Inserção social da pós-graduação brasileira: estudo de mestrados profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessôa, Mariana Monteiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Piquet, Rosélia, Vilani, Rodrigo Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/658
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a inserção social de programas profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional. A discussão vai ao encontro das preocupações com a contribuição da atividade acadêmica para o aprimoramento da gestão pública e das demandas da sociedade brasileira. A análise privilegiou a inserção social dos programas entre os critérios de avaliação adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Optou-se por uma metodologia quali-quantitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental e na leitura técnica da produção científica (dissertação) dos programas selecionados. Esta pesquisa se propôs a verificar se as dissertações produzidas pelos programas de mestrado profissional analisados contribuem para o conhecimento das regiões em que se localizam, tornando-se, assim, recursos da ciência e do conhecimento para o aprimoramento da gestão pública e para a redução da dívida social. Concluiu-se pela aderência das dissertações defendidas e pelo fortalecimento das ações da Capes na exigência da inserção social como balizador das pesquisas e intervenções técnico-científicas.
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The main purpose of this work is to evaluate the social insertion of professional programs in the field of Urban and Regional Planning. The discussion investigates concerns about the contributions of academic activity for improving public management and meeting the demands of Brazilian society. The authors’ intention was to analyze the social insertion of the programs with respect to the evaluation criteria adopted by the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (CAPES). The methodology used was quali-quantitative, based on bibliographic and documental research and on the technical reading of the scientific production (dissertations) of the selected programs. The purpose of this research was to verify if the dissertations produced by the selected professional master’s degree programs contribute to the understanding of the regions in which they are situated, thereby turning themselves into resources of science and knowledge to improve public management and to reduce social injustice. The inferences drawn support the value of the defended dissertations and of strengthening the actions of the CAPES with respect to requiring social insertion as a delimiter for research and technical-scientific interventions.
description O presente trabalho tem por objetivo avaliar a inserção social de programas profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional. A discussão vai ao encontro das preocupações com a contribuição da atividade acadêmica para o aprimoramento da gestão pública e das demandas da sociedade brasileira. A análise privilegiou a inserção social dos programas entre os critérios de avaliação adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Optou-se por uma metodologia quali-quantitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental e na leitura técnica da produção científica (dissertação) dos programas selecionados. Esta pesquisa se propôs a verificar se as dissertações produzidas pelos programas de mestrado profissional analisados contribuem para o conhecimento das regiões em que se localizam, tornando-se, assim, recursos da ciência e do conhecimento para o aprimoramento da gestão pública e para a redução da dívida social. Concluiu-se pela aderência das dissertações defendidas e pelo fortalecimento das ações da Capes na exigência da inserção social como balizador das pesquisas e intervenções técnico-científicas.
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