Inserção Socioeconômica e Educacional do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos-Eja junto à Comunidade Baiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Antonio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dantas, Tânia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.46-58
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3057
Resumo: Este artigo tem como problemática a análise da questão da inserção social, econômica e educacional dos participantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia, destacando os impactos evidenciados na formação e atuação de dezenas de professores e professoras que ingressaram no Programa e já estão atuando profissionalmente junto à sua comunidade de origem. Entendemos que a inserção social expressa o compromisso e a responsabilidade da pós-graduação com a ciência e a sociedade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se espelha na investigação bibliográfica e análise documental, para consolidar as informações e os dados obtidos durante o processo. Os fundamentos teóricos apontam para a colaboração de autores como Gadotti (2000), Minayo (2008), Freire (1996), dentre outros. Entre os principais resultados obtidos, destacamos que o Programa faz um processo seletivo que contempla a entrada de discentes de várias regiões do Estado da Bahia, das três redes de ensino: municipal, estadual e federal. Os profissionais ao terminarem o curso no âmbito do mestrado, já estão atuando junto às suas instituições de origem, impactando a vida social, econômica e educacional dessas localidades interioranas, servindo de referência para a melhoria da qualidade do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
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