Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hetkowski, Tania Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Josemeire Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105
Resumo: Este texto representa um esforço mútuo para (re)desenhar um diálogo sobre Educação e Cultura Digital. Um dos argumentos centrais deste escrito se traduz na ideia da Educação como prática transformadora e ato humano comprometido com o outro nos aspectos mais singulares da natureza humana, quais sejam a política, tecnologias, bens culturais, consciência econômica, formação escolar e bem-estar social. Aqui, também se pretende argumentar sobre a Cultura Digital e os processos formativos que os alunos da Educação Básica das redes públicas enfrentam em tempos de acesso exponencial aos instrumentos digitais, a uma gama incomensurável de informações e a velocidade que estas informações, são descartadas. Neste sentido, este escrito também desvela a função do professor como um Designer de Experiências de Aprendizagem (FLOOR, s/d) as quais não se limitam a determinadas tecnologias ou métodos de aprendizado, mas projeta a melhor experiência de aprendizagem com a melhor forma ou tecnologia para mediar as aprendizagens com seus alunos, confirmando que a tecnologia é um processo humano e criativo, material e imaterial, encarnados nas linguagens do saber e do fazer entre os homens.
id UNEB-5_a1d0ba6e66a92a26d653b399e3179a65
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/7105
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Educação, Cultura Digital e Espaços FormativosEducaçãoCultura DigitalEspaços FormativosEste texto representa um esforço mútuo para (re)desenhar um diálogo sobre Educação e Cultura Digital. Um dos argumentos centrais deste escrito se traduz na ideia da Educação como prática transformadora e ato humano comprometido com o outro nos aspectos mais singulares da natureza humana, quais sejam a política, tecnologias, bens culturais, consciência econômica, formação escolar e bem-estar social. Aqui, também se pretende argumentar sobre a Cultura Digital e os processos formativos que os alunos da Educação Básica das redes públicas enfrentam em tempos de acesso exponencial aos instrumentos digitais, a uma gama incomensurável de informações e a velocidade que estas informações, são descartadas. Neste sentido, este escrito também desvela a função do professor como um Designer de Experiências de Aprendizagem (FLOOR, s/d) as quais não se limitam a determinadas tecnologias ou métodos de aprendizado, mas projeta a melhor experiência de aprendizagem com a melhor forma ou tecnologia para mediar as aprendizagens com seus alunos, confirmando que a tecnologia é um processo humano e criativo, material e imaterial, encarnados nas linguagens do saber e do fazer entre os homens.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/710510.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 11-252177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105/4714Copyright (c) 2019 Tania Maria Hetkowski, Josemeire Machado Diashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessHetkowski, Tania MariaDias, Josemeire Machado2020-11-27T00:17:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7105Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T00:17:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
title Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
spellingShingle Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
Hetkowski, Tania Maria
Educação
Cultura Digital
Espaços Formativos
title_short Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
title_full Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
title_fullStr Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
title_full_unstemmed Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
title_sort Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos
author Hetkowski, Tania Maria
author_facet Hetkowski, Tania Maria
Dias, Josemeire Machado
author_role author
author2 Dias, Josemeire Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hetkowski, Tania Maria
Dias, Josemeire Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cultura Digital
Espaços Formativos
topic Educação
Cultura Digital
Espaços Formativos
description Este texto representa um esforço mútuo para (re)desenhar um diálogo sobre Educação e Cultura Digital. Um dos argumentos centrais deste escrito se traduz na ideia da Educação como prática transformadora e ato humano comprometido com o outro nos aspectos mais singulares da natureza humana, quais sejam a política, tecnologias, bens culturais, consciência econômica, formação escolar e bem-estar social. Aqui, também se pretende argumentar sobre a Cultura Digital e os processos formativos que os alunos da Educação Básica das redes públicas enfrentam em tempos de acesso exponencial aos instrumentos digitais, a uma gama incomensurável de informações e a velocidade que estas informações, são descartadas. Neste sentido, este escrito também desvela a função do professor como um Designer de Experiências de Aprendizagem (FLOOR, s/d) as quais não se limitam a determinadas tecnologias ou métodos de aprendizado, mas projeta a melhor experiência de aprendizagem com a melhor forma ou tecnologia para mediar as aprendizagens com seus alunos, confirmando que a tecnologia é um processo humano e criativo, material e imaterial, encarnados nas linguagens do saber e do fazer entre os homens.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105/4714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Tania Maria Hetkowski, Josemeire Machado Dias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Tania Maria Hetkowski, Josemeire Machado Dias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 11-25
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v4.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117854695424