Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Proença, Heloísa Helena Dias Martins, Prado, Guilherme do Val Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10192
Resumo: Este texto apresenta uma pesquisa que pretendeu conhecer as relações entre as práticas de leitura propostas por professoras e o impacto na formação dos alunos enquanto leitores. A investigação realizou-se com um grupo de crianças, na faixa etária de 4 a 10 anos, pertencentes a escolas da rede pública e privada, em diferentes municípios brasileiros. Foi desenvolvida por profissionais da educação que fazem parte do grupo de estudos colaborativo GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – da Faculdade de Educação da Unicamp, no ano de 2016. A participação e escuta das crianças aconteceu por meio de rodas de conversas, mediadas por professoras-pesquisadoras, em que no mínimo cinco questões, previamente elaboradas, foram propostas para disparar a conversa e troca entre os alunos. Nesse processo de elaboração da pesquisa e análise das narrativas dialogamos, principalmente com autores como: Bakhtin (2003; 2010); Lebrun (2013); Lerner (2002); Passegi (2014); Petit (2013); Prado (2015). Neste artigo elegemos três perguntas-provocação para apresentar as reflexões tecidas e que já indiciam que a presença de situações de leitura realizadas pelo professor é identificada pelas crianças como parte da rotina escolar, entretanto esse movimento ainda tem sido insuficiente para formar alunos leitores e críticos. Apesar da intencionalidade e planejamento dos professores para este momento da rotina, os percursos de leitores, da maioria dos alunos participantes da pesquisa, estão sendo marcados mais por livros lidos do que experiências de leitura literária significativas.
id UNEB-5_dea62d258fb20577b4517886ce1b49a8
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/10192
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escolametodologia narrativaformação de leitoresformação continuadaleitura pelo professorEste texto apresenta uma pesquisa que pretendeu conhecer as relações entre as práticas de leitura propostas por professoras e o impacto na formação dos alunos enquanto leitores. A investigação realizou-se com um grupo de crianças, na faixa etária de 4 a 10 anos, pertencentes a escolas da rede pública e privada, em diferentes municípios brasileiros. Foi desenvolvida por profissionais da educação que fazem parte do grupo de estudos colaborativo GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – da Faculdade de Educação da Unicamp, no ano de 2016. A participação e escuta das crianças aconteceu por meio de rodas de conversas, mediadas por professoras-pesquisadoras, em que no mínimo cinco questões, previamente elaboradas, foram propostas para disparar a conversa e troca entre os alunos. Nesse processo de elaboração da pesquisa e análise das narrativas dialogamos, principalmente com autores como: Bakhtin (2003; 2010); Lebrun (2013); Lerner (2002); Passegi (2014); Petit (2013); Prado (2015). Neste artigo elegemos três perguntas-provocação para apresentar as reflexões tecidas e que já indiciam que a presença de situações de leitura realizadas pelo professor é identificada pelas crianças como parte da rotina escolar, entretanto esse movimento ainda tem sido insuficiente para formar alunos leitores e críticos. Apesar da intencionalidade e planejamento dos professores para este momento da rotina, os percursos de leitores, da maioria dos alunos participantes da pesquisa, estão sendo marcados mais por livros lidos do que experiências de leitura literária significativas.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1019210.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10192Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 3 (2020): Educação e Alfabetização; 98-1212177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v5.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10192/7140https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10192/8075Copyright (c) 2020 Renata Barroso de Siqueira Frauendorf, Heloísa Helena Dias Martins Proença, Guilherme do Val Toledo Pradohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrauendorf, Renata Barroso de SiqueiraProença, Heloísa Helena Dias MartinsPrado, Guilherme do Val Toledo2021-06-19T00:48:48Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10192Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-06-19T00:48:48Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola
title Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola
spellingShingle Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola
Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
metodologia narrativa
formação de leitores
formação continuada
leitura pelo professor
title_short Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola
title_full Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola
title_fullStr Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola
title_full_unstemmed Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola
title_sort Leitura e Leitores: o que dizem as crianças sobre a leitura feita na escola
author Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
author_facet Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
Proença, Heloísa Helena Dias Martins
Prado, Guilherme do Val Toledo
author_role author
author2 Proença, Heloísa Helena Dias Martins
Prado, Guilherme do Val Toledo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
Proença, Heloísa Helena Dias Martins
Prado, Guilherme do Val Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia narrativa
formação de leitores
formação continuada
leitura pelo professor
topic metodologia narrativa
formação de leitores
formação continuada
leitura pelo professor
description Este texto apresenta uma pesquisa que pretendeu conhecer as relações entre as práticas de leitura propostas por professoras e o impacto na formação dos alunos enquanto leitores. A investigação realizou-se com um grupo de crianças, na faixa etária de 4 a 10 anos, pertencentes a escolas da rede pública e privada, em diferentes municípios brasileiros. Foi desenvolvida por profissionais da educação que fazem parte do grupo de estudos colaborativo GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – da Faculdade de Educação da Unicamp, no ano de 2016. A participação e escuta das crianças aconteceu por meio de rodas de conversas, mediadas por professoras-pesquisadoras, em que no mínimo cinco questões, previamente elaboradas, foram propostas para disparar a conversa e troca entre os alunos. Nesse processo de elaboração da pesquisa e análise das narrativas dialogamos, principalmente com autores como: Bakhtin (2003; 2010); Lebrun (2013); Lerner (2002); Passegi (2014); Petit (2013); Prado (2015). Neste artigo elegemos três perguntas-provocação para apresentar as reflexões tecidas e que já indiciam que a presença de situações de leitura realizadas pelo professor é identificada pelas crianças como parte da rotina escolar, entretanto esse movimento ainda tem sido insuficiente para formar alunos leitores e críticos. Apesar da intencionalidade e planejamento dos professores para este momento da rotina, os percursos de leitores, da maioria dos alunos participantes da pesquisa, estão sendo marcados mais por livros lidos do que experiências de leitura literária significativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10192
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10192
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10192
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10192/7140
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10192/8075
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 3 (2020): Educação e Alfabetização; 98-121
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v5.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118174511104