Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Welton Dias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amorim, Antonio, Dantas, Tânia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681
Resumo: Este estudo traz em seu contexto, considerações a respeito de como se apresenta a modalidade de ensino convocada ao cumprimento de desempenhos sociais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem se constituindo um ambiente de acolhimento à diversidade cultural brasileira, visto que agrega sujeitos representados por distintas idades, religiões, etnias, gêneros, orientações sexuais e ideias políticas englobando, ainda, a cultura digital ao alcance dos mesmos. Destacam, também, as questões sobre a gestão escolar, já que esta tem sua gênese a partir das políticas públicas. Sendo assim, faz-se necessário a compreensão sobre o ajustamento da gestão das políticas de educação brasileiras, mais precisamente as de educação de jovens e adultos, visto que a legislação e políticas públicas do nosso país que regem a EJA necessitam de um melhor planejamento para o cumprimento ético e responsável dos programas criados pelo governo e, assim, assegurar maior acesso e permanência dos alunos na escola.
id UNEB-5_4f7ffe08132dd373a215c9417080e6e7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/2681
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da EjaEducação de Jovens e Adultos. Gestão escolar. Políticas públicas. Diversidade cultural.Este estudo traz em seu contexto, considerações a respeito de como se apresenta a modalidade de ensino convocada ao cumprimento de desempenhos sociais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem se constituindo um ambiente de acolhimento à diversidade cultural brasileira, visto que agrega sujeitos representados por distintas idades, religiões, etnias, gêneros, orientações sexuais e ideias políticas englobando, ainda, a cultura digital ao alcance dos mesmos. Destacam, também, as questões sobre a gestão escolar, já que esta tem sua gênese a partir das políticas públicas. Sendo assim, faz-se necessário a compreensão sobre o ajustamento da gestão das políticas de educação brasileiras, mais precisamente as de educação de jovens e adultos, visto que a legislação e políticas públicas do nosso país que regem a EJA necessitam de um melhor planejamento para o cumprimento ético e responsável dos programas criados pelo governo e, assim, assegurar maior acesso e permanência dos alunos na escola.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/268110.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681/1813Castro, Welton DiasAmorim, AntonioDantas, Tânia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T02:24:34Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2681Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:24:34Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
title Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
spellingShingle Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
Castro, Welton Dias
Educação de Jovens e Adultos. Gestão escolar. Políticas públicas. Diversidade cultural.
title_short Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
title_full Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
title_fullStr Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
title_full_unstemmed Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
title_sort Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Gestão Escolar no Âmbito da Eja
author Castro, Welton Dias
author_facet Castro, Welton Dias
Amorim, Antonio
Dantas, Tânia Regina
author_role author
author2 Amorim, Antonio
Dantas, Tânia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Welton Dias
Amorim, Antonio
Dantas, Tânia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Gestão escolar. Políticas públicas. Diversidade cultural.
topic Educação de Jovens e Adultos. Gestão escolar. Políticas públicas. Diversidade cultural.
description Este estudo traz em seu contexto, considerações a respeito de como se apresenta a modalidade de ensino convocada ao cumprimento de desempenhos sociais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem se constituindo um ambiente de acolhimento à diversidade cultural brasileira, visto que agrega sujeitos representados por distintas idades, religiões, etnias, gêneros, orientações sexuais e ideias políticas englobando, ainda, a cultura digital ao alcance dos mesmos. Destacam, também, as questões sobre a gestão escolar, já que esta tem sua gênese a partir das políticas públicas. Sendo assim, faz-se necessário a compreensão sobre o ajustamento da gestão das políticas de educação brasileiras, mais precisamente as de educação de jovens e adultos, visto que a legislação e políticas públicas do nosso país que regem a EJA necessitam de um melhor planejamento para o cumprimento ético e responsável dos programas criados pelo governo e, assim, assegurar maior acesso e permanência dos alunos na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681
10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2681/1813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v1.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117381787648