Inserção Socioeconômica e Educacional do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos-Eja junto à Comunidade Baiana
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
DOI: | 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.46-58 |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3057 |
Resumo: | Este artigo tem como problemática a análise da questão da inserção social, econômica e educacional dos participantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia, destacando os impactos evidenciados na formação e atuação de dezenas de professores e professoras que ingressaram no Programa e já estão atuando profissionalmente junto à sua comunidade de origem. Entendemos que a inserção social expressa o compromisso e a responsabilidade da pós-graduação com a ciência e a sociedade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se espelha na investigação bibliográfica e análise documental, para consolidar as informações e os dados obtidos durante o processo. Os fundamentos teóricos apontam para a colaboração de autores como Gadotti (2000), Minayo (2008), Freire (1996), dentre outros. Entre os principais resultados obtidos, destacamos que o Programa faz um processo seletivo que contempla a entrada de discentes de várias regiões do Estado da Bahia, das três redes de ensino: municipal, estadual e federal. Os profissionais ao terminarem o curso no âmbito do mestrado, já estão atuando junto às suas instituições de origem, impactando a vida social, econômica e educacional dessas localidades interioranas, servindo de referência para a melhoria da qualidade do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). |
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