O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar o processo de escolarização de alunos surdos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Mossoró/RN. As concepções teóricas que contribui para este trabalho estão baseadas em Figueira (2011), Martins (2011), Silva (2011), entre outros autores que auxiliam na compreensão do processo de inclusão, leis e decretos adquiridos aos longos dos anos. A temática é necessária para compreendermos como o aluno com surdez vem desenvolvendo suas habilidades cognitivas no espaço da EJA, mensurando que os surdos em decorrência da falta de acessibilidade não consegue finalizar seus estudos na educação básica em tempo hábil. A pesquisa tem caráter qualitativo, apresenta uma breve pesquisa bibliográfica sobre o percurso histórico da escolarização do surdo, bem como seu processo histórico de inclusão (mundial e nacional) no decorrer da história, citando os modelos educacionais que possibilitem uma educação inclusiva para as pessoas com surdez e a implantação da modalidade EJA no sistema educacional brasileiro. Na sequência, buscou-se entender, por meio de um estudo de caso, como é desenvolvida a escolarização de alunos surdos na modalidade da EJA. Participaram da pesquisa dois alunos surdos, que responderam a cinco questões abertas. Ao final do artigo é possível analisar através dos dados obtidos que a instituição investigada enfrenta dificuldades na escolarização dos estudantes com surdez, onde a principal causa para esse problema é a falta de estratégias e/ou metodologias inclusivas que contribua para o processo de ensino-aprendizado desses alunos. |
id |
VERACRUZ-0_6624beb017ebc8609e6f6b35fa7086b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3392 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RNEducação de Jovens e Adultos. Escolarização. Inclusão educacional. SurdezEste estudo tem como objetivo analisar o processo de escolarização de alunos surdos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Mossoró/RN. As concepções teóricas que contribui para este trabalho estão baseadas em Figueira (2011), Martins (2011), Silva (2011), entre outros autores que auxiliam na compreensão do processo de inclusão, leis e decretos adquiridos aos longos dos anos. A temática é necessária para compreendermos como o aluno com surdez vem desenvolvendo suas habilidades cognitivas no espaço da EJA, mensurando que os surdos em decorrência da falta de acessibilidade não consegue finalizar seus estudos na educação básica em tempo hábil. A pesquisa tem caráter qualitativo, apresenta uma breve pesquisa bibliográfica sobre o percurso histórico da escolarização do surdo, bem como seu processo histórico de inclusão (mundial e nacional) no decorrer da história, citando os modelos educacionais que possibilitem uma educação inclusiva para as pessoas com surdez e a implantação da modalidade EJA no sistema educacional brasileiro. Na sequência, buscou-se entender, por meio de um estudo de caso, como é desenvolvida a escolarização de alunos surdos na modalidade da EJA. Participaram da pesquisa dois alunos surdos, que responderam a cinco questões abertas. Ao final do artigo é possível analisar através dos dados obtidos que a instituição investigada enfrenta dificuldades na escolarização dos estudantes com surdez, onde a principal causa para esse problema é a falta de estratégias e/ou metodologias inclusivas que contribua para o processo de ensino-aprendizado desses alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/339210.34117/bjdv5n9-177Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16199-16212Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16199-16212Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16199-162122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392/3450Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Emanuela de Freitas DuarteAraújo, José Edson de AlbuquerqueFilha, Francisca Gomes Torres2019-10-07T12:12:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3392Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:15.849202Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN |
title |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN |
spellingShingle |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN Duarte, Emanuela de Freitas Duarte Educação de Jovens e Adultos. Escolarização. Inclusão educacional. Surdez |
title_short |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN |
title_full |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN |
title_fullStr |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN |
title_full_unstemmed |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN |
title_sort |
O processo de escolarização de alunos surdos na educação de jovens e adultos (eja) em Mossoró/RN./ The schooling process of deaf students in youth and adult Education (EJA) in Mossoró / RN |
author |
Duarte, Emanuela de Freitas Duarte |
author_facet |
Duarte, Emanuela de Freitas Duarte Araújo, José Edson de Albuquerque Filha, Francisca Gomes Torres |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, José Edson de Albuquerque Filha, Francisca Gomes Torres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Emanuela de Freitas Duarte Araújo, José Edson de Albuquerque Filha, Francisca Gomes Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Escolarização. Inclusão educacional. Surdez |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Escolarização. Inclusão educacional. Surdez |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar o processo de escolarização de alunos surdos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Mossoró/RN. As concepções teóricas que contribui para este trabalho estão baseadas em Figueira (2011), Martins (2011), Silva (2011), entre outros autores que auxiliam na compreensão do processo de inclusão, leis e decretos adquiridos aos longos dos anos. A temática é necessária para compreendermos como o aluno com surdez vem desenvolvendo suas habilidades cognitivas no espaço da EJA, mensurando que os surdos em decorrência da falta de acessibilidade não consegue finalizar seus estudos na educação básica em tempo hábil. A pesquisa tem caráter qualitativo, apresenta uma breve pesquisa bibliográfica sobre o percurso histórico da escolarização do surdo, bem como seu processo histórico de inclusão (mundial e nacional) no decorrer da história, citando os modelos educacionais que possibilitem uma educação inclusiva para as pessoas com surdez e a implantação da modalidade EJA no sistema educacional brasileiro. Na sequência, buscou-se entender, por meio de um estudo de caso, como é desenvolvida a escolarização de alunos surdos na modalidade da EJA. Participaram da pesquisa dois alunos surdos, que responderam a cinco questões abertas. Ao final do artigo é possível analisar através dos dados obtidos que a instituição investigada enfrenta dificuldades na escolarização dos estudantes com surdez, onde a principal causa para esse problema é a falta de estratégias e/ou metodologias inclusivas que contribua para o processo de ensino-aprendizado desses alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392 10.34117/bjdv5n9-177 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3392/3450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16199-16212 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16199-16212 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16199-16212 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645424202874880 |