A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3056 |
Resumo: | O presente artigo trata sobre a introdução do quesito Inserção Social nas avaliações dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, em particular, para os Mestrados Profissionais em Educação. O texto está estruturado em duas partes: na primeira descrevemos sobre a justificativa e a operacionalidade da inserção social por meio do Documento da Capes elaborado em 2007 pelo Diretor de Avaliação Renato Janine Ribeiro, cujo Documento permitiu vários olhares positivos e negativos para a consecução das finalidades dos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado). Na segunda parte, analisamos a perspectiva da realização do citado quesito para os mestrados profissionais em educação, na qual apresentamos um quadro comparativo da ficha de avaliação da trienal (2010-2012) e da ficha de avaliação quadrienal (2013-2016) que será usada para os mestrados profissionais. |
id |
UNEB-5_c00b5285fe22030604e95c3abcb2fd14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/3056 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivoInserção Social. Mestrado Profissional. Capes.O presente artigo trata sobre a introdução do quesito Inserção Social nas avaliações dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, em particular, para os Mestrados Profissionais em Educação. O texto está estruturado em duas partes: na primeira descrevemos sobre a justificativa e a operacionalidade da inserção social por meio do Documento da Capes elaborado em 2007 pelo Diretor de Avaliação Renato Janine Ribeiro, cujo Documento permitiu vários olhares positivos e negativos para a consecução das finalidades dos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado). Na segunda parte, analisamos a perspectiva da realização do citado quesito para os mestrados profissionais em educação, na qual apresentamos um quadro comparativo da ficha de avaliação da trienal (2010-2012) e da ficha de avaliação quadrienal (2013-2016) que será usada para os mestrados profissionais.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/305610.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2016): Inserção Social na Pós-Graduação; 29-452177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3056/1989Copyright (c) 2016 PLURAIS - Revista Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessNUNES, ANTONIO DE ASSIS CRUZFERNANDES, VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO2020-09-05T02:27:34Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3056Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:27:34Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo |
title |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo |
spellingShingle |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo NUNES, ANTONIO DE ASSIS CRUZ Inserção Social. Mestrado Profissional. Capes. |
title_short |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo |
title_full |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo |
title_fullStr |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo |
title_sort |
A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo |
author |
NUNES, ANTONIO DE ASSIS CRUZ |
author_facet |
NUNES, ANTONIO DE ASSIS CRUZ FERNANDES, VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO |
author_role |
author |
author2 |
FERNANDES, VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NUNES, ANTONIO DE ASSIS CRUZ FERNANDES, VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inserção Social. Mestrado Profissional. Capes. |
topic |
Inserção Social. Mestrado Profissional. Capes. |
description |
O presente artigo trata sobre a introdução do quesito Inserção Social nas avaliações dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, em particular, para os Mestrados Profissionais em Educação. O texto está estruturado em duas partes: na primeira descrevemos sobre a justificativa e a operacionalidade da inserção social por meio do Documento da Capes elaborado em 2007 pelo Diretor de Avaliação Renato Janine Ribeiro, cujo Documento permitiu vários olhares positivos e negativos para a consecução das finalidades dos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado). Na segunda parte, analisamos a perspectiva da realização do citado quesito para os mestrados profissionais em educação, na qual apresentamos um quadro comparativo da ficha de avaliação da trienal (2010-2012) e da ficha de avaliação quadrienal (2013-2016) que será usada para os mestrados profissionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3056 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3056 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3056/1989 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 PLURAIS - Revista Multidisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 PLURAIS - Revista Multidisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2016): Inserção Social na Pós-Graduação; 29-45 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v1.n3 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117385981952 |