A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831 |
Resumo: | O presente estudo explorou possibilidades de aprendizagem e constituição de saberes a partir de exposições virtuais do Museu do Futebol. Em contexto de pandemia, analisamos como a cibercultura e a cultura da convergência podem contribuir à dimensão do aprendizado, por uma abordagem crítica e interativa de uma manifestação cultural esportiva, o futebol. Destacamos exposições que tratam o histórico da participação das mulheres no futebol brasileiro. Corroboramos que a cibercultura e a cultura da convergência são importantes na ampliação do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, pois perpassam a educação histórica e de uma prática corporal, uma vez que a interação e participação das pessoas são potencializadas com a virtualização do Museu do Futebol, por seus canais de mídia. |
id |
UNEB-5_88b51218d9d7daf5309943c6e288c8d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/11831 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergênciaCiberculturaCultura da convergênciaAprendizagemMuseu do FutebolO presente estudo explorou possibilidades de aprendizagem e constituição de saberes a partir de exposições virtuais do Museu do Futebol. Em contexto de pandemia, analisamos como a cibercultura e a cultura da convergência podem contribuir à dimensão do aprendizado, por uma abordagem crítica e interativa de uma manifestação cultural esportiva, o futebol. Destacamos exposições que tratam o histórico da participação das mulheres no futebol brasileiro. Corroboramos que a cibercultura e a cultura da convergência são importantes na ampliação do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, pois perpassam a educação histórica e de uma prática corporal, uma vez que a interação e participação das pessoas são potencializadas com a virtualização do Museu do Futebol, por seus canais de mídia.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1183110.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11831Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 161-1782177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831/8255https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831/8292Copyright (c) 2021 Carlos Guilherme Rocha, Arthur Franco e Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Carlos GuilhermeSilva, Arthur Franco e2021-07-27T22:47:21Zoai:ojs.192.168.5.50:article/11831Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:47:21Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência |
title |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência |
spellingShingle |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência Rocha, Carlos Guilherme Cibercultura Cultura da convergência Aprendizagem Museu do Futebol |
title_short |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência |
title_full |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência |
title_fullStr |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência |
title_full_unstemmed |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência |
title_sort |
A virtualização do museu do futebol como espaço de aprendizagem: diálogos com a cibercultura e cultura da convergência |
author |
Rocha, Carlos Guilherme |
author_facet |
Rocha, Carlos Guilherme Silva, Arthur Franco e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Arthur Franco e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Carlos Guilherme Silva, Arthur Franco e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Cultura da convergência Aprendizagem Museu do Futebol |
topic |
Cibercultura Cultura da convergência Aprendizagem Museu do Futebol |
description |
O presente estudo explorou possibilidades de aprendizagem e constituição de saberes a partir de exposições virtuais do Museu do Futebol. Em contexto de pandemia, analisamos como a cibercultura e a cultura da convergência podem contribuir à dimensão do aprendizado, por uma abordagem crítica e interativa de uma manifestação cultural esportiva, o futebol. Destacamos exposições que tratam o histórico da participação das mulheres no futebol brasileiro. Corroboramos que a cibercultura e a cultura da convergência são importantes na ampliação do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, pois perpassam a educação histórica e de uma prática corporal, uma vez que a interação e participação das pessoas são potencializadas com a virtualização do Museu do Futebol, por seus canais de mídia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11831 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831/8255 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11831/8292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carlos Guilherme Rocha, Arthur Franco e Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carlos Guilherme Rocha, Arthur Franco e Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 161-178 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321118244765696 |