Uma escrita das Memórias do cárcere: devir com a história, devir com Kafka
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1434 |
Resumo: | Trata-se, primeiramente, de estabelecer uma interpretação enviesando uma potência teórica das Memórias do cárcere, procurando pensar uma possível construção conceitual dessa obra para possibilitar, além de uma crítica da linguagem, devires que circulam pelo grafismo magro, pelas “pontes” e “abismos” que se ramificam na malha narrativa. Por isso, o enlace entre ficção e história sem os seus aprisionamentos discursivos e disciplinares, mas “umbilicados”, possibilitam experimentar, nas Memórias do cárcere, um labirinto ficcional, uma polissemia intertextual, arruinando tudo que é sólido e rijo. Posteriormente, pensar a ficção kafkiana enquanto ferramenta interpretativa para descentrar o texto de Graciliano na medida em que desenhe outra cartografia cultural nas linhas das Memórias do cárcere. |
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Uma escrita das Memórias do cárcere: devir com a história, devir com KafkaMemóriaDevirHistóriaFicçãoPrisãoTrata-se, primeiramente, de estabelecer uma interpretação enviesando uma potência teórica das Memórias do cárcere, procurando pensar uma possível construção conceitual dessa obra para possibilitar, além de uma crítica da linguagem, devires que circulam pelo grafismo magro, pelas “pontes” e “abismos” que se ramificam na malha narrativa. Por isso, o enlace entre ficção e história sem os seus aprisionamentos discursivos e disciplinares, mas “umbilicados”, possibilitam experimentar, nas Memórias do cárcere, um labirinto ficcional, uma polissemia intertextual, arruinando tudo que é sólido e rijo. Posteriormente, pensar a ficção kafkiana enquanto ferramenta interpretativa para descentrar o texto de Graciliano na medida em que desenhe outra cartografia cultural nas linhas das Memórias do cárcere.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/143410.30620/p.i..v1i1.1434Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 1 No. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 109-141Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 1 Núm. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 109-141Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2011): A invasão da cultura nos estudos de língua e literatura; 109-1412237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1434/946Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Jairo de Oliveira2024-03-13T21:17:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1434Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2024-03-13T21:17:50Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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