A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Carlos Guilherme
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Arthur Franco e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831
Resumo: O presente estudo explorou possibilidades de aprendizagem e constituição de saberes a partir de exposições virtuais do Museu do Futebol. Em contexto de pandemia, analisamos como a cibercultura e a cultura da convergência podem contribuir à dimensão do aprendizado, por uma abordagem crítica e interativa de uma manifestação cultural esportiva, o futebol. Destacamos exposições que tratam o histórico da participação das mulheres no futebol brasileiro. Corroboramos que a cibercultura e a cultura da convergência são importantes na ampliação do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, pois perpassam a educação histórica e de uma prática corporal, uma vez que a interação e participação das pessoas são potencializadas com a virtualização do Museu do Futebol, por seus canais de mídia.
id UNEB-5_88b51218d9d7daf5309943c6e288c8d7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/11831
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergênciaCiberculturaCultura da convergênciaAprendizagemMuseu do FutebolO presente estudo explorou possibilidades de aprendizagem e constituição de saberes a partir de exposições virtuais do Museu do Futebol. Em contexto de pandemia, analisamos como a cibercultura e a cultura da convergência podem contribuir à dimensão do aprendizado, por uma abordagem crítica e interativa de uma manifestação cultural esportiva, o futebol. Destacamos exposições que tratam o histórico da participação das mulheres no futebol brasileiro. Corroboramos que a cibercultura e a cultura da convergência são importantes na ampliação do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, pois perpassam a educação histórica e de uma prática corporal, uma vez que a interação e participação das pessoas são potencializadas com a virtualização do Museu do Futebol, por seus canais de mídia.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1183110.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11831Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 161-1782177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831/8255https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831/8292Copyright (c) 2021 Carlos Guilherme Rocha, Arthur Franco e Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Carlos GuilhermeSilva, Arthur Franco e2021-07-27T22:47:21Zoai:ojs.192.168.5.50:article/11831Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:47:21Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
title A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
spellingShingle A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
Rocha, Carlos Guilherme
Cibercultura
Cultura da convergência
Aprendizagem
Museu do Futebol
title_short A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
title_full A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
title_fullStr A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
title_full_unstemmed A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
title_sort A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
author Rocha, Carlos Guilherme
author_facet Rocha, Carlos Guilherme
Silva, Arthur Franco e
author_role author
author2 Silva, Arthur Franco e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Carlos Guilherme
Silva, Arthur Franco e
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Cultura da convergência
Aprendizagem
Museu do Futebol
topic Cibercultura
Cultura da convergência
Aprendizagem
Museu do Futebol
description O presente estudo explorou possibilidades de aprendizagem e constituição de saberes a partir de exposições virtuais do Museu do Futebol. Em contexto de pandemia, analisamos como a cibercultura e a cultura da convergência podem contribuir à dimensão do aprendizado, por uma abordagem crítica e interativa de uma manifestação cultural esportiva, o futebol. Destacamos exposições que tratam o histórico da participação das mulheres no futebol brasileiro. Corroboramos que a cibercultura e a cultura da convergência são importantes na ampliação do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, pois perpassam a educação histórica e de uma prática corporal, uma vez que a interação e participação das pessoas são potencializadas com a virtualização do Museu do Futebol, por seus canais de mídia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11831
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831/8255
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831/8292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Carlos Guilherme Rocha, Arthur Franco e Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Carlos Guilherme Rocha, Arthur Franco e Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 161-178
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118244765696