Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gens, Armando
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3300
Resumo: Este artigo pretende problematizar as receitas de sucesso da literatura e seu sistema canônico a partir de um franco debate dos modelos de ensino que investem em falar sobre o texto literário de uma forma secundária, segregando-o a um espaço de apagamentos e emudecimentos decorrentes de leituras de segunda mão. Como saída para esses impasses, propõem-se centralizações no texto literário, reivindicando o estabelecimento de um espaço poético  construído pela subjetividade e por leituras autorais com base em experiências artísticas que invistam em redes interdisciplinares. Como base teórica, apresentam-se as contribuições sobre esse tema de Showalter, Todorov, Montes e Caron. 
id UNEB-6_358ccb89b393c4082bb6c9164555cd16
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3300
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”Este artigo pretende problematizar as receitas de sucesso da literatura e seu sistema canônico a partir de um franco debate dos modelos de ensino que investem em falar sobre o texto literário de uma forma secundária, segregando-o a um espaço de apagamentos e emudecimentos decorrentes de leituras de segunda mão. Como saída para esses impasses, propõem-se centralizações no texto literário, reivindicando o estabelecimento de um espaço poético  construído pela subjetividade e por leituras autorais com base em experiências artísticas que invistam em redes interdisciplinares. Como base teórica, apresentam-se as contribuições sobre esse tema de Showalter, Todorov, Montes e Caron. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/330010.30620/p.i..v6i2.3300Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 6 No. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 161-177Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 6 Núm. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 161-177Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 161-1772237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3300/2168Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGens, Armando2023-05-08T22:18:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3300Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-08T22:18:50Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”
title Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”
spellingShingle Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”
Gens, Armando
title_short Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”
title_full Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”
title_fullStr Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”
title_full_unstemmed Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”
title_sort Literatura e ensino: “Quem sabe ler enxerga melhor...”
author Gens, Armando
author_facet Gens, Armando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gens, Armando
description Este artigo pretende problematizar as receitas de sucesso da literatura e seu sistema canônico a partir de um franco debate dos modelos de ensino que investem em falar sobre o texto literário de uma forma secundária, segregando-o a um espaço de apagamentos e emudecimentos decorrentes de leituras de segunda mão. Como saída para esses impasses, propõem-se centralizações no texto literário, reivindicando o estabelecimento de um espaço poético  construído pela subjetividade e por leituras autorais com base em experiências artísticas que invistam em redes interdisciplinares. Como base teórica, apresentam-se as contribuições sobre esse tema de Showalter, Todorov, Montes e Caron. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3300
10.30620/p.i..v6i2.3300
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3300
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v6i2.3300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3300/2168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 6 No. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 161-177
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 6 Núm. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 161-177
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 161-177
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042190705229824