LITERATURA INFANTOJUVENIL E ENSINO: LER PARA SABER OU LER PARA SER?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Stopa, Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1966
Resumo: O artigo objetiva apresentar argumentos sobre a real necessidade de se encarar a leitura literária, no caso, leitura da literatura infantojuvenil, como uma atividade de ensino, nos padrões ora vigentes nos currículos escolares. Na tentativa de garantir que a criança e o adolescente tenham acesso às obras, por força de não haver hábito cultural que valorize a leitura literária, o sistema escolar se encarrega de abrir-lhe algum espaço na sala de aula, cada vez mais prejudicado sob os efeitos da disciplinarização do ensino e em virtude da equivocada escolarização da leitura. Como garantir que haja leitores reais e leitura efetiva? As noções sobre sujeito leitor podem trazer alguma luz sobre a prática da leitura literária na escola.
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