pelo governo e, assim, assegurar maior acesso e permanência dos alunos na escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681/1813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v1.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117381787648 |