ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de uma investigação social, iniciada no mestrado e continuada por meio do Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB), o qual procura trazer à tona a realidade em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho/DF, no seu processo de educação e luta pela posse da terra. Comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo de sociedade proposta. Sendo assim, a moradia fixa e a posse da terra ainda se tratam de espaços antagônicos aos seus modos históricos de vida. Desse modo, esta pesquisa aborda o percurso histórico-cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a luta, buscando identificar uma política intercultural de educação amparada pelos Direitos Humanos, a qual permita a efetiva inclusão social e educacional dos povos ciganos no Distrito Federal. De caráter qualitativo, temos como base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam nos seus conflitos étnicos e territoriais. |
id |
UNEB-5_7e449604d449e19f6fdbfe4852acebb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/6123 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito FederalEducaçãoCiganidadeDireitos HumanosConflitos Étnicos.O presente artigo é fruto de uma investigação social, iniciada no mestrado e continuada por meio do Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB), o qual procura trazer à tona a realidade em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho/DF, no seu processo de educação e luta pela posse da terra. Comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo de sociedade proposta. Sendo assim, a moradia fixa e a posse da terra ainda se tratam de espaços antagônicos aos seus modos históricos de vida. Desse modo, esta pesquisa aborda o percurso histórico-cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a luta, buscando identificar uma política intercultural de educação amparada pelos Direitos Humanos, a qual permita a efetiva inclusão social e educacional dos povos ciganos no Distrito Federal. De caráter qualitativo, temos como base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam nos seus conflitos étnicos e territoriais.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/612310.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.189-202Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 1 (2019): Educação e Diferença; 189-2022177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123/3888Copyright (c) 2019 Erlando da Silva Reses, Walace Roza Pinel, Lenilda Damasceno Perpetuohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessReses, Erlando da SilvaPinel, Walace RozaPerpetuo, Lenilda Damasceno2020-11-27T01:28:40Zoai:ojs.192.168.5.50:article/6123Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T01:28:40Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal |
title |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal |
spellingShingle |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal Reses, Erlando da Silva Educação Ciganidade Direitos Humanos Conflitos Étnicos. |
title_short |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal |
title_full |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal |
title_fullStr |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal |
title_sort |
ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal |
author |
Reses, Erlando da Silva |
author_facet |
Reses, Erlando da Silva Pinel, Walace Roza Perpetuo, Lenilda Damasceno |
author_role |
author |
author2 |
Pinel, Walace Roza Perpetuo, Lenilda Damasceno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reses, Erlando da Silva Pinel, Walace Roza Perpetuo, Lenilda Damasceno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciganidade Direitos Humanos Conflitos Étnicos. |
topic |
Educação Ciganidade Direitos Humanos Conflitos Étnicos. |
description |
O presente artigo é fruto de uma investigação social, iniciada no mestrado e continuada por meio do Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB), o qual procura trazer à tona a realidade em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho/DF, no seu processo de educação e luta pela posse da terra. Comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo de sociedade proposta. Sendo assim, a moradia fixa e a posse da terra ainda se tratam de espaços antagônicos aos seus modos históricos de vida. Desse modo, esta pesquisa aborda o percurso histórico-cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a luta, buscando identificar uma política intercultural de educação amparada pelos Direitos Humanos, a qual permita a efetiva inclusão social e educacional dos povos ciganos no Distrito Federal. De caráter qualitativo, temos como base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam nos seus conflitos étnicos e territoriais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.189-202 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.189-202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123/3888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Erlando da Silva Reses, Walace Roza Pinel, Lenilda Damasceno Perpetuo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Erlando da Silva Reses, Walace Roza Pinel, Lenilda Damasceno Perpetuo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 1 (2019): Educação e Diferença; 189-202 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v4.n1 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117849452544 |