Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social. |
id |
UNEB-5_c3e0f55c97577487d10ad36a3aef6b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/14322 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educaçãoCidade educadora. Formação cidadã. ConvivênciaEste artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1432210.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-192177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322/10329Copyright (c) 2022 Lúcio Jorge Hammes, Bento Selau, Aline Sabbado Maciel (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHammes, Lúcio JorgeSelau, BentoSabbado Maciel, Aline2022-12-31T21:30:02Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14322Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-31T21:30:02Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação |
title |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação |
spellingShingle |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação Hammes, Lúcio Jorge Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência |
title_short |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação |
title_full |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação |
title_fullStr |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação |
title_full_unstemmed |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação |
title_sort |
Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação |
author |
Hammes, Lúcio Jorge |
author_facet |
Hammes, Lúcio Jorge Selau, Bento Sabbado Maciel, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Selau, Bento Sabbado Maciel, Aline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hammes, Lúcio Jorge Selau, Bento Sabbado Maciel, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência |
topic |
Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência |
description |
Este artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322/10329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lúcio Jorge Hammes, Bento Selau, Aline Sabbado Maciel (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lúcio Jorge Hammes, Bento Selau, Aline Sabbado Maciel (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-19 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v7.n reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1754569121074249728 |