Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105 |
Resumo: | Este texto representa um esforço mútuo para (re)desenhar um diálogo sobre Educação e Cultura Digital. Um dos argumentos centrais deste escrito se traduz na ideia da Educação como prática transformadora e ato humano comprometido com o outro nos aspectos mais singulares da natureza humana, quais sejam a política, tecnologias, bens culturais, consciência econômica, formação escolar e bem-estar social. Aqui, também se pretende argumentar sobre a Cultura Digital e os processos formativos que os alunos da Educação Básica das redes públicas enfrentam em tempos de acesso exponencial aos instrumentos digitais, a uma gama incomensurável de informações e a velocidade que estas informações, são descartadas. Neste sentido, este escrito também desvela a função do professor como um Designer de Experiências de Aprendizagem (FLOOR, s/d) as quais não se limitam a determinadas tecnologias ou métodos de aprendizado, mas projeta a melhor experiência de aprendizagem com a melhor forma ou tecnologia para mediar as aprendizagens com seus alunos, confirmando que a tecnologia é um processo humano e criativo, material e imaterial, encarnados nas linguagens do saber e do fazer entre os homens. |
id |
UNEB-5_a1d0ba6e66a92a26d653b399e3179a65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/7105 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, Cultura Digital e Espaços FormativosEducaçãoCultura DigitalEspaços FormativosEste texto representa um esforço mútuo para (re)desenhar um diálogo sobre Educação e Cultura Digital. Um dos argumentos centrais deste escrito se traduz na ideia da Educação como prática transformadora e ato humano comprometido com o outro nos aspectos mais singulares da natureza humana, quais sejam a política, tecnologias, bens culturais, consciência econômica, formação escolar e bem-estar social. Aqui, também se pretende argumentar sobre a Cultura Digital e os processos formativos que os alunos da Educação Básica das redes públicas enfrentam em tempos de acesso exponencial aos instrumentos digitais, a uma gama incomensurável de informações e a velocidade que estas informações, são descartadas. Neste sentido, este escrito também desvela a função do professor como um Designer de Experiências de Aprendizagem (FLOOR, s/d) as quais não se limitam a determinadas tecnologias ou métodos de aprendizado, mas projeta a melhor experiência de aprendizagem com a melhor forma ou tecnologia para mediar as aprendizagens com seus alunos, confirmando que a tecnologia é um processo humano e criativo, material e imaterial, encarnados nas linguagens do saber e do fazer entre os homens.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/710510.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 11-252177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105/4714Copyright (c) 2019 Tania Maria Hetkowski, Josemeire Machado Diashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessHetkowski, Tania MariaDias, Josemeire Machado2020-11-27T00:17:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7105Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T00:17:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos |
title |
Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos |
spellingShingle |
Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos Hetkowski, Tania Maria Educação Cultura Digital Espaços Formativos |
title_short |
Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos |
title_full |
Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos |
title_fullStr |
Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos |
title_full_unstemmed |
Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos |
title_sort |
Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos |
author |
Hetkowski, Tania Maria |
author_facet |
Hetkowski, Tania Maria Dias, Josemeire Machado |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Josemeire Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hetkowski, Tania Maria Dias, Josemeire Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cultura Digital Espaços Formativos |
topic |
Educação Cultura Digital Espaços Formativos |
description |
Este texto representa um esforço mútuo para (re)desenhar um diálogo sobre Educação e Cultura Digital. Um dos argumentos centrais deste escrito se traduz na ideia da Educação como prática transformadora e ato humano comprometido com o outro nos aspectos mais singulares da natureza humana, quais sejam a política, tecnologias, bens culturais, consciência econômica, formação escolar e bem-estar social. Aqui, também se pretende argumentar sobre a Cultura Digital e os processos formativos que os alunos da Educação Básica das redes públicas enfrentam em tempos de acesso exponencial aos instrumentos digitais, a uma gama incomensurável de informações e a velocidade que estas informações, são descartadas. Neste sentido, este escrito também desvela a função do professor como um Designer de Experiências de Aprendizagem (FLOOR, s/d) as quais não se limitam a determinadas tecnologias ou métodos de aprendizado, mas projeta a melhor experiência de aprendizagem com a melhor forma ou tecnologia para mediar as aprendizagens com seus alunos, confirmando que a tecnologia é um processo humano e criativo, material e imaterial, encarnados nas linguagens do saber e do fazer entre os homens. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105/4714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Tania Maria Hetkowski, Josemeire Machado Dias https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Tania Maria Hetkowski, Josemeire Machado Dias https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 11-25 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v4.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117854695424 |