O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thürler, Djalma
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Woyda, Duda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837
Resumo: O artigo, fruto de pesquisa sobre as infiltrações da performance no teatro contemporâneo, produzido na encruzilhada entre Arte, Ciências Sociais e Humanas, busca explorar as relações entre o teatro, corpo e colonialidade, a partir do trabalho realizado em duas obras do artista espanhol Abel Azcona, a saber, “España os pide perdón” e “Empatía y Prostitución”. Para pensar a experiência da decolonialidade na arte, optamos por intelectuais de caráter heterogêneo e transdisciplinar, dentre os quais Paul B. Preciado, Suely Rolnik e Rancière. Espera-se constatar que Azcona, enquanto artista contemporâneo, acredita na arte como um instrumento transformador, útil para a revolução micropolítica pensada por Preciado e que as obras autobiográficas aqui abordadas possuem marcadores políticos que expressam uma profunda rebelião contra a sociedade.
id UNEB-6_92d1b032d1fb6a0e768ed8c2e36dc0e7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10837
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel AzconaO artigo, fruto de pesquisa sobre as infiltrações da performance no teatro contemporâneo, produzido na encruzilhada entre Arte, Ciências Sociais e Humanas, busca explorar as relações entre o teatro, corpo e colonialidade, a partir do trabalho realizado em duas obras do artista espanhol Abel Azcona, a saber, “España os pide perdón” e “Empatía y Prostitución”. Para pensar a experiência da decolonialidade na arte, optamos por intelectuais de caráter heterogêneo e transdisciplinar, dentre os quais Paul B. Preciado, Suely Rolnik e Rancière. Espera-se constatar que Azcona, enquanto artista contemporâneo, acredita na arte como um instrumento transformador, útil para a revolução micropolítica pensada por Preciado e que as obras autobiográficas aqui abordadas possuem marcadores políticos que expressam uma profunda rebelião contra a sociedade.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1083710.30620/p.i..v10i2.10837Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-662237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837/7573Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThürler, Djalma Woyda, Duda 2023-05-09T19:05:22Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10837Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-09T19:05:22Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
title O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
spellingShingle O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
Thürler, Djalma
title_short O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
title_full O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
title_fullStr O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
title_full_unstemmed O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
title_sort O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
author Thürler, Djalma
author_facet Thürler, Djalma
Woyda, Duda
author_role author
author2 Woyda, Duda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thürler, Djalma
Woyda, Duda
description O artigo, fruto de pesquisa sobre as infiltrações da performance no teatro contemporâneo, produzido na encruzilhada entre Arte, Ciências Sociais e Humanas, busca explorar as relações entre o teatro, corpo e colonialidade, a partir do trabalho realizado em duas obras do artista espanhol Abel Azcona, a saber, “España os pide perdón” e “Empatía y Prostitución”. Para pensar a experiência da decolonialidade na arte, optamos por intelectuais de caráter heterogêneo e transdisciplinar, dentre os quais Paul B. Preciado, Suely Rolnik e Rancière. Espera-se constatar que Azcona, enquanto artista contemporâneo, acredita na arte como um instrumento transformador, útil para a revolução micropolítica pensada por Preciado e que as obras autobiográficas aqui abordadas possuem marcadores políticos que expressam uma profunda rebelião contra a sociedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837
10.30620/p.i..v10i2.10837
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v10i2.10837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837/7573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042191331229696