O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837 |
Resumo: | O artigo, fruto de pesquisa sobre as infiltrações da performance no teatro contemporâneo, produzido na encruzilhada entre Arte, Ciências Sociais e Humanas, busca explorar as relações entre o teatro, corpo e colonialidade, a partir do trabalho realizado em duas obras do artista espanhol Abel Azcona, a saber, “España os pide perdón” e “Empatía y Prostitución”. Para pensar a experiência da decolonialidade na arte, optamos por intelectuais de caráter heterogêneo e transdisciplinar, dentre os quais Paul B. Preciado, Suely Rolnik e Rancière. Espera-se constatar que Azcona, enquanto artista contemporâneo, acredita na arte como um instrumento transformador, útil para a revolução micropolítica pensada por Preciado e que as obras autobiográficas aqui abordadas possuem marcadores políticos que expressam uma profunda rebelião contra a sociedade. |
id |
UNEB-6_92d1b032d1fb6a0e768ed8c2e36dc0e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10837 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel AzconaO artigo, fruto de pesquisa sobre as infiltrações da performance no teatro contemporâneo, produzido na encruzilhada entre Arte, Ciências Sociais e Humanas, busca explorar as relações entre o teatro, corpo e colonialidade, a partir do trabalho realizado em duas obras do artista espanhol Abel Azcona, a saber, “España os pide perdón” e “Empatía y Prostitución”. Para pensar a experiência da decolonialidade na arte, optamos por intelectuais de caráter heterogêneo e transdisciplinar, dentre os quais Paul B. Preciado, Suely Rolnik e Rancière. Espera-se constatar que Azcona, enquanto artista contemporâneo, acredita na arte como um instrumento transformador, útil para a revolução micropolítica pensada por Preciado e que as obras autobiográficas aqui abordadas possuem marcadores políticos que expressam uma profunda rebelião contra a sociedade.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1083710.30620/p.i..v10i2.10837Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-662237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837/7573Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThürler, Djalma Woyda, Duda 2023-05-09T19:05:22Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10837Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-09T19:05:22Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona |
title |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona |
spellingShingle |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona Thürler, Djalma |
title_short |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona |
title_full |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona |
title_fullStr |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona |
title_full_unstemmed |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona |
title_sort |
O equilíbrio precário entre arte e realidade: em Abel Azcona |
author |
Thürler, Djalma |
author_facet |
Thürler, Djalma Woyda, Duda |
author_role |
author |
author2 |
Woyda, Duda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thürler, Djalma Woyda, Duda |
description |
O artigo, fruto de pesquisa sobre as infiltrações da performance no teatro contemporâneo, produzido na encruzilhada entre Arte, Ciências Sociais e Humanas, busca explorar as relações entre o teatro, corpo e colonialidade, a partir do trabalho realizado em duas obras do artista espanhol Abel Azcona, a saber, “España os pide perdón” e “Empatía y Prostitución”. Para pensar a experiência da decolonialidade na arte, optamos por intelectuais de caráter heterogêneo e transdisciplinar, dentre os quais Paul B. Preciado, Suely Rolnik e Rancière. Espera-se constatar que Azcona, enquanto artista contemporâneo, acredita na arte como um instrumento transformador, útil para a revolução micropolítica pensada por Preciado e que as obras autobiográficas aqui abordadas possuem marcadores políticos que expressam uma profunda rebelião contra a sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837 10.30620/p.i..v10i2.10837 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v10i2.10837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/10837/7573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2020): Gêneros e Sexualidades Dissidentes na Literatura e na Cultura; 43-66 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042191331229696 |