O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Emanuela de Freitas Duarte
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, José Edson de Albuquerque, Filha, Francisca Gomes Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o processo de escolarização de alunos surdos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Mossoró/RN. As concepções teóricas que contribui para este trabalho estão baseadas em Figueira (2011), Martins (2011), Silva (2011), entre outros autores que auxiliam na compreensão do processo de inclusão, leis e decretos adquiridos aos longos dos anos. A temática é necessária para compreendermos como o aluno com surdez vem desenvolvendo suas habilidades cognitivas no espaço da EJA, mensurando que os surdos em decorrência da falta de acessibilidade não consegue finalizar seus estudos na educação básica em tempo hábil. A pesquisa tem caráter qualitativo, apresenta uma breve pesquisa bibliográfica sobre o percurso histórico da escolarização do surdo, bem como seu processo histórico de inclusão (mundial e nacional) no decorrer da história, citando os modelos educacionais que possibilitem uma educação inclusiva para as pessoas com surdez e a implantação da modalidade EJA no sistema educacional brasileiro. Na sequência, buscou-se entender, por meio de um estudo de caso, como é desenvolvida a escolarização de alunos surdos na modalidade da EJA. Participaram da pesquisa dois alunos surdos, que responderam a cinco questões abertas. Ao final do artigo é possível analisar através dos dados obtidos que a instituição investigada enfrenta dificuldades na escolarização dos estudantes com surdez, onde a principal causa para esse problema é a falta de estratégias e/ou metodologias inclusivas que contribua para o processo de ensino-aprendizado desses alunos.
id VERACRUZ-0_6624beb017ebc8609e6f6b35fa7086b7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3392
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RNEducação de Jovens e Adultos. Escolarização. Inclusão educacional. SurdezEste estudo tem como objetivo analisar o processo de escolarização de alunos surdos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Mossoró/RN. As concepções teóricas que contribui para este trabalho estão baseadas em Figueira (2011), Martins (2011), Silva (2011), entre outros autores que auxiliam na compreensão do processo de inclusão, leis e decretos adquiridos aos longos dos anos. A temática é necessária para compreendermos como o aluno com surdez vem desenvolvendo suas habilidades cognitivas no espaço da EJA, mensurando que os surdos em decorrência da falta de acessibilidade não consegue finalizar seus estudos na educação básica em tempo hábil. A pesquisa tem caráter qualitativo, apresenta uma breve pesquisa bibliográfica sobre o percurso histórico da escolarização do surdo, bem como seu processo histórico de inclusão (mundial e nacional) no decorrer da história, citando os modelos educacionais que possibilitem uma educação inclusiva para as pessoas com surdez e a implantação da modalidade EJA no sistema educacional brasileiro. Na sequência, buscou-se entender, por meio de um estudo de caso, como é desenvolvida a escolarização de alunos surdos na modalidade da EJA. Participaram da pesquisa dois alunos surdos, que responderam a cinco questões abertas. Ao final do artigo é possível analisar através dos dados obtidos que a instituição investigada enfrenta dificuldades na escolarização dos estudantes com surdez, onde a principal causa para esse problema é a falta de estratégias e/ou metodologias inclusivas que contribua para o processo de ensino-aprendizado desses alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/339210.34117/bjdv5n9-177Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16199-16212Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16199-16212Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16199-162122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392/3450Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Emanuela de Freitas DuarteAraújo, José Edson de AlbuquerqueFilha, Francisca Gomes Torres2019-10-07T12:12:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3392Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:15.849202Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
title O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
spellingShingle O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
Duarte, Emanuela de Freitas Duarte
Educação de Jovens e Adultos. Escolarização. Inclusão educacional. Surdez
title_short O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
title_full O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
title_fullStr O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
title_full_unstemmed O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
title_sort O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
author Duarte, Emanuela de Freitas Duarte
author_facet Duarte, Emanuela de Freitas Duarte
Araújo, José Edson de Albuquerque
Filha, Francisca Gomes Torres
author_role author
author2 Araújo, José Edson de Albuquerque
Filha, Francisca Gomes Torres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Emanuela de Freitas Duarte
Araújo, José Edson de Albuquerque
Filha, Francisca Gomes Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Escolarização. Inclusão educacional. Surdez
topic Educação de Jovens e Adultos. Escolarização. Inclusão educacional. Surdez
description Este estudo tem como objetivo analisar o processo de escolarização de alunos surdos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Mossoró/RN. As concepções teóricas que contribui para este trabalho estão baseadas em Figueira (2011), Martins (2011), Silva (2011), entre outros autores que auxiliam na compreensão do processo de inclusão, leis e decretos adquiridos aos longos dos anos. A temática é necessária para compreendermos como o aluno com surdez vem desenvolvendo suas habilidades cognitivas no espaço da EJA, mensurando que os surdos em decorrência da falta de acessibilidade não consegue finalizar seus estudos na educação básica em tempo hábil. A pesquisa tem caráter qualitativo, apresenta uma breve pesquisa bibliográfica sobre o percurso histórico da escolarização do surdo, bem como seu processo histórico de inclusão (mundial e nacional) no decorrer da história, citando os modelos educacionais que possibilitem uma educação inclusiva para as pessoas com surdez e a implantação da modalidade EJA no sistema educacional brasileiro. Na sequência, buscou-se entender, por meio de um estudo de caso, como é desenvolvida a escolarização de alunos surdos na modalidade da EJA. Participaram da pesquisa dois alunos surdos, que responderam a cinco questões abertas. Ao final do artigo é possível analisar através dos dados obtidos que a instituição investigada enfrenta dificuldades na escolarização dos estudantes com surdez, onde a principal causa para esse problema é a falta de estratégias e/ou metodologias inclusivas que contribua para o processo de ensino-aprendizado desses alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392
10.34117/bjdv5n9-177
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392/3450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16199-16212
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16199-16212
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16199-16212
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645424202874880