Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Maximiliano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10840
Resumo: A construção teórica, a percepção política e a necessidade da prática, fornecidas pelos estudos feministas e queer, possibilitam ampla visão sobre o próprio conceito de teoria que permite um alargamento do olhar no atravessamento pelos caminhos da crítica literária. Nesse sentido, ler literatura, se desarticula do espaço de pensar o texto, a partir das questões de valor, de significado, de tradição, de autoria ou de pontos de vista e da linguagem. Avançar com esse método é descontruir os alicerces de uma crítica normativa, que sustenta as bases ideológicas das desigualdades, uma vez que a leitura queer possibilita perceber a materialidade histórica do discurso e das subjetividades no campo literário. Assim, esse trabalho busca apresentar poemas da Antologia Trans – 30 poetas trans, travestis e não-binários (2017), como a inscrição de corpos que ressignificam os conceitos de valor e tomam visibilidade no campo da literatura.
id UNEB-6_2ff785745171247b1e6bb3f0ad8f570a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10840
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias TransA construção teórica, a percepção política e a necessidade da prática, fornecidas pelos estudos feministas e queer, possibilitam ampla visão sobre o próprio conceito de teoria que permite um alargamento do olhar no atravessamento pelos caminhos da crítica literária. Nesse sentido, ler literatura, se desarticula do espaço de pensar o texto, a partir das questões de valor, de significado, de tradição, de autoria ou de pontos de vista e da linguagem. Avançar com esse método é descontruir os alicerces de uma crítica normativa, que sustenta as bases ideológicas das desigualdades, uma vez que a leitura queer possibilita perceber a materialidade histórica do discurso e das subjetividades no campo literário. Assim, esse trabalho busca apresentar poemas da Antologia Trans – 30 poetas trans, travestis e não-binários (2017), como a inscrição de corpos que ressignificam os conceitos de valor e tomam visibilidade no campo da literatura.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1084010.30620/p.i..v10i2.10840Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 105-121Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 105-121Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 105-1212237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10840/7576Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Maximiliano2023-05-09T19:14:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10840Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-09T19:14:15Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
title Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
spellingShingle Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
Torres, Maximiliano
title_short Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
title_full Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
title_fullStr Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
title_full_unstemmed Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
title_sort Pedagogias de ser: escuta e visibilidade de corpos em Antologias Trans
author Torres, Maximiliano
author_facet Torres, Maximiliano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Maximiliano
description A construção teórica, a percepção política e a necessidade da prática, fornecidas pelos estudos feministas e queer, possibilitam ampla visão sobre o próprio conceito de teoria que permite um alargamento do olhar no atravessamento pelos caminhos da crítica literária. Nesse sentido, ler literatura, se desarticula do espaço de pensar o texto, a partir das questões de valor, de significado, de tradição, de autoria ou de pontos de vista e da linguagem. Avançar com esse método é descontruir os alicerces de uma crítica normativa, que sustenta as bases ideológicas das desigualdades, uma vez que a leitura queer possibilita perceber a materialidade histórica do discurso e das subjetividades no campo literário. Assim, esse trabalho busca apresentar poemas da Antologia Trans – 30 poetas trans, travestis e não-binários (2017), como a inscrição de corpos que ressignificam os conceitos de valor e tomam visibilidade no campo da literatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10840
10.30620/p.i..v10i2.10840
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10840
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v10i2.10840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10840/7576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 105-121
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 105-121
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 105-121
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042191335424000