A INFORMAÇÃO QUE CIRCULA SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5 |
Resumo: | No contexto da sociedade da informação e do conhecimento, a exclusão ainda está presente em quase todos os países e, no Brasil, onde as questões raciais estão disfarçadas no mito da democracia racial, é mais difícil perceber o fosso existente entre diferentes segmentos da sociedade em que a população branca de maior poder aquisitivo tem acesso ao ensino superior, e a população negra de baixa renda é excluída. A educação é convocada para ocupar seu lugar na formação de cidadãos(ãs), visto que uma grande parte da população está fora dos espaços educativos, desde a educação básica até a superior. Objetiva-se, com a pesquisa, examinar como circula a informação sobre a política de cotas para negros, na opinião de docentes e discentes da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia está ancorada na análise discursiva, que possibilita compreender o discurso de inclusão social/racial, a partir das informações dos respondentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Os dados aqui apresentados constituem um fragmento do corpus da pesquisa “Informação e Diversidade: a imagem do afrodescendente no discurso de inclusão social/racial” - PIBIC/CNPq/UFPB. Serviu de instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado a docentes e discentes dos cursos de Contabilidade, Administração, Economia e Biblioteconomia. Concluímos que os argumentos apresentados pela maioria dos respondentes evidenciam o desacordo quanto à implementação da política de cotas para negros na universidade, revelando uma desinformação em relação às políticas de ações afirmativas que beneficiam e reparam a exclusão histórica de afrodescendentes no ensino superior. |
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A INFORMAÇÃO QUE CIRCULA SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO ENSINO SUPERIORSociedade da informação e do conhecimentoInformaçãoAções afirmativasPolítica de cotas para negrosEnsino superiorNo contexto da sociedade da informação e do conhecimento, a exclusão ainda está presente em quase todos os países e, no Brasil, onde as questões raciais estão disfarçadas no mito da democracia racial, é mais difícil perceber o fosso existente entre diferentes segmentos da sociedade em que a população branca de maior poder aquisitivo tem acesso ao ensino superior, e a população negra de baixa renda é excluída. A educação é convocada para ocupar seu lugar na formação de cidadãos(ãs), visto que uma grande parte da população está fora dos espaços educativos, desde a educação básica até a superior. Objetiva-se, com a pesquisa, examinar como circula a informação sobre a política de cotas para negros, na opinião de docentes e discentes da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia está ancorada na análise discursiva, que possibilita compreender o discurso de inclusão social/racial, a partir das informações dos respondentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Os dados aqui apresentados constituem um fragmento do corpus da pesquisa “Informação e Diversidade: a imagem do afrodescendente no discurso de inclusão social/racial” - PIBIC/CNPq/UFPB. Serviu de instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado a docentes e discentes dos cursos de Contabilidade, Administração, Economia e Biblioteconomia. Concluímos que os argumentos apresentados pela maioria dos respondentes evidenciam o desacordo quanto à implementação da política de cotas para negros na universidade, revelando uma desinformação em relação às políticas de ações afirmativas que beneficiam e reparam a exclusão histórica de afrodescendentes no ensino superior.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/510.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 1 (2010): Universidade: ações afirmativas e inclusão social2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5/5França de Lima, IzabelMorais Santiago, Stella Márcia deAquino, Mirian de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-07T21:34:06Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-08-07T21:34:06Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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