Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hammes, Lúcio Jorge
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Selau, Bento, Sabbado Maciel, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322
Resumo: Este artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social.
id UNEB-5_c3e0f55c97577487d10ad36a3aef6b58
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/14322
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Para além dos muros da escola: a relação cidade-educaçãoCidade educadora. Formação cidadã. ConvivênciaEste artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1432210.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-192177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322/10329Copyright (c) 2022 Lúcio Jorge Hammes, Bento Selau, Aline Sabbado Maciel (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHammes, Lúcio JorgeSelau, BentoSabbado Maciel, Aline2022-12-31T21:30:02Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14322Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-31T21:30:02Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
title Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
spellingShingle Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
Hammes, Lúcio Jorge
Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência
title_short Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
title_full Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
title_fullStr Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
title_full_unstemmed Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
title_sort Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
author Hammes, Lúcio Jorge
author_facet Hammes, Lúcio Jorge
Selau, Bento
Sabbado Maciel, Aline
author_role author
author2 Selau, Bento
Sabbado Maciel, Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hammes, Lúcio Jorge
Selau, Bento
Sabbado Maciel, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência
topic Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência
description Este artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322/10329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lúcio Jorge Hammes, Bento Selau, Aline Sabbado Maciel (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lúcio Jorge Hammes, Bento Selau, Aline Sabbado Maciel (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-19
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v7.n
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1754569121074249728