Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sandra Freitas de Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Jailma dos Santos Pedreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9331
Resumo: Trata-se de uma reflexão sobre a experiência desenvolvida com cânticos produzidos por mulheres do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), de Inhambupe-BA, no componente curricular Cânones e Contextos da Literatura Brasileira, do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia. Tal reflexão tem como objetivo observar os saldos dessa experiência, principalmente no que diz respeito ao cânone literário, ao ensino de literatura sob a perspectiva da crítica cultural e feminista. Como metodologia para o curso, nos utilizamos de estudos de textos, debates, rodas de conversas, leituras dos cânticos, palestras e performances, com a finalidade de mostrar como os discursos são construídos, inclusive o que fixa o cânone literário, apontando as relações de poder, as interdições que são feitas: das mulheres, do cotidiano, da vida, de produções culturais discursivas como os cânticos das trabalhadoras, que foram debatidos em sala. Assim, fragmentos, cenas desse curso foram retomados nesse texto reflexivo, que, tanto nessas páginas como nas aulas, contou com amparo teórico de autoras e autores como: Roberto Reis, Jonathan Culler, Michel Foucault, Lupinacci Muzart, Rita Terezinha Schmidt, entre outros. Dessa forma, concluímos que a perspectiva da crítica cultural e ainda feminista, no trabalho com a literatura, amplia as perspectivas sobre o literário, favorecendo a produção do conhecimento, inclusive de si e do mundo, tão próximo e tão distante. Com isso, a interdição discursiva, a exclusão da vida foram postas em xeque por uma pedagogia que desnaturaliza verdades, expõe a poética subjetiva, via linguagem, promovendo a criticidade, como fazem os cânticos trabalhados em sala, que convidam o leitor/ouvinte, a participar da cena, a se perceber sujeito de direitos, a reficcionalizar a si e ao mundo.
id UNEB-6_847865b63466947a27ff9f0c2e1c4f6a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9331
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letrasLiteraturaCânticos de trabalhadorasCrítica cultural feministaSala de aulaTrata-se de uma reflexão sobre a experiência desenvolvida com cânticos produzidos por mulheres do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), de Inhambupe-BA, no componente curricular Cânones e Contextos da Literatura Brasileira, do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia. Tal reflexão tem como objetivo observar os saldos dessa experiência, principalmente no que diz respeito ao cânone literário, ao ensino de literatura sob a perspectiva da crítica cultural e feminista. Como metodologia para o curso, nos utilizamos de estudos de textos, debates, rodas de conversas, leituras dos cânticos, palestras e performances, com a finalidade de mostrar como os discursos são construídos, inclusive o que fixa o cânone literário, apontando as relações de poder, as interdições que são feitas: das mulheres, do cotidiano, da vida, de produções culturais discursivas como os cânticos das trabalhadoras, que foram debatidos em sala. Assim, fragmentos, cenas desse curso foram retomados nesse texto reflexivo, que, tanto nessas páginas como nas aulas, contou com amparo teórico de autoras e autores como: Roberto Reis, Jonathan Culler, Michel Foucault, Lupinacci Muzart, Rita Terezinha Schmidt, entre outros. Dessa forma, concluímos que a perspectiva da crítica cultural e ainda feminista, no trabalho com a literatura, amplia as perspectivas sobre o literário, favorecendo a produção do conhecimento, inclusive de si e do mundo, tão próximo e tão distante. Com isso, a interdição discursiva, a exclusão da vida foram postas em xeque por uma pedagogia que desnaturaliza verdades, expõe a poética subjetiva, via linguagem, promovendo a criticidade, como fazem os cânticos trabalhados em sala, que convidam o leitor/ouvinte, a participar da cena, a se perceber sujeito de direitos, a reficcionalizar a si e ao mundo.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/933110.30620/p.i..v10i1.9331Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 127-151Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 127-151Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 127-1512237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9331/6163Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Sandra Freitas de CarvalhoMoreira, Jailma dos Santos Pedreira2023-08-31T18:26:12Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9331Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-08-31T18:26:12Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras
title Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras
spellingShingle Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras
Cruz, Sandra Freitas de Carvalho
Literatura
Cânticos de trabalhadoras
Crítica cultural feminista
Sala de aula
title_short Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras
title_full Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras
title_fullStr Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras
title_full_unstemmed Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras
title_sort Literatura e crítica cultural: uma experiência com os cânticos do MMRT no curso de letras
author Cruz, Sandra Freitas de Carvalho
author_facet Cruz, Sandra Freitas de Carvalho
Moreira, Jailma dos Santos Pedreira
author_role author
author2 Moreira, Jailma dos Santos Pedreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sandra Freitas de Carvalho
Moreira, Jailma dos Santos Pedreira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cânticos de trabalhadoras
Crítica cultural feminista
Sala de aula
topic Literatura
Cânticos de trabalhadoras
Crítica cultural feminista
Sala de aula
description Trata-se de uma reflexão sobre a experiência desenvolvida com cânticos produzidos por mulheres do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), de Inhambupe-BA, no componente curricular Cânones e Contextos da Literatura Brasileira, do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia. Tal reflexão tem como objetivo observar os saldos dessa experiência, principalmente no que diz respeito ao cânone literário, ao ensino de literatura sob a perspectiva da crítica cultural e feminista. Como metodologia para o curso, nos utilizamos de estudos de textos, debates, rodas de conversas, leituras dos cânticos, palestras e performances, com a finalidade de mostrar como os discursos são construídos, inclusive o que fixa o cânone literário, apontando as relações de poder, as interdições que são feitas: das mulheres, do cotidiano, da vida, de produções culturais discursivas como os cânticos das trabalhadoras, que foram debatidos em sala. Assim, fragmentos, cenas desse curso foram retomados nesse texto reflexivo, que, tanto nessas páginas como nas aulas, contou com amparo teórico de autoras e autores como: Roberto Reis, Jonathan Culler, Michel Foucault, Lupinacci Muzart, Rita Terezinha Schmidt, entre outros. Dessa forma, concluímos que a perspectiva da crítica cultural e ainda feminista, no trabalho com a literatura, amplia as perspectivas sobre o literário, favorecendo a produção do conhecimento, inclusive de si e do mundo, tão próximo e tão distante. Com isso, a interdição discursiva, a exclusão da vida foram postas em xeque por uma pedagogia que desnaturaliza verdades, expõe a poética subjetiva, via linguagem, promovendo a criticidade, como fazem os cânticos trabalhados em sala, que convidam o leitor/ouvinte, a participar da cena, a se perceber sujeito de direitos, a reficcionalizar a si e ao mundo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9331
10.30620/p.i..v10i1.9331
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9331
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v10i1.9331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9331/6163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 127-151
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 127-151
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 127-151
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042191312355328